Tratamentos naturais para as olheiras

Como eliminar as olheiras de forma natural

Como eliminar as olheiras de forma natural

As olheiras, aquelas manchas desagradáveis debaixo dos olhos, podem se dever a vários fatores, desde hereditários, até problemas de circulação e hormonais, embora sejam habitualmente associadas à falta de descanso. Seja como for, nem sempre é simples disfarçá-las com produtos cosméticos, por isso o melhor é tratar delas com algumas alternativas naturais. Se deseja fazê-lo sem sair de casa, no umCOMO vamos dar-lhe alguns truques para saber como eliminar as olheiras de forma natural.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para as olheiras

Índice

  1. Pepino
  2. Infusões frias
  3. Morangos
  4. Kiwi
  5. Batata
  6. Colher fria
  7. Óleo de amêndoas
  8. Café
  9. Bicarbonato
  10. Conselhos para acabar com as olheiras
  11. Disfarçar as olheiras com maquiagem
Ver mais >>

Pepino

A máscara de pepinos é um clássico das avós que realmente funciona, oferece uma frescura ao seu olhar e reduz as olheiras. Para se beneficiar das propriedades anti-inflamatórias e refrescantes deste vegetal corte duas rodelas finas de pepino e aplique-as sobre os seus olhos durante 25 ou 30 minutos. Passado este tempo, lave toda a zona dos seus olhos com água fria e abundante, notará a diferente.

Pode fazer este remédio diariamente até ver que as olheiras diminuíram suficientemente ou, então uma ou duas vezes por semana para manter a sua pele fresca e, evitar assim o aparecimento das indesejadas manchas debaixo dos olhos.

Como eliminar as olheiras de forma natural - Pepino

Infusões frias

Outro clássico eficaz são as infusões frias, feitas com plantas medicinais que contenham componentes anti-inflamatórios e que ativem a circulação. Algumas das melhores ervas para eliminar as olheiras são:

Prepare a infusão, deixe-a esfriar de preferência na geladeira e aplique na zona dos olhos com um disco de algodão, tal como com as rodelas de pepino, durante 25 minutos. Passado este tempo lave os seus olhos com água fria em abundância, verá como sente os seus olhos mais descansados e que, pouco a pouco, as olheiras diminuem.

Outros chás que contenham cafeína também servem para conseguir este objetivo, uma vez que esta ativa a circulação. Neste caso pode deixar esfriar a infusão com dois sachês e, ir aplicando-os diretamente nas olheiras, como pode ver na imagem.

Como eliminar as olheiras de forma natural - Infusões frias

Morangos

O morango é um grande desinflamante natural que consegue milagres na redução das olheiras, para além de proporcionar diversos minerais e antioxidantes perfeitos para o cuidado da nossa pele.

Para aproveitas as propriedades deste fruto vermelho, prepare um puré com a sua polpa, deixe-o esfriar um pouco e aplique-o na área por meia hora ou mais. Depois lave com água fria em abundância e o seu rosto está pronto!

Kiwi

O kiwi também é outro dos aliados na luta contra as olheiras, graças ao seu grande conteúdo de vitaminas e nutrientes, funcionando muito bem para reduzir o inchaço e reafirmar a pele. Aplique-o do mesmo modo que as rodelas de pepino e verá como as olheiras desaparecerão numa questão de minutos.

Como eliminar as olheiras de forma natural - Kiwi

Batata

A batata ralada também funciona como uma boa aliada para reduzir progressivamente as olheiras. Rale uma batata crua, envolva essa espécie de purê num tecido tipo gaze e aplique nas suas olheiras como compressas durante pelo menos 20 minutos três vezes por semana. Se está procurando uma alternativa mais simples, também pode aplicar as rodelas de batata diretamente na zona, tal como acontece com o pepino e o kiwi.

Colher fria

Se o que precisa é de um remédio caseiro que lhe ajude a reduzir as olheiras de forma instantânea, nada melhor que o que pode realizar com uma colher de metal fria. Terá apenas que colocar duas colheres de metal no refrigerador e esperar que esfriem por completo para, de seguida, as aplicar sobre a zona do contorno de olhos mantendo-as nesta posição até que aqueçam. A aplicação de frio extremo ativa a circulação sanguínea da zona e reduz o inchaço das olheiras.

No artigo como tirar as olheiras com uma colher pode ver o tratamento com detalhe.

Como eliminar as olheiras de forma natural - Colher fria

Óleo de amêndoas

Entre os óleos naturais, também pode encontrar bons aliados, como o de amêndoas, para tirar as olheiras e as bolsas dos olhos. O óleo de amêndoas proporciona à pele desta zona a hidratação que precisa para parecer jovem e luminosa, além de a desinflamar e também prevenir o aparecimento de rugas.

Para colocar em prática este truque de beleza, tem apenas de aplicar umas gotas de óleo de amêndoas sobre as olheiras e dar leves toques com as pontas dos seus dedos para penetrar bem na pele. Espere que a pele o absorva por completo e, depois aplique um creme específico no contorno dos olhos.

Café

Graças à cafeína e aos antioxidantes que contém o café, aplicando-o na pálpebra inferior vai conseguir ativar a circulação desta zona e desinflamá-la, reduzindo notavelmente as olheiras.

A melhor forma de o usar para se livrar das manchas azuladas ou roxas debaixo dos olhos é fazer um café preto forte e, se for possível, com grãos naturais e não com preparados, guardá-lo na geladeira e esperar que esteja bem frio. Depois embeba dois discos de algodão no café frio e deixe atuarem até secarem, repita mais duas vezes. Pode fazer este remédio natural duas vezes por semana.

Como eliminar as olheiras de forma natural - Café

Bicarbonato

O bicarbonato de sódio tem propriedades que clareiam a pele, esfoliam e limpam-na em profundidade, eliminando todo o tipo de impurezas, por este motivo é utilizado em todo o mundo para reduzir as olheiras.

Para eliminar as olheiras com bicarbonato, tem que misturar uma colher de chá deste produto com água morna. Para aumentar os efeitos para eliminar as manchas escuras que aparecem debaixo dos olhos, pode utilizar uma das infusões anteriormente referidas e misturá-la com este produto quando estiver morna. De seguida, molhe dois discos de algodão e aplique-os nas suas pálpebras para a mistura atuar sobre as olheiras. Deixe atuar até os discos secarem e lave o rosto com água em abundância e morna.

Pode usar este remédio entre 2 e 3 vezes por semana e, cada vez que o acabar de fazer, é recomendável aplicar o seu creme hidratante habitual ou um creme especial para o contorno de olhos.

Conselhos para acabar com as olheiras

Para melhorar o efeito destes remédios caseiros, é importante que também tenha em conta algumas recomendações como as seguintes, só assim as olheiras desaparecerão do seu rosto por completo:

  • Descanse bem durante a noite e durma entre 7 e 8 horas por dia.
  • Beba água em abundância durante o dia, entre uns 1,5 e 2 litros, para manter a pele bem hidratada.
  • Siga uma dieta saudável e equilibrada na qual se incluam alimentos que favoreçam a circulação sanguínea, pois estes são ideais para evitar a retenção de líquidos. São boas alternativas os alimentos ricos em fibra, antioxidantes, potássio e ferro. Além disso, não se deve exceder no sal, visto que este favorece a retenção de líquidos.
  • Quando aplicar produtos cosméticos sobre a zona, faça-o dando pequenos toques com a ponta dos dedos de maneira suave para estimular a circulação.
  • Realize exercício físico de forma regular.
Como eliminar as olheiras de forma natural - Conselhos para acabar com as olheiras

Disfarçar as olheiras com maquiagem

E se alguma vez não tiver tempo para levar a cabo nenhum tratamento como os anteriores e o que precisar for esconder as olheiras por completo, nada melhor que recorrer à maquiagem. Com os seguintes truques conseguirá disfarçá-las e conseguir uma aparência descansada e bonita:

  • Se a sua pele é clara, deverá escolher um corretivo de olheiras em tons bege ou rosa pálido. Se, pelo contrário, é de pele escura deverá optar pelos tons pêssego. E se as suas olheiras são lilás e muito marcadas, então o melhor é usar um corretivo amarelo.
  • Uma vez que tenha o corretivo adequado, aplique-o sobre as olheiras com a ajuda de um pincel específico.
  • Esfume o corretivo com o pincel dando pequenos toques na área até que a olheira fique totalmente disfarçada.
  • Deixe o corretivo matizado aplicando um pouco de pó translúcido por cima e pronto!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as olheiras de forma natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Conselhos

  • Se as olheiras se devem a fatores hereditários é difícil fazer desaparecê-las completamente, mas com estes remédios conseguirá diminui-las.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Mariana
Olá Antônio estou me formando em Dermatologia e estou estudando alguns casos , e reparei no seu comentário. Alguns casos de olheiras são genéticas ( hereditárias , ou seja , passa de um membro da família para outro ) e isso acontece bastante , e nesses casos , só com maquiagem para reduzir . Outro caso bastante comum também , que acontece mais com pessoas negras ( no seu caso ) , é a maior quantidade de pigmento que se armazena na região dos seus olhos . Se for útil , lhe indico fazer uma massagem com os dedos nessa região onde se concentra essas bolsas dando pequenos tapinhas , durante 30 minutos . Isso ajuda muuuito ! Claro que não tira as olheiras , mais reduz bastante . Também coma frutas e verduras , evite passar produtos que vc não conheça , principalmente se sua pele for oleosa ou mista .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Mariana, muito obrigada por essas dicas :) Continue a seguir-nos! :)
Sara
António obrigada pelo comentário. Confira os nossos artigos com dicas para reduzir as olheiras: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-reduzir-as-olheiras-5424.html http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-mascaras-caseiras-para-as-olheiras-4411.html
António Francisco Bento Pascoal
SÓ NEGRO E GOSTARIA DE SABER COMO ELIMINAR OLHEIRAS DE FORMA NATURAL,OU SEJA COM PRODUTOS NATURAIS.
olheiras
café desfeito com creme aplicado nas olheiras ....
1 de 7
Como eliminar as olheiras de forma natural