Cicatrizes na pele

Como tirar cicatrizes

Como tirar cicatrizes
Imagem: eloja.catharinehill.com.br

Uma cicatriz é uma marca de uma lesão na pele. Cada vez que ocorre um corte na pele, uma queimadura ou uma escoriação ocorrem processos orgânicos no local para tentar recuperar o tecido lesionado. Algumas pessoas não gostam destas incômodas marcas e procuram tratamentos para tirar a marca da cicatriz. Alguns tratamentos existentes para retirar a cicatriz são a terapia a laser, enxertos no local ou a aplicação de cremes corticoides. Embora estes tratamentos possam não conseguir eliminar por completo a cicatriz, eles podem diminuir bastante a sua aparência. Mas se não quiser recorrer a nenhum destes métodos medicinais, existem alguns truques caseiros que podem ajudar você a diminuir a sua aparência. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como tirar cicatrizes.

Também lhe pode interessar: Como tirar cicatrizes de feridas

Passos a seguir:

1

Vitamina E. A vitamina E ajuda a uma cicatrização adequada, uma vez que fomenta a formação de fibras elásticas e de colagênio. Por isso, pode utilizar a vitamina E para tirar cicatrizes de duas formas:

  • Tomando cápsulas de vitamina E;
  • Ou aplicando óleo de vitamina E diretamente na cicatriz. Se pretender também pode perfurar uma cápsula com uma agulha e aplicar o seu líquido na zona afetada.
Como tirar cicatrizes - Passo 1
Imagem: ansiedadefeminina.blogspot.pt
2

Manteiga de cacau. A manteiga de cacau é um excelente produto natural para as cicatrizes, uma vez que controla a sua aparência ao hidratar e suavizar as camadas média e externa da pele. Pode utilizar cacau puro ou uma loção que contenha manteiga de cacau. Deve aplicar a manteiga de cacau na cicatriz de 2 a 4 vezes ao dia, usando movimentos circulares até ser totalmente absorvida pela pele. Este método é mais eficiente em cicatrizes recentes do que mais antigas.

Como tirar cicatrizes - Passo 2
Imagem: cocova.com
3

Suco de limão. O limão tem imensos benefícios para a nossa saúde, sendo um deles ajudar na cicatrização. O suco de limão ajuda a reduzir a aparência da cicatriz, minimizando a vermelhidão. Para o aplicar, pode cortar uma rodela de limão e espremer o suco diretamente sobre a área afetada. Deixe o suco atuar durante umas horas e no final aplique um creme hidratante, uma vez que o limão secará a sua pele. Se preferir, pode diluir o suco de limão com água e aplicá-lo na cicatriz, pois assim a sua pele não ficará tão seca.

Como tirar cicatrizes - Passo 3
Imagem: inventurasnacozinha.blogspot.pt
4

Aloe vera (babosa). O aloe vera é conhecido pelas suas propriedades cicatrizantes, ajudando a pele a se regenerar e a diminuir a aparência das cicatrizes. Pode utilizar o aloe, cortando uma folha, espremendo o seu gel e aplicando-o diretamente na cicatriz. Faça uma massagem com o gel, com movimentos circulares. Pode aplicar a essência do aloe quatro vezes por dia. Se não conseguir a planta do aloe vera, encontrará bastantes cremes e loções que contêm extrato de aloe vera.

Como tirar cicatrizes - Passo 4
Imagem: erinleydon.blogspot.pt
5

Azeite de oliva. Um dos benefícios do azeite de oliva é o de reparar tecidos danificados na pele, por isso é bastante recomendado em casos de cicatrizes, marcas ou feridas, hidratando a pele e trazendo-lhe as vitaminas necessárias para a sua recuperação. Pode aplicar uma colher de chá de azeite de oliva sobre a zona afetada, massajando com movimentos circulares até ser bem absorvido. Se quiser, também pode misturar o azeite de oliva com outros óleos, aumentando assim a eficiência do tratamento. Junte uma colher de chá de azeite de oliva, com meia colher de chá de óleo de rosa mosqueta ou de camomila.

Como tirar cicatrizes - Passo 5
Imagem: wikipedia.org
6

Pepino. O pepino ajuda a quebrar o tecido cicatrizado, ao mesmo tempo que resfria a pele e alivia a pele inflamada à volta da cicatriz. No entanto, este tratamento terá resultados mais visíveis em cicatrizes recentes do em antigas. Para o usar, basta descascar um pepino, cortá-lo às rodelas e colocar no processador ou liquidificador até obter uma pasta. Aplique a pasta obtida na zona afetada e deixe atuar durante a noite. Pode guardar a pasta restante na geladeira e voltar a usar.

Como tirar cicatrizes - Passo 6
Imagem: lepetiterudit.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar cicatrizes, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Clarysse Santos
Amei as Dicas meu namorado tem algumas Cicatrizes nas Costa. Oq Seria bom Fazer Óleo de Vera (Babosa) ou Limão ??
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Clarysse! Pode encontrar alguns remédios caseiros para as manchas de acne neste artigo: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-remover-as-manchas-de-acne-com-remedios-caseiros-1250.html basta escolher um remédio que lhe seja mais conveniente e experimentar.
Cintia Souza
Adorei as dicas,os ingredientes são bem fácies de ser encontrados Espero alcançar meu objetivo Me desejem Boa sorte!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Cintia! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
isabelli
Vai ajudar bastante, tenho 11 anos e quero ajudar o meu pai ele sofreu um leve acidente de moto (empurraram ele) aí ficou uma cicatriz ali na mão depois de curar então suas dicas vão me ajudar! Obrigada
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Isabelli, espero que sim! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
Patrícia Daniela
Gostei do tema muito bom
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Patrícia, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário valeu :)
Imagem: eloja.catharinehill.com.br
Imagem: ansiedadefeminina.blogspot.pt
Imagem: cocova.com
Imagem: inventurasnacozinha.blogspot.pt
Imagem: erinleydon.blogspot.pt
Imagem: wikipedia.org
Imagem: lepetiterudit.com
1 de 7
Como tirar cicatrizes