Joias falsas

Como saber se uma joia de ouro é verdadeira ou falsa

Como saber se uma joia de ouro é verdadeira ou falsa
Imagem: produto.mercadolivre.com.br

A compra de ouro pode ser um grande investimento a longo prazo, caso compre ouro verdadeiro. O ouro é um bem valioso, e por esse motivo, é falsificado. A melhor forma de determinar se o ouro é falso é ir a uma joalharia e perguntar, no entanto, isto pode custar algum dinheiro. Por outro lado, pode aprender, antes de comprar ouro, algumas quantas formas simples de saber se o ouro é verdadeiro ou falso. Continue lendo este artigo de umComo e aprenda como saber se uma joia de ouro é verdadeira ou falsa.

Vai precisar de:
  • Imã
  • Ácido nítrico
  • Solução de limpeza de prata
Também lhe pode interessar: Como identificar uma corrente de ouro falsa
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deverá fazer é observar a peça visualmente, conferindo todos os sinais gravados no metal. As peças de ouro podem conter siglas como 10K, 14K, 18K, 22K, 24K ou 1-999. No entanto, fazer esta observação visual pode não ser conclusivo uma vez que estas siglas são facilmente reproduzidas em peças de ouro falsificadas.

2

Uma das formas de você verificar se a joia de ouro é verdadeira ou falsa é colocando um imã junto dela. Se for verdadeiro, o ouro não se aproximará do imã, enquanto que se houver alterações de movimentos na peça é provável que esteja perante uma imitação de ouro.

3

Outra forma de você descobrir se comprou ouro falsou ou verdadeiro é arranhar ou esfregar o ouro num local áspero. Se quiser também pode experimentar arranhar a joia de ouro, se esta ficar danificada ou com alguma marca, então é provável que esteja perante uma falsificação. Ao fazer isto numa peça de ouro verdadeiro, nada vai acontecer ao contrário de peça de ouro falsa.

4

Um teste que poderá fazer é colocar a peça de ouro dentro de um recipiente com água. Se a peça afundar, então é provável que a peça seja verdadeira pois o ouro é um metal pesado. No entanto, se ela não afundar pode ser que seja apenas banhada ou até mesmo falsificada.

5

Comparar com outra peça que já sabe que é de ouro também é uma boa forma de saber se a peça de ouro é verdadeira ou falsa. Observe todos os detalhes e deixe cair no chão. Compare o som da peça que já sabe que é de ouro com a potencial falsificação. Para fazer este teste é importante que ambas as peças sejam do mesmo tamanho, caso contrário o som será claramente diferente.

6

O teste com ácido nítrico é outra das formas de descobrir se foi ou não enganado. Para o fazer deverá colocar a peça de ouro num recipiente de aço inoxidável e colocar uma gota de ácido nítrico sobre a peça em questão. Se houver uma reação de tom verde, isto pode significar que se trata de um metal folheado a ouro ou até mesmo falsificado. Mas se não houver qualquer reação, então esse é um indicador de que a peça de ouro é verdadeira.

7

Estes testes não sejam completamente garantidas, por isso caso fique com dúvidas o melhor é recorrer um especialista na área. E se no final chegar à conclusão que está perante uma peça de ouro verdadeira, é bom que cuide bem dela para se manter sempre igual. Para isso, confira as nossas dicas sobre como limpar ouro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma joia de ouro é verdadeira ou falsa, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Letícia Prado
Ouro branco pode escurecer?
A sua avaliação:
Pedro
Como é possível saber se um anel de ouro tem 20 anos ou 2 anos? é possível determinar se a peça de ouro foi fabricada agora ou a 10 anos atrás?
amanda
boa tarde! mim chamo Amanda gostaria de saber como identificar um anel se é ouro branco ou prata, aguardando..att
A sua avaliação:
Marina Soares
tenho um anel amarelo com uma pedrinha vermelha e seis em cada lado do anel em branco e duas marcas
Pabblo
Boa tarde! Quero comprar um relógio banhado a ouro, como posso saber que ele é realmente banhado a ouro?
Gorety Alves
Olá, meu nome é Gorety, e gostaria de saber como identificar uma corrente se é ouro branco ou prata, Att. Gorety.
IDYNAISE
Quero obter informaçoes sobre como saber se a joia e falsa ou verdadeira para nao cair no ponto do vigario. por favor me mande a maior quantidade de informaçao possivel. desde ja agradeço.
felipe
Tenho uma joia com os seguintes numeros e letras. Será que é de ouro? B01416G
Usuário anônimo
qual é o nome da solução de limpeza de prata ?
sandra
Silvo , produto para limpar prataria, compra se em super mercado.
mel gonçalves de morais
como eu posso saber o que e ouro quando eu ganho uma goia
Sara
Jayne obrigada pelo comentário :)
jayne
obrigada! agora posso saber se o colar que ganhei da minha madrinha é de ouro ou não! valeu
Usuário anônimo
Explicação muito limitada!!!
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
Como saber se uma joia de ouro é verdadeira ou falsa