Remover as manchas da pele

Como tirar manchas vermelhas do rosto

Como tirar manchas vermelhas do rosto
Imagem: pixshark.com

O rosto é a parte do nosso corpo que está mais exposta, por isso qualquer alteração que ocorra pode se tornar num incômodo para a pessoa. O aparecimento de manchas vermelhas no rosto é umas das alterações que pode ocorrer e que tem diversas causas. Uma das condições mais comuns que pode causar manchas vermelhas no rosto é a acne, mas não só, outras condições como alergias e rosácea podem estar entre as causas destas manchas. Se também você sofre com manchas vermelhas no rosto, neste artigo de umComo vamos explicar para você como tirar manchas vermelhas do rosto.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas de sol do rosto

Índice

  1. Causas das manchas vermelhas no rosto
  2. Eliminar manchas vermelhas do rosto
  3. Minimizar o aparecimento de manchas vermelhas

Causas das manchas vermelhas no rosto

Como já referi no início, as espinhas ou a acne estão entre as causas mais comuns do aparecimento de manchas no rosto. A acne deixa normalmente manchas vermelhas ou de cor marrom e, os adolescentes são os mais propensos a elas. Para além da acne, outra condição comum que pode causas manchas vermelhas no rosto é alergia. As manchas vermelhas no rosto podem ser assim um sinal de uma reação alérgica e, podem aparecer em outras partes do corpo. Por norma, os desencadeadores desta reação alérgica são os alérgenos ambientais (pólen, poeira, pelos, etc) ou determinados alimentos (soja, produtos lácteos, etc).

As manchas vermelhas no rosto também podem ser sinal de uma condição chamada de rosácea. Para além de manchas vermelhas, outros dos sintomas da rosácea são o aparecimento de espinhas, sensação de picadas ou ardor, pequenos vasos sanguíneos visíveis e pele seca que começa a descamar e a causar coceira.

A exposição ao sol, o uso de determinados medicamentos ou anticoncepcionais orais, o uso inadequado de cosméticos, o estresse e doenças como sarampo, catapora ou psoríase têm como principais sintomas as manchas vermelhas no rosto.

É importante referir que, caso estas manchas vermelhas causarem coceira, começarem a sangrar ou gerarem inchaço ao redor, deverá consultar de imediato um dermatologista.

Como tirar manchas vermelhas do rosto - Causas das manchas vermelhas no rosto
Imagem: allure.com

Eliminar manchas vermelhas do rosto

Antes de mais, é importante referir que deverá descobrir o que está causando as manchas no rosto, caso contrário poderá estar a aplicar o tratamento errado e os resultados não serão os esperados. Então no caso da causa das manchas vermelhas do rosto serem alergia, psoríase, catapora ou sarampo, deverá consultar o seu médico ou dermatologista e seguir o tratamento que este lhe indicar. Se tiver usando algum cosmético que lhe esteja causando estas manchas, deverá deixar de o usar e se o uso de algum medicamento ou anticoncepcional estiver na base do aparecimento destas manchas, deverá consultar o seu médico e aconselhar-se sobre uma alternativa. No caso de rosácea, esta é uma condição de pele que não tem cura, porém existem alguns cuidados que pode seguir para controlar as manchas vermelhas no rosto.

Então para minimizar as manchas vermelhas e como complemento ao tratamento médico, poderá utilizar um remédio caseiro de aveia e limão. Faça uma mistura com um 1/4 de colher de sopa de flocos de aveia (moídos), 1 colher de sopa de suco de limão e 250 ml de água. Aplique esta mistura no rosto e deixe atuar por cerca de 15 minutos. Retire com água. Poderá aplicar esta máscara diariamente durante uma semana.

A babosa é uma planta que também poderá ajudar a minimizar as manchas vermelhas no rosto, especialmente se estas forem derivadas de acne. Basta aplicar o gel da planta diretamente nas manchas ou, poderá aplicar géis da planta que se encontram à venda em farmácias. No nosso artigo sobre como remover as manchas de acne com remédios caseiros, poderá encontrar mais soluções naturais para as manchas vermelhas causadas pela acne.

Como tirar manchas vermelhas do rosto - Eliminar manchas vermelhas do rosto

Minimizar o aparecimento de manchas vermelhas

Para evitar o aparecimento de manchas vermelhas no rosto deverá utilizar todos os dias um protetor solar com um fator de proteção de pelo menos 30. Isto porque, a exposição ao sol é também uma das causas mais comuns de aparecimento de manchas vermelhas no rosto.

A nossa pele reflete o que comemos, então é recomendável seguir uma alimentação saudável e equilibrada. Além disso, se for alérgico a algum alimento, deverá evitar a sua ingestão, caso contrário isso desencadeará manchas vermelhas. O exercício físico é fundamental para manter a pele saudável, mas se gosta de praticar esporte ao livre deverá optar pelo período da manhã ou final do dia, para evitar as horas de maior calor

Deverá evitar climas extremos, como sentar-se junto da lareira, ir à sauna ou tomar um banho muito quente, especialmente se sofre de rosácea. O fato de estar num ambiente muito quente faz aumentar o fluxo sanguíneo e o rubor facial, o que pode causar manchas vermelhas no rosto.

É muito importante que mantenha uma rotina de limpeza e hidratação do seu rosto diariamente, aplicando produtos específicos para o seu tipo de rosto. O estresse também pode ser um dos fatores desencadeadores das manchas vermelhas no rosto, então deverá procurar reduzi-lo através de atividades relaxantes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas vermelhas do rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
jandira alves
quero saber como faço tirar vermelhidaõ no meu rosto?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Jandira! Quando você fala em vermelhidão está se referindo a rosácea?
Angela
Boa tarde! Tenho 28 anos e quando tinha 22 anos comecei a ter muitas acnes que inflamavam e mancharam minha pele... Hoje aparecem acnes no rosto mas meu maior incomodo são as manchas vermelhas que ficaram... Sou bem clara e fiquei com muita mancha vermelha na bochecha e mandíbula.... Gostaria de saber em quanto tempo essas manchas somem com tratamento caseiro?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Angela, infelizmente não lhe posso garantir com quanto tempo você conseguirá se livrar das manchas vermelhas com estes remédios naturais, pois isso é algo que depende de pessoa para pessoa.
Cristiane
Tenho um tipo de espinha vermelha mais não e espinha
SANDRA DOMINGAS DASILVA
GOSTARIA FALA SOBRE MANCAS NO ROSTO COMO EU POSSO TIRAR.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Sandra, essas manchas que você deseja tirar são devido a acne?
Imagem: pixshark.com
Imagem: allure.com
1 de 3
Como tirar manchas vermelhas do rosto