Cuidado das unhas

Como cuidar das unhas dos pés

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 junho 2018
Como cuidar das unhas dos pés
Imagem: yunait.com

As unhas dos pés merecem a mesma atenção e cuidado que as unhas das mãos, uma vez que a estética é de igual importância em todas as partes do nosso corpo. Para ficar com uns pés bonitos e arranjados, além de proteger e cuidar da pele, deve dedicar um pouco de tempo a melhorar o aspeto e a beleza das unhas. Siga os conselhos que lhe damos em umComo.com.br sobre como cuidar das unhas dos pés.

Também lhe pode interessar: Como pintar as unhas dos pés
Passos a seguir:
1

Fazer com que as unhas dos pés pareçam impecáveis e se mantenham sempre saudáveis é possível se seguir uma rotina de cuidados específicos. O primeiro passo é realizar uma limpeza profunda das unhas. Os pés estão em contato direto com o solo e as unhas acumulam sujidade que é imprescindível eliminar todos os dias. Quando lavar os seus pés, deixe-os de molho durante uns minutos com água e sabão e incida na limpeza de cada unha para que não fique nenhum tipo de sujidade.

2

Se há algo que mantem as unhas dos pés bem cuidadas e com um aspeto bonito é a realização de uma boa pedicura. O ideal é fazer a pedicura de forma regular, uma vez que isto marcará a diferença entre uns pés bem e mal arranjados.

Como cuidar das unhas dos pés - Passo 2
Imagem: www.vanitasespai.es
3

Agora pode fazer a pedicura em casa, apenas necessita das ferramentas adequadas e levar a cabo os seguintes cuidados nas unhas dos pés:

  • Ponha os pés de molho em água morna para que as unhas amoleçam e para que possa trabalhar melhor.
  • Esfolie os pés para eliminar as peles mortas.
  • Preste atenção ao cortar as unhas. O corte deve ser reto e as esquinas não devem ficar demasiado curtas, assim evitaremos que cresçam dentro da pele e fiquem encravadas. O ideal é utilizar um corta unhas em vez de uma tesoura.
  • Uma vez que estão bem cortadas, lime as unhas de forma quadrada evitando que se formem bicos. Procure não limar demasiado as unhas dos pés uma vez que podem partir.
  • O seguinte passo é retirar as cutículas. Utilize um palito para remover e empurrar suavemente as cutículas para trás. As cutículas protegem as unhas e previnem infeções pelo que é melhor não as cortar.
  • Por último, aplique um pouco de creme hidratante na zona das cutículas para suavizá-las.
4

Uma vez realizados todos os passos anteriores, o ideal é aplicar uma base protetora nas unhas dos pés. Embora se verificar que as suas unhas estão fracas e quebradiças, será melhor optar por um tratamento fortalecedor que as ajude a recuperar o seu estado natural de forma mais rápida.

5

Quando as unhas dos pés estiverem bonitas e perfeitas com estes cuidados, será o momento de lhes dar cor e decorá-las com desenhos espetaculares. Aconselhamos-lhe a aplicar maior quantidade de esmalte na borda da frente e menos na ponta para prevenir que se lasquem. Além disso, deixe as suas unhas sem pintar pelo menos uma vez por semana para que respirem e se mantenham saudáveis em todo o momento.

Como cuidar das unhas dos pés - Passo 5
Imagem: publicruzbolivia.blogspot.com
6

As unhas dos pés também podem ficar afetadas pelo aparecimento de fungos, transtorno conhecido como onicomicose. Quando se produz uma infeção por fungos, a unha fica de cor amarela, mais grossa e grande. Para preveni-lo é aconselhável manter uma boa higiene nos pés, usar calçado cômodo, utilizar calçado adequado em chuveiros comuns, manter as unhas cortadas e desinfetar as ferramentas de pedicura antes de as usar.

Leia também: Como usar óleo de melaleuca para as unhas - MICOSE e fortalecimento

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das unhas dos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: yunait.com
Imagem: www.vanitasespai.es
Imagem: publicruzbolivia.blogspot.com
1 de 3
Como cuidar das unhas dos pés