Coceira na pele

Como aliviar a coceira de uma ferida

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aliviar a coceira de uma ferida

Está com vontade de coçar uma ferida? A coceira na pele pode aparecer quando fazemos uma ferida e nela se cria uma casca para curar. É então quando começam as coceiras e você fica até com uma vontade de arrancar a casca fora, mas não faça isso! A marca ficaria na pele, além de não deixar que o corpo cure a ferida como precisa naturalmente. Neste artigo de umComo vamos contar para você como aliviar a coceira de uma ferida com alguns truques que ajudarão você a se sentir melhor.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a coceira nas mãos

Passos a seguir:

1

Se sentir coceira em uma ferida, a primeira coisa que deve evitar é coçar diretamente sobre a casca. Por quê? Primeiro porque o seu corpo está curando esta zona e, se coçar diretamente, corre o risco da casca cair; neste caso, a proteção que o seu corpo criou de forma natural para que a ferida cure e não infecte desapareceria.

Portanto, nunca coce a ferida diretamente! Para aliviar a coceira pode esfregar a pele ao redor dela com a ponta dos dedos. Não use as unhas nem seja violento na hora de coçar, pois poderia fazer com que a casca soltasse e a ferida não curasse direito; além disso, você ficaria com uma cicatriz na pele, muito difícil de tirar.

2

Um remédio caseiro que aliviará a coceira de uma ferida é a camomila. Esta erva medicinal umedece a pele, conseguindo que ela se regenere e que a inflamação diminua. Para aproveitar as propriedades medicinais da camomila terá que preparar um chá e, quando esfriar, molhar um pedaço de algodão ou uma gaze nele. Aplique sobre a ferida para conseguir curar mais rápido e fazer com que a coceira desapareça.

Como aliviar a coceira de uma ferida - Passo 2
3

O aloe vera é outro entre os melhores ingredientes naturais para ajudar a aliviar a coceira de uma ferida, pois tem propriedades curativas que ajudam também a regenerar os tecidos da pele. Portanto, com aloe vera, além de fazer a coceira desaparecer, conseguirá acelerar o processo de cura.

Para aproveitar estes benefícios basta cortar uma folha fresca da planta e aproveitar o gel que contém o seu interior, aplicando diretamente na ferida. Se não tiver aloe vera em casa pode ir a uma loja de produtos naturais e comprar um gel pronto com este ingrediente. A ideia é colocar sobre a ferida e deixar que as propriedades de cura façam efeito em sua pele.

Como aliviar a coceira de uma ferida - Passo 3
4

Outro remédio muito popular para aliviar a coceira da pele é a argila verde. Este ingrediente tem a capacidade de restaurar e acelerar a cura da ferida, além de possuir efeitos calmantes e anti-inflamatórios que farão com que a coceira vá embora. É um dos melhores desinfectantes naturais, além de ser muito bom para curar e cicatrizar qualquer lesão da pele; por isso também é muito usada nos tratamentos para a acne.

Para aproveitar estas propriedades, o mais adequado é preparar uma máscara de argila verde e aplicar na zona da ferida. Deixe atuar por 15 minutos e depois enxágue com água em abundância. Conseguirá aliviar a coceira e se sentir melhor. Neste artigo de umComo contamos para você como fazer uma máscara de argila para o rosto e para a pele.

Como aliviar a coceira de uma ferida - Passo 4
5

Além de todos estes truques que acabamos de listar, saiba que existe um que também é muito eficiente e muito fácil de aplicar: o gelo. O frio tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a diminuir o inchaço, além de conseguir acalmar a coceira porque também atua como calmante. Por isso, se estiver com muita coceira em uma ferida e não souber como a acalmar, aplique um saco de gelo diretamente na zona para reduzir os incômodos e se sentir muito melhor.

Como aliviar a coceira de uma ferida - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a coceira de uma ferida, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como aliviar a coceira de uma ferida