Limpar as lentes

Como limpar tinta dos óculos

Como limpar tinta dos óculos

Para as pessoas que usam óculos, poucas coisas são piores que lentes sujas que não lhes permitam ver através delas. Pior ainda é quando as lentes dos óculos estão cobertas com algo difícil de tirar, como tinta, o que faz com que até se cogite a possibilidade de jogar o acessório fora, já que a situação parece não ter solução. Apesar de parecer algo impossível, existem truques que podem ter salvar. A tinta não pode ser eliminada dos óculos da mesma maneira que outros líquidos, e uma vez seca, a tarefa de tirá-la é ainda mais difícil. Se tiver que limpar a tinta de óculos, pode fazê-lo em minutos com elementos que você certamente tem em sua casa.

Aconteceu um pequeno acidente e agora você precisa descobrir como limpar tinta dos óculos? Veja soluções práticas e fáceis nesse artigo do umCOMO.

Vai precisar de:
  • Pano úmido
  • Pano seco
  • Sabão líquido para pratos
  • Álcool
  • Bolas de algodão
Também lhe pode interessar: Como limpar as lentes dos óculos

Índice

  1. Como limpar óculos de grau com marcação
  2. Spray para limpar óculos
  3. Como limpar lente de óculos manchada com removedor
  4. Como não limpar óculos: produtos para evitar

Como limpar óculos de grau com marcação

Às vezes na vida as soluções mais simples são aquelas que podem nos tirar de uma situação desconfortável, como é o caso de óculos sujos de tinta e que nos impedem de ver corretamente. Caso você tenha feito uso de um pigmento difícil de limpar, infelizmente essa dica poderá não ser eficaz, entretanto, você pode limpar lente de óculos com detergente caso tenha feito uso de um material daqueles que saem com a água.

Água com detergente

Limpar lente de óculos manchada com tinta à base de água, que são justamente aquelas que saem quando molhadas, é bastante simples. Umedeça um pano com água morna e sabão. Limpe as óculos com o pano úmido em um movimento circular para eliminar o máximo da tinta, repetindo o processo até que toda a tinta tenha saído.

Também quer saber como secar óculos de grau? Essa é a parte mais simples: bastará utiliza um tecido macio ou até mesmo papel higiênico ou um guardanapo de papel para realizar a secagem.

Após a remoção da tinta, é bastante provável que suas lentes não estejam das mais limpas, por isso, veja também como limpar as lentes dos óculos e resolva por completo o problema.

Spray para limpar óculos

Deixar tinta e outros produtos caírem em seus óculos é algo comum e que pode acontecer a qualquer momento, por isso, existem produtos que são especificamente feitos para que você realize a higienização correta de seus óculos, como é o caso dos sprays. Esse tipo de produto é vendido em qualquer ótica e poderá não apenas solucionar casos mais complexos, nos quais precisamos urgentemente descobrir como limpar óculos de grau com marcação de tinta, como também podem ser úteis no dia a dia para remover manchas de óleo e outras sujeiras que acabam caindo nas lentes.

Todo spray para limpar óculos virá com instruções de uso em sua embalagem, entretanto, saiba que seu uso é sempre bastante simples e consistente e espirrar o produto na lente para, então, passá-lo cuidadosamente com um papel macio ou tecido.

Dica: quer saber como limpar marcação de óculos novo? Esse tipo de spray poderá te ajudar a solucionar o problema, basta realizar o processo explicado acima, entretanto, tome cuidado para não usar tecidos grossos que possam riscas as lentes.

Se você costuma sujar bastante seus óculos, veja também truques para limpar os óculos sujos e nunca mais tenha problemas para enxergar corretamente por causa de manchas em seu campo de visão.

Como limpar lente de óculos manchada com removedor

Como visto acima, tirar tintas à base d'água de lente de óculos é algo bastante fácil, entretanto, existem aqueles pigmentos mais resistentes e que não podem ser removidos com produtos simples e fáceis de se encontrar em casa, como é o caso do detergente.

Se você acabou sujando seus óculos com uma tinta mais pesada, poderá recorrer aos removedores de tinta, que são capazes de diluir esse produto e eliminar as manchas. É válido dizer que esse produto apenas funcionará caso você estiver buscando soluções para limpar lente de óculos manchada com uma tinta cujo solvente for o utilizado, ou seja, você deverá procurar previamente um removedor que seja capaz de eliminar a tinta em questão. Caso você não saiba exatamente o tipo de tinta com a qual está lidando, olhe seu nome na embalagem, lá você conseguirá descobrir com facilidade a informação que está procurando.

Ao fim de todo o processo, inspecione visualmente os óculos, voltando-os para a luz e comprovando se existem sinais de restos de tinta.

Importante: existem removedores de tinta que são capazes de riscas as lentes de seus óculos, por isso, tome cuidado. É justamente sobre esse tipo de produto que falaremos a seguir, garantindo que acidentes não aconteçam e que você não acabe por piorar a situação de seus óculos visando limpá-los.

Como não limpar óculos: produtos para evitar

Se você quer saber como limpar óculos de grau embaçado, sujo de tinta, gordura, ou seja lá do que for, é também importante saber os produtos que devem ser evitados, afinal, na falta de algo adequado, é comum que acabemos procurando algum substituto na esperança de resolvermos facilmente nossos problemas.

No caso de lentes de óculos, é importante você evitar o uso de produtos abrasivos, ou seja, aqueles capazes de causar desgaste em superfícies com as quais entram em contato. Os produtos abrasivos são diversos, podendo ir desde removedores de tinta, como falamos acima, até outros, como cloro, alvejante e água sanitária. Essa atenção deve ser redobrada principalmente se você quer saber como limpar óculos de grau arranhado, afinal, esse tipo de produto poderá riscar ainda mais as lentes de seus óculos.

Outro abrasivo com o qual você deve ter cuidado é o álcool, já que esse é comumente utilizado na higienização da casa. Em casos mais complicados de mancha de tinta, você não pode limpar óculos de grau com álcool, já que, além de riscar suas lentes, o produto também poderá removendo camadas protetoras da lente, como a antirreflexo e antiUV, que é aquela que protege seus olhos dos raios solares.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar tinta dos óculos, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Conselhos
  • Usar álcool nas lentes vidros de seus óculos pode causar danos no revestimento se for usado em excesso.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rui Barros
devo limpar as lentes dos oculos quando cai tinta nas lentes?
Como limpar tinta dos óculos