Ter um cabelo saudável

Como o cigarro afeta o cabelo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 março 2021
Como o cigarro afeta o cabelo
Imagem: plenilunia.com

Sabemos que o tabaco tem efeitos negativos sobre nossa saúde e na qualidade de vida geral de todo o nosso corpo, e, portanto, isto também se torna latente no cabelo. Acontece que todas as substâncias tóxicas que os cigarros contêm, além de causarem o envelhecimento da pele, afetam o estado do cabelo fazendo com que perca sua vitalidade natural e inclusive repercutindo em seu crescimento. Se quiser saber com luxo de detalhes como o cigarro afeta o cabelo, não perca o seguinte artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como eliminar o cheiro a tabaco do cabelo

Passos a seguir:

1

Segundo os especialistas sanitários, fumar tem efeitos muito negativos na adequada nutrição do cabelo. Acontece que o tabaco ocasiona o que se denomina vasoconstrição, o que se traduz em uma redução da circulação sanguínea, de tal modo que tanto as vitaminas como os nutrientes necessários que se encarregam de manter em bom estado o bulbo piloso têm dificuldade de chegar até ele. É por isso que o cabelo começará a ficar mais apagado e sem vida.

2

A nicotina é um dos grandes inimigos do cabelo. Como assinalamos, seu consumo impede o adequado funcionamento do folículo piloso e, portanto, o crescimento do cabelo. Além disso, foi demonstrado medicamente que as substâncias que os cigarros contêm provocam alterações hormonais na mulher, ocasionando o aparecimento de ressecamento e atrofia no couro cabeludo, o que favorece a queda capilar.

3

Do mesmo modo, outro dos efeitos do tabaco na saúde é a redução do fornecimento de oxigênio aos tecidos, e este fator é um dos que mais tem influência na queda prematura do cabelo. Isto provoca também a diminuição da quantidade e qualidade da produção de colágeno e elastina, substâncias imprescindíveis para manter tanto a juventude da pele como do cabelo.

4

Não devemos esquecer que a fumaça do tabaco também afeta o cabelo a nível externo. As substâncias tóxicas que ele solta acabam acumulando no cabelo, o que dá lugar a importantes mudanças físicas como maior secura e falta de brilho.

5

Agora que você tem conhecimento de como o tabaco afeta o cabelo, sem dúvida o melhor conselho para evitar que a saúde do mesmo fique comprometida prematuramente e não fique bonito, é deixar fumar. Sabemos que se livrar deste mau hábito não é nada fácil, por isso em umComo ajudamos você com algumas recomendações para isso. Não perca os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como o cigarro afeta o cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: plenilunia.com
Como o cigarro afeta o cabelo