Fazer sabões

Como fazer sabão de azeite de oliva

Como fazer sabão de azeite de oliva

Os produtos cosméticos elaborados à base de azeite de oliva trazem nutrição e suavidade à pele, assim como ações antioxidante, protetoras e calmantes. Além disso, hidratam evitando a pele seca, mas também não a deixam oleosa, portanto são aptos para todo o tipo de peles. Em relação a estes produtos, a maioria pode ser elaborada de forma natural, descartando o uso de componentes tóxicos durante o processo. Se quiser aprender como fazer sabão de azeite de oliva caseiro, neste artigo de umComo encontrará uma simples receita para poder desfrutar de um produto elaborado por você, de produção econômica e completamente natural.

Também lhe pode interessar: Como usar azeite de oliva no cabelo

Passos a seguir:

1

Para fazer o sabão de azeite de oliva caseiro que propomos precisará dos seguintes ingredientes:

  • 650 cl de água;
  • 1 litro de azeite de oliva;
  • 134 gramas de soda cáustica;
  • polpa de aloe vera;
  • ervas aromáticas.
2

Em primeiro lugar, jogue a água em uma panela e coloque para ferver, adicionando as ervas aromáticas desejadas, como por exemplo hortelã, apesar de isso ser opcional. Enquanto prepara a infusão, com uma faca separe a polpa das folhas de aloe vera e coloque em um recipiente ou um prato.

Como fazer sabão de azeite de oliva - Passo 2
3

Depois de acabar a infusão, retire as folhas de ervas aromáticas que tiver usado para depois filtrar, vertendo o seu conteúdo em um recipiente de plástico que deverá colocar em um lugar ventilado. A seguir introduza a soda cáustica para derreter dentro da infusão e use uma colher de pau para mexer e facilitar que se dissolva na água.

4

Enquanto espera até que a mistura esfrie um pouco, triture a polpa do aloe vera com o liquidificador e coloque em uma panela o azeite de oliva para esquentar, lembrando que a temperatura tem que ser aquela onde possa introduzir a mão sem se queimar. Por último, continue mexendo com a colher o recipiente de plástico anterior e depois verta o azeite no mesmo.

5

Depois bata a mistura com um fuê para que todos os ingredientes se dissolvam até que o sabão chegue a ficar espesso. Esta ação pode ser longa e deve ter paciência. Quando a massa desenhar o traço por onde o fuê ou a batedeira passa, é hora de jogar o resto dos ingredientes, ou seja, a polpa de aloe vera. A seguir verta a massa em alguns moldes para que os sabonetes ganhem forma e espere um ou dois dias até que o sabão coalhe.

6

Depois tire cada um da forma com cuidado, usando sempre luvas porque a soda cáustica ainda tem atividade e o sabão não está completamente curado, e coloque as pedras de sabão empilhadas sobre uma toalha, uma ao lado da outra. Depois cubra todos os sabonetes com uma toalha por duas semanas para que se curem, em um lugar seco e fresco, e depois já poderá usar o seu próprio sabão caseiro de azeite de oliva.

Como fazer sabão de azeite de oliva - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabão de azeite de oliva, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Tânia
Boa noite!
Quanto ao tempo de cura, não deveria ser de 4 semanas? Será que por conter apenas Azeite de Oliva e não conter Óleo de Palma nem Óleo de Palmiste na formulação, este tempo de cura é apenas de 2 semanas?
Gratidão e boa semana.
A sua avaliação:
WALLACE SEVERIANO DE OLIVEIRA
Por ventura teria uma apostila com as.recwitas para eu fazer , se tiver e puder me enviar eu agradeço. Gostei do texto é bem explicativo. Graça e paz
angelica
o que são "650 cc de água" neste artigo? que medida é essa?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Angelica! A medida está errada, não são "cc", mas sim "cl", ou seja, centilitros. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Fátima
Olá!Fiz o sabão de oliva mas vc não mencionou a quantidade de gel de babosa e acho que coloquei muito gel.O sabão enformou e desenformou,mas está mole.Qual é a melhor forma dele secar?Deixei em cima de uma toalha em local fresco e ventilado ,mas não sei se é a forma correta.É a primeira vez que faço sabão.Aguardo resposta urgente!
1 de 3
Como fazer sabão de azeite de oliva