PARTILHAR

Como fazer esfoliantes caseiros para o rosto

Como fazer esfoliantes caseiros para o rosto

A esfoliação é um dos passos imprescindíveis para manter uma rotina de beleza que nos faça sentir sempre bonitas. E quando se trata do nosso rosto é essencial, pois ajuda-nos a realçar a nossa beleza natural e a manter uma pele saudável. E o melhor é que este tipo de produtos não têm necessariamente de ser comprados numa loja, pode fazê-los em casa de uma forma simples e com produtos muito econômicos. Neste artigo do umCOMO vamos lhe explicar como fazer esfoliantes caseiros para o rosto, assim como a melhor forma de os aplicar para ter uma pele perfeita sem complicações.

Também lhe pode interessar: Como esfoliar o rosto

Por que é importante esfoliar o rosto

A esfoliação facial é uma tarefa muito importante para a pele do rosto, pois em termos gerais permite eliminar todas as células mortas acumuladas e proporcionar uma maior suavidade e brilho à pele, além de ajudar a diminuir cicatrizes e marcas na pele.

Com a esfoliação, a pele do rosto pode realizar o seu processo de regeneração celular corretamente tendo como resultado uma pele muito mais oxigenada e hidratada. Entre os principais benefícios da esfoliação destacam-se os seguintes:

  • Pele mais limpa, sedosa, radiante e bonita.
  • Eliminação de todas as impurezas e prevenção da formação de novas.
  • Reativa a microcirculação sanguínea da zona, o que ajuda também a eliminar líquidos acumulados e a prevenir o inchaço.
  • Reduz a produção excessiva de sebo e evita o aparecimento de brilhos no rosto.
  • Os tratamentos faciais e os cremes hidratantes e anti-idade funcionam muito melhor em uma pele esfoliada, pois os seus princípios ativos podem penetrar nela por completo.

Por tudo isso, recomenda-se esfoliar a pele do rosto uma vez por semana, no mínimo, embora esta frequência possa variar em função do tipo de pele e das necessidades da mesma:

  • Peles secas: será suficiente uma esfoliação semanal usando um esfoliante suave.
  • Peles oleosas: duas vezes por semana para eliminar o excesso de oleosidade.
  • Peles sensíveis: uma vez a cada 15 dias com um esfoliante hipoalergênico.

Esfoliante de açúcar e azeite

Um dos esfoliantes caseiros para o rosto mais econômicos e eficazes que podemos encontrar é o açúcar, de preferência de grão fino para evitar prejudicar-nos o rosto. O melhor é combiná-lo com um azeite super hidratante, reparador e anti-idade como o azeite de oliva ou óleo de coco para conseguir uma pele radiante e cheia de vida. Os ingredientes que vai precisar são os seguintes:

  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem ou de óleo de coco

Tratamento: misture ambos os ingredientes até obter uma pasta granulosa. Aplique sobre o rosto bem limpo fazendo movimentos circulares sempre ascendentes, sem aplicar força.

Como fazer esfoliantes caseiros para o rosto - Esfoliante de açúcar e azeite

Esfoliante de aveia e leite

A aveia é outra grande aliada para esfoliar o rosto em casa, pois este cereal tão saudável permite limpar a pele em profundidade, pois absorve toda a sujidade e reduz bastante o excesso de gordura. Além disso, é muito hidratante e calmante, pelo que não danifica a pele em nenhum momento. Os ingredientes que vai precisar são:

  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos
  • 1/4 xícara de leite

Tratamento: misture a aveia em flocos com o leite, deixando os flocos no leite durante cerca de 10 minutos, o resultado deverá ser uma camada com uma certa espessura. Aplique-a no rosto e deixe atuar durante 15 minutos, esta máscara irá ajudar a hidratar a pele, sendo perfeita para peles secas, se a sua for oleosa substitua o leite por água.

Além disso, se quer descobrir outras máscaras com este ingrediente, convidamos a consultar o nosso artigo sobre como fazer máscaras faciais de aveia.

Esfoliante de mel

O mel é um dos produtos mais usados para a beleza, um ingrediente que faz com que a nossa pele fique bonita e cheia de vida. Pode preparar uma máscara esfoliante para o rosto com ele, uma vez que elimina toxinas e células mortas da pele, proporciona umectação e previne a formação de impurezas. Para isso vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 amêndoas moídas
  • 1 colher de chá de suco de limão

Tratamento: misture o mel, as amêndoas moídas e o suco de limão. Aplique com suavidade e deixe atuar no rosto durante 15 minutos, de seguida retire com água fria e notará de imediato que a sua pele parece revitalizada, suave e muito hidratada.

Além disso, pode descobrir outras soluções no nosso artigo como fazer máscaras de mel para o rosto.

Como fazer esfoliantes caseiros para o rosto - Esfoliante de mel

Máscara esfoliante de cenoura

Outra máscara para eliminar as células mortas do rosto muito simples de fazer é a de cenoura. Este vegetal além de proporcionar uma boa limpeza, vai ajudar a favorecer a produção de colágeno e, por isso, vai ajudar a manter a pele cheia de vida, luminosa e jovem. É uma boa aliada para as peles maduras e para prevenir os sinais da idade. Também ajuda a reduzir a visibilidade das manchas e as marcas da pele do rosto. Vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 cenoura
  • Um pouco de creme hidratante facial

Tratamento: limpe e descasque muito bem a cenoura, corte-a em pedaços e coloque-a no liquidificador para triturá-la um pouco, o resultado deverá ser uma pasta com textura. Misture com um pouco de creme hidratante próprio para o rosto e aplique durante 15 minutos. Verá como consegue eliminar as células mortas e dar uma maior vitalidade à sua pele.

Esfoliante de argila

A argila também é outro dos melhores remédios caseiros para esfoliar a pele ao qual pode recorrer. Isto porque limpa e depura a pele, favorece a sua regeneração, elimina impurezas e combate a acne e as inflamações. Para a preparar vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de argila
  • 3 colheres de sopa de água

Tratamento: deverá misturar apenas, usando uma colher de madeira, a argila verde, vermelha ou branca com um pouco de água até criar uma pasta.

No seguinte artigo pode ver outras receitas benéficas de máscaras de argila para o rosto.

Como fazer esfoliantes caseiros para o rosto - Esfoliante de argila

Esfoliante de chocolate

Além de ser uma delícia, o chocolate também tem excelentes propriedades para a pele. É hidratante, combate a inflamação e tem uma grande quantidade de antioxidantes, pelo que permite obter uma pele rejuvenescida e mais radiante. Se quer usá-lo como loção esfoliante, reúna o seguinte:

  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou de óleo de amêndoas

Tratamento: misture todos os ingredientes em um recipiente até obter uma pasta homogênea e granulosa. Depois aplique por todo o rosto fazendo massagens suaves e circulares, deixe atuar durante 10 ou 15 minutos e enxague com água morna.

Esfoliante de café

E se além de fazer esfoliantes caseiros para o rosto que lhe ajudem a acabar com todas as células mortas, quer combater outros sinais como as olheiras e conseguir firmar e dar suavidade à pele, então a sua melhor opção é o café. Para fazer este esfoliante reúna os seguintes ingredientes:

  • 1/2 xícara de café moído
  • 1/4 de xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou de óleo de amêndoas

Tratamento: em um recipiente, misture o café com o açúcar e depois adicione pouco a pouco o azeite escolhido. Mexa e aplique a pasta obtida sobre o rosto ligeiramente úmido fazendo massagens circulares. Após uns 10 ou 15 minutos retire com água morna em abundância.

Como fazer esfoliantes caseiros para o rosto - Esfoliante de café

Esfoliante de arroz

Para finalizar, propomos-lhe um dos esfoliantes faciais favoritos das mulheres asiáticas, que têm uma pele de porcelana sem rasto de impurezas nem imperfeições. Esta loção consiste em aproveitar os benefícios cosméticos do arroz, um cereal que limpa a pele, desobstrui os poros, tonifica, reduz as manchas e combate o envelhecimento. Para o preparar, vai precisar do seguinte:

  • 1/2 xícara de arroz branco
  • 2 colheres de sopa de água
  • 5 gotas de óleo de coco

Tratamento: converta o arroz em pó fino, misture-o com a água e com o óleo de coco. Utilize a mistura para fazer a esfoliação com massagens circulares no rosto. Após uns minutos, enxague com água morna em abundância.

Descubra mais detalhes sobre este tratamento no artigo Como fazer um esfoliante de arroz.

Lembre-se que não se tratar apenas de criar uma boa máscara caseira para esfoliar a pele do rosto, mas sim de o saber fazer da forma correta, por isso preparamos um artigo com o passo a passo de uma boa esfoliação para conseguir melhores resultados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer esfoliantes caseiros para o rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
58 comentários
A sua avaliação:
ivanise santos
onde posso guardar dentro ou fora da geladeira?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ivanise! No caso destes esfoliantes pode guardar fora da geladeira, mas em um recipiente com tampa. Mas é sempre melhor fazer pequenas quantidades à medida que for precisando. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
LARISSA CRISTINA
Gostaria de receber dicas de como acabar com os cravos que possuo principalmente no nariz
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Larissa! Para acabar com os cravos do nariz, siga estas dicas: http://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-tirar-cravos-do-nariz-23843.html
A sua avaliação:
Bruna
Pode ser qualquer tipo de açúcar?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Bruna! Deve usar de preferência açúcar branco de grão fino. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Eduardo fernandes
posso por o oleo de amendoa em vez de azete??
A sua avaliação:
josenilza
gostaria de receber receitas no meu e-mail.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Josenilza! Que outro tipo de receitas caseiras você gostaria de receber?
maria
demais gostei muito da dica
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Guilherme
A utilização da esfoliação com o açúcar, ajuda no tratamento das espinhas?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Guilherme! Se está procurando por esfoliantes indicados para peles com acne, então confira as dicas deste artigo: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-esfoliantes-para-a-acne-24328.html
Eleonilson
Eu ja passo açúcar e mesma coisa passar açúcar e Argila ou sao para cuidados diferentes
Carina
Oi! Depois q eu fizer a esfoliação no rosto com açúcar e o óleo de amêndoas eu posso lavar o rosto com um sabonete neutro ou somente com água? Obrigada!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Carina! Após a esfoliação, a recomendação é lavar o rosto com um gel ou sabão adequado ao seu tipo de pele. Depois aplique o seu creme hidratante habitual. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Gayle Christina
Gostei das dicas de esfoliantes, vou fazer hoje mesmo!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Gayle, que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Lucilene
oi minha pele é oleosa , qual você me indica?
Rodrigo
ola vou tetar a mascara de senora
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Rodrigo, depois conta pra gente se foi do seu agrado ;)
Roseline
gostei bastante das dicas,estou precisando e vou esoerimentar.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Roseline, que bom saber! Espero que você goste ;)
vitor
Fiz a receita de esfoliante de café que também encontrei aqui no site melhorou, mais queria saber se eu posso usar 2 vezes na semana, exemplo: Domingo e Sexta-Feira.. e a receita de limão com açúcar se eu passar não corro o risco de queimaduras? se eu sair horas depois no sol... otimo site rs!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Vitor, o esfoliante pode ser utilizada entre uma a duas vezes por semana, dependendo do seu tipo de pele. E quando falo em duas vezes por semana, não me refiro a dois dias seguidos mas sim com mais espaçamento entre as dois esfoliações. Além disso, após esfoliar o seu rosto é suposto enxaguar com água e aplicar o seu creme hidratante habitual, e não sair para a roupa com o esfoliante no rosto. Espero ter esclarecido as suas dúvidas e obrigada pelo seu comentário!
Andreza
Eu faço esfoliação com açúcar e funciona perfeitamente. Tentar a hidratação com aveia. Obrigada pelas dicas.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Andreza, muito obrigada pelo seu comentário valeu! Continue seguindo a nossa página :)
Lucas D'Ávila
Bom demais isso, ótimo simplesmente com açúcar, continua na "pegada": ótimas dicas. Abraço!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucas, que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Leonardo
Olha vou tentar hoje hein, vamos ver se esse da cenoura é bom mesmo porque estou precisando :p :)
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Leonardo, espero que dê certo sim! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
Fernando costa
Gostei.... Arrisquei nas dicas e tive um resultado surpreendente Já mas imaginei que poderia ter uma pele bonita pagando tam pouco
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernando, que bom saber que as receitas de esfoliantes caseiros foram do seu agrado. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
Maria juliane
Muito bom gostei das receitas .....ja fiz e gostei do resultado obrigada Abraços bom dia.....
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Obrigada e continue nos acompanhando :)
Maria antonia
Estou com uma queda de cabelo infinita me ajude por favor
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, nesse link encontrará vários remédios caseiros para a queda de cabelo: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-a-queda-de-cabelo-6318.html
Como fazer esfoliantes caseiros para o rosto
1 de 5
Como fazer esfoliantes caseiros para o rosto

Voltar ao topo da página ↑