Verrugas

Como prevenir e tratar as verrugas através da dieta

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como prevenir e tratar as verrugas através da dieta

Há diversas formas de eliminar as verrugas com eficácia como por exemplo as cirurgias com laser, a crioterapia ou os tratamentos tópicos de venda em farmácias, que deverão ser sempre aconselhados de preferência por um médico em função das particularidades de cada caso. Mas, além destes, é possível prevenir o aparecimento das verrugas e conseguir que desapareçam de forma rápida se nos certificarmos de manter o nosso sistema imunológico forte seguindo uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais essenciais. Para descobrir mais, continue lendo este artigo de umComo em que lhe mostramos como prevenir e tratar as verrugas através da dieta.

Também lhe pode interessar: Como prevenir verrugas nos pés
Passos a seguir:
1

As verrugas são malformações na pele que são causadas pelo chamado vírus do papiloma humano (VPH), que pode afetar o corpo em maior medida quando o sistema imunitário se encontra debilitado, algo que acontece muitas vezes devido a uma falta de vitaminas e minerais essenciais no organismo.

É por isso que para prevenir o aparecimento de verrugas e acelerar o seu desaparecimento, é muito importante centrar-se na dieta diária e incorporar nela aqueles alimentos que contêm os compostos necessários para aumentar e melhorar as defesas do corpo. Nas seguintes instruções pode ver quais são todos estes alimentos benéficos que lhe ajudarão a fortalecer o seu sistema imunitário.

Como prevenir e tratar as verrugas através da dieta - Passo 1
2

Um dos principais nutrientes que não deve faltar na sua alimentação diária para combater, entre outros, o vírus que causa as verrugas na pele é a vitamina C. Esta é essencial para aumentar as defesas e, graças ao seu elevado conteúdo de antioxidantes, é uma grande aliada para manter o coração saudável e combater a ação dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento celular. Além disso, o seu consumo é muito importante uma vez que favorece a cicatrização, melhorando assim o estado da pele muito mais rápido.

Como grandes fontes de vitamina C, encontramos as frutas cítricas, os frutos vermelhos, o kiwi, a papaia, os vegetais de folha verde (brócolis, couve, espinafres), cenouras, frutos secos, batatas, ervilhas.

Como prevenir e tratar as verrugas através da dieta - Passo 2
3

Outra das vitaminas essenciais que mantém o sistema imunológico em perfeito estado e, sobretudo, intervém no bom crescimento e processo de reparação das células que formam a nossa pele, unhas, mucosas, visão e cabelo é a vitamina A. Por isso, não hesite em completar a sua dieta com alimentos ricos em vitamina A como cenouras, abóbora, tomate, espinafres, morangos ou alface.

Como prevenir e tratar as verrugas através da dieta - Passo 3
4

Além das duas anteriores, também deverá se certificar que o seu consumo de vitamina E é o adequado, pois este é um dos melhores nutrientes para prevenir e combater o vírus do papiloma humano, favorecendo assim o desaparecimento das verrugas na pele. É antioxidante e conta com propriedades regeneradoras muito benéficas para recuperar o estado original da pele. Pode encontrar a vitamina E em óleos vegetais (de gérmen de trigo, de girassol, de oliva, de soja ou de milho), verduras de folha verde (espinafres, brócolis, acelgas e espargos), a gema do ovo, o fígado e frutos secos (amêndoas, nozes, pistachos e pinhões).

Como prevenir e tratar as verrugas através da dieta - Passo 4
5

Outro grupo imprescindível é o complexo vitamínico B para aumentar as defesas e favorecer a produção celular, ajudando no bom funcionamento do organismo. Neste caso, são especialmente necessárias as vitaminas B1, B2, B5 e B12, que pode encontrar em alimentos como lácteos, carnes, frutas e verduras, legumes, peixe, etc. Se quer saber com mais detalhes que ingredientes têm cada uma destas vitaminas, consulte o artigo Alimentos ricos em vitamina B.

Como prevenir e tratar as verrugas através da dieta - Passo 5
6

Há minerais como o zinco, o magnésio, o cobre, o selênio e o ferro que também devem estar presentes na sua dieta se deseja contar com um sistema imunitário forte e em boas condições. Além disso, não se deve esquecer da importância de beber água em abundância, que ajudará ao mesmo tempo a eliminar toxinas e a hidratar a pele.

Como prevenir e tratar as verrugas através da dieta - Passo 6
7

Além de fortalecer o sistema imunológico através da dieta, para prevenir as verrugas e a sua propagação será fundamental que coloque em prática os seguintes conselhos:

  • Não toque nas suas verrugas nem nas de outras pessoas, uma vez que se poderiam propagar de forma simples.
  • Lave as mãos cada vez que tocar numa verruga.
  • Evite compartilhar objetos de higiene pessoal com outras pessoas.
  • Evite caminhar descalço por sítios públicos e limpe bem a zona entre os dedos dos pés diariamente.
  • Use camisinha em todas as suas relações sexuais, uma vez que o VPH é uma das doenças de transmissão sexual mais comuns manifestando-se através do aparecimento do que se chama de verrugas genitais.
Como prevenir e tratar as verrugas através da dieta - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir e tratar as verrugas através da dieta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Como prevenir e tratar as verrugas através da dieta