Conselhos para a depilação

Como acabar com os pelos do corpo

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 novembro 2017
Como acabar com os pelos do corpo

O pelo corporal é algo de que muitas pessoas querem se desfazer para melhorar a sua aparência e existem múltiplas formas de o fazer, desde as mais tradicionais às mais inovadoras. A depilação deve ser feita sempre respeitando sua pele e com produtos de qualidade, já que caso contrário podemos sofrer de pequenas lesões que deixam a nossa pele menos bonita e que a podem inclusive danificar.

Em umComo.com.br queremos ajudar você a encontrar o método de depilação que mais combina com você para que possa eliminar seu pelo corporal de uma forma simples e segura. Se quer saber como acabar com os pelos do corpo da forma mais adequada, siga os passos deste artigo.

Também lhe pode interessar: Como tirar pelos do nariz

Passos a seguir:

1

Pode optar por eliminar o pelo corporal com cera depilatória. A cera é uma resina que se adere ao pelo e o arranca desde a raiz com um puxão firme na direção contrária do crescimento do pelo. Trata-se do método de depilação mais utilizado pelas mulheres em todo mundo e seus resultados são excelentes e duradouros. Elimina o pelo pela raiz e seus efeitos podem durar de 3 a 6 semanas, dependendo da pessoa.

Pode ir a um centro de estética onde se pode depilar com preços muito competitivos. Geralmente utilizam a cera quente já que é mais eficaz, mas se tem má circulação nas pernas, é aconselhável que use cera morna ou fria. Também existem produtos no mercado para se depilar com cera em casa, tanto com cera quente como com cera morna ou fria. Pode perguntar em perfumarias, farmácias e lojas de pequenos eletrodomésticos.

Para se depilar com cera é aconselhável que o faça sobre a pele limpa, seca e saudável, antes de aplicar a cera, coloque um pouco de talco para eliminar o excesso de umidade. Aplique a cera e retire-a com um puxão seco e rápido na direção contrária ao nascimento do pelo. Uma vez finalizada a depilação, retire os restos de cera e aplique algum creme hidratante e calmante para evitar irritações e vermelhidões. É aconselhável não tomar sol até passadas 24 horas após a depilação.

Se precisar de instruções mais detalhadas a respeito do passo a passo deste procedimento, então não deixe de ler nosso artigo sobre como se depilar com cera.

Como acabar com os pelos do corpo - Passo 1
2

Se tem pressa e precisa de algo rápido e simples, pode optar pela máquina de barbear ou lâmina. Este é um dos métodos mais utilizados, é indolor, mas tem um grande inconveniente: o pelo volta a crescer com muita rapidez.

Existem lâminas de barbear especiais para as pernas da mulher e outras zonas como as virilhas e as axilas. Se deseja que a depilação se realize mais rapidamente e deixe a pele suave, deverá aplicar espuma ou gel de barbear para que a lâmina deslize com mais facilidade e não danifique a pele.

Com a pele limpa e seca, aplique o creme de barbear e passe a lâmina na direção contrária do crescimento do pelo pelas zonas onde se encontram. Seja cuidadosa para que não apareçam pequenos arranhões e cortes que possam infectar. Retire o gel, limpe e seque a pele e aplique alguma loção hidratante. Espere 24 horas antes de se expor ao sol.

Como acabar com os pelos do corpo - Passo 2
3

Outro aparelho ao qual muitas pessoas recorrem para se desfazer do pelo corporal é a depiladora elétrica. Trata-se de um pequeno eletrodoméstico que conta com um mecanismo que agarra o pelo e o arranca pela raiz, tem as mesmas vantagens que a cera, já que elimina o pelo pela raiz, o que atrasa seu crescimento. É um método um pouco doloroso, assim como a cera, mas depois de um tempo se torna muito tolerável.

Estes aparelhos têm um preço acessível e podem ser adquiridos em qualquer loja de pequenos eletrodomésticos.

A pele deve estar limpa e seca para seu uso. Deve passar lentamente a máquina na direção contrária do pelo e irá notando como o arranca. Algumas depiladoras têm cabeças menores que ajudam a depilar áreas menos extensas como as axilas e as virilhas.

4

Proponha-se realizar um tratamento de depilação eletrólise ou a laser. Tratam-se de tratamentos caros, mas cada vez mais acessíveis que eliminam o pelo corporal e inibem seu aparecimento.

A depilação eletrólise garante a eliminação total do pelo em uma única sessão. É um tratamento lento, no qual se introduz uma pequena agulha em cada folículo piloso, o que não a torna aconselhável para zonas amplas, como as pernas, por exemplo. Por outro lado, é muito aconselhável para áreas como as sobrancelhas ou o lábio superior.

A depilação a laser, por sua vez, pode ser realizada em qualquer zona do corpo e é também muito eficaz, ainda que possa requerer várias sessões e manutenção para conseguir eliminar o pelo definitivamente. No nosso artigo quais são as vantagens da depilação a laser explicamos para você em detalhes por que esta técnica se tornou tão popular.

Como acabar com os pelos do corpo - Passo 4
5

Considere eliminar o pelo utilizando produtos naturais. Costumam ser tratamento eficazes e para dispor deles só tem que ir à despensa de sua casa. Algumas boas opções são:

Creme depilatório

Misture farinha de grão de bico, de trigo, óleo de mostarda, requeijão e cúrcuma. Com isso conseguirá uma massa dura que deverá aplicar nas zonas onde quer eliminar o pelo. Massageie bem e enquanto toma banho para eliminar o produto, passe uma pedra-pomes. Confira a receita completa no artigo Como fazer creme depilatório caseiro.

Cera caseira

Faça cera depilatória natural na sua própria casa. Esquente açúcar, mel e limão alguns minutos. Quando estiver quente mas sua pele tolerar, aplique uma camada fina na zona a depilar, deixe endurecer e retire com um pedaço de pano, dando um puxão rápido e seco na direção contrária do pelo. Confira a receita completa no artigo Como fazer cera caseira para depilação.

Outras opções

Existe uma receita para eliminar o pelo de forma definitiva, ainda que requeira muita constância para levá-la a cabo. Deverá aplicar na zona do pelo uma massa criada a partir de Thanaka (massa cosmética feita de terras), óleo de kusuma e cártamo. Este procedimento é feito após se depilar com qualquer um dos métodos tradicionais e deve-se deixar atuar 3 ou 4 horas durante 10 dias seguidos.

Dica: Acesse também esse artigo do umCOMO e esclareça a dúvida "Tenho muito pelo na barriga, o que eu faço?"

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com os pelos do corpo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como acabar com os pelos do corpo