Tamanhos de sutiã

Como saber o meu tamanho de sutiã

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber o meu tamanho de sutiã

Estudos científicos têm demonstrado que muitas mulheres não sabem escolher o tamanho do sutiã, de fato, estes estudos revelam que apenas 3 em cada 10 mulheres sabem em que prestar atenção para escolher de forma correta o sutiã mais adequado para as suas necessidades. Saber o nosso tamanho de sutiã é muito importante, bem mais do que certamente pensamos, e usar um que não corresponde aos nossos seios, pode nos prejudicar bastante a longo prazo com dores nos seios, nas costas ou na cabeça. Se faz muitas a pergunta de como saber meu tamanho de sutiã? Então continue lendo este artigo de umComo em que explicamos tudo o que precisa saber para comprar o sutiã adequado a si.

Também lhe pode interessar: Como escolher o tamanho do sutiã

Índice

  1. Como calcular o meu tamanho?
  2. Fatores que deve ter em conta
  3. Como saber se meu sutiã está pequeno ou grande?

Como calcular o meu tamanho?

Para saber exatamente que tamanho de sutiã precisa, deve ter, primeiro de tudo, toda a informação. Pode procurar na internet (mas, cuidado, em lugares especializados) ou pode perguntar em uma loja de lingerie. Além disso, deve pensar para que vai usar o sutiã, já que se for para fazer esporte ou fazer algum trabalho que precise de esforço físico contínuo, é melhor usar um sutiã de acordo com essa situação.

Como se calcula o tamanho? Então, o tamanho do sutiã conta com dois parâmetros: o tamanho (que se calcula com números) e a taça (que se mede em letras). A melhor forma de medir o tamanho é com um sutiã posto, já que assim o peito está firme e as medidas são mais reais.

  • Para saber o tamanho, medimos o tórax bem embaixo do peito, ajustando bem a fita métrica na horizontal. Como existem várias marcas, pode ser que nem sempre as nossas medidas batam certo.
  • Para saber a copa, medimos o contorno mamário em seu ponto de máxima projeção, que é o ponto dos bicos dos seios. Deve medir desde o espaço entre os seios, a partir do esterno.

Uma vez que tenhamos a medida do nosso tamanho e também do contorno do peito, podemos passar a calcular a taça, e isso faz-se da seguinte forma:

  • Se a diferença entre um número e outro é de 10, corresponde a uma copa A.
  • Se a diferença é de 15 cm, corresponde a uma copa B.
  • Se a diferença é de 17,5 cm, corresponde a uma copa C.
  • Se a diferença é de 20 cm, corresponde a uma copa D.
  • E assim sucessivamente, aumentando de cada vez uns 2 cm aproximadamente.
Como saber o meu tamanho de sutiã - Como calcular o meu tamanho?

Fatores que deve ter em conta

  • Se suas medidas estão nos extremos das escalas das tabelas (por exemplo, a diferença entre suas duas medidas é de 20 cm), pode ser que se sinta melhor pulando para uma taça maior. Lembre-se que seu sutiã, como o seu nome indica, deve segurar bem o peito, mas ao mesmo tempo, deve se sentir cômoda. Não cometa o erro de comprar um sutiã maior do que corresponde a você, e muito menos menor, já que é mais perigoso e um dos principais hábitos que provocam a queda dos seios.
  • O contorno e a taça tem proporção. Ou seja, uma mesma letra de taça não tem a mesma capacidade em todos os tamanhos de contorno: não é o mesmo um C de um tamanho 75 que de um 95. E aqui está o erro de muitas mulheres, que muitas vezes, para que "o peito caiba" dentro da taça que nos oferecem, usamos tamanhos muito grandes de contorno.
  • Tenha em conta a forma dos seus seios na hora de escolher o sutiã. Alguns padrões e algumas marcas ficarão melhor do que outros, assim, não poupe esforços em experimentar os que forem necessários para encontrar o perfeito para você.
Como saber o meu tamanho de sutiã - Fatores que deve ter em conta

Como saber se meu sutiã está pequeno ou grande?

Saberá que seu sutiã está pequeno na taça se:

  • O seio sai por cima ou por baixo.
  • O contorno do seu sutiã descansa em cima do seu seio ao invés de o fazer sobre suas costelas.
  • Deixa marcas nos ombros e as alças não dão para esticar mais.

Saberá que está pequeno de contorno se:

  • Deixar marcas no torso.
  • Fechar na última fila de ganchos.

Saberá que a taça está grande se:

  • As alças caírem e não as conseguir ajustar mais.
  • Fizer rugas e efeito bolsa.

Saberá que o contorno está grande se:

  • Sobe atrás.
  • Fecha na primeira fila de ganchos e sente que não está bem preso.
Como saber o meu tamanho de sutiã - Como saber se meu sutiã está pequeno ou grande?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o meu tamanho de sutiã, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como saber o meu tamanho de sutiã