Remédios caseiros contra a caspa

Como tratar a caspa

Como tratar a caspa

A caspa é um dos problemas do couro cabeludo mais comuns, originada maioritariamente por uma excessiva renovação da pele do couro cabeludo, esta condição pode nos afetar desde o ponto de vista estético gerando incômodos e deixando-nos com uma má aparência. A caspa é um dos problemas de couro cabeludo mais comuns a nível mundial, no entanto pode ser resolvida com alguns remédios caseiros e da aplicação de certos hábitos na nossa rotina diária. Em umComo explicamos-lhe com detalhe como tratar a caspa e melhorar a saúde do seu cabelo.

Vai precisar de:

  • Água
  • Suco de limão
  • Escova para cabelo
  • Chuveiro
  • Gema de ovo
  • Água de urtigas
  • Recipiente
Também lhe pode interessar: Como tratar a caspa em cabelos tingidos

Passos a seguir:

1

Em um couro cabeludo saudável a renovação celular ocorre uma vez por mês de forma discreta, permitindo que a pele nova fique presente e eliminando a velha sem darmos conta. No entanto, este processo pode se alterar devido a mudanças climáticas, ao frio ou à umidade excessiva ou à presença do fungo Pityrosporum Ovale, dando lugar a uma renovação excessiva da pele e a uma evidente descamação do couro cabeludo mais conhecida como caspa.

Existem dois tipos de caspa:

  • A caspa seca, a mais comum de todos, que produz escamas finas e brancas que se desprendem facilmente do couro cabeludo.
  • A caspa seborreica ou dermatite seborreica, que ocorre devido a uma produção descontrolada de gordura no couro cabeludo. As escamas são grossas, gordurosas e normalmente com um tom amarelado.
2

Um aspeto importante no momento de tratar a caspa é seguir uma alimentação saudável para manter uma pele saudável, incluindo também o couro cabeludo. Por isso, é importante consumir alimentos ricos em zinco, como as sementes de girassol, o sésamo, alimentos com vitamina B, como a carne, os peixes azuis e os cereais integrais e também as frutas e vegetais frescos. Reduzir a ingestão de pão, doces e alimentos com levedura influenciará também no crescimento do fungo Pityrosporum Ovale, o que pode ajudar a reduzir a caspa.

Como tratar a caspa - Passo 2
3

Uma excelente solução natural para tratar a caspa e eliminar os incômodos, é preparar uma loção misturando 4 colheres de sopa de suco de limão natural com 4 colheres de sopa de vinagre de maçã, ambos os ingredientes ajudarão a combater o fungo e a regular a renovação celular.

Misture-os e massageie o seu couro cabeludo durante 5 minutos, de seguida retire lavando o cabelo como normalmente, usando de preferência um shampoo neutro e livre de parabenos para garantir uma melhoria no problema.

Como tratar a caspa - Passo 3
4

A maçã é conhecida pelas suas propriedades desinflamantes e relaxantes enquanto que o alecrim é um excelente aliado para melhorar a saúde do couro cabeludo e fortalecer o cabelo. Por isso, pode aplicar um tônico feito com estes ingredientes sobre o seu couro cabeludo diariamente com o objetivo de tratar a caspa e melhorar a saúde do seu cabelo.

Coloque a ferver meio litro de água, quando ferver adicione um punhado de alecrim e desligue o fogo, de seguida incorpore dois saquinhos de infusão e deixe repousar durante 10 minutos. Coe, deixe esfriar e aplique no seu couro cabeludo depois do banho, massageando durante 5 minutos. Deixe-o atuar sem remover.

Como tratar a caspa - Passo 4
5

Uma excelente e simples forma de trata a caspa seca consiste em aplicar um pouco de azeite de oliva sobre o nosso couro cabeludo, massageando suavemente e deixando atuar durante toda a noite. Recomenda-se proteger a cabeça com uma touca de banho para evitar que o azeite manche os lençóis, pode repetir todos os dias.

A capacidade hidratante deste ingrediente ajudará a eliminar a secura e a melhorar a aparência do cabelo.

Como tratar a caspa - Passo 5
6

Estas são excelentes soluções para tratar a caspa, mas não são as únicas alternativas com as quais pode contar. Por isso, convidamos você a ler o nosso artigo Como eliminar a caspa com remédios caseiros, com soluções naturais para combater este problema.

No caso da caspa seborreica, recomenda-se consultar um dermatologista para um tratamento médico oportuno. Do mesmo modo, é importante consultar um especialista quando a caspa ocorrer com muita frequência.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a caspa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos

  • A ventilação capilar é muito importante para o couro cabeludo e ajuda na eliminação da caspa.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Guilhermina Diango
Oi. Quantas vezes por .mes devo lavar o meu cabelo,? Sou negra e quanto mais lavo mais caspa aparece e tenho em seguida a queda . o que fasso??
Marcia heloisa da cruz
Gostei muito da informaçao
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcia, muito obrigada valeu :) Continue nos acompanhando :)
Fernanda
Eu tenho caspa desde que me conheço por gente, é um saco ! Se eu coçar a minha cabeça 1 hora direto, vai descascar aquelas películas brancas uma hora direto. Eu não sei o que fazer !
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernanda, aqui encontrará mais alguns truques para acabar com a caspa: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/truques-para-acabar-com-a-caspa-6901.html Obrigada e continue nos acompanhando :)
osmarina
gostaria de saber como tratar destas caspa pois tenho cabelos brancos e pinto todos os meses quando eu pinto no dia seguinte aparece as minha são escama.gostaria de me livra delas me ajude
francisca
oi,o meu filho estar com um problema muita serio de caspa no couro cabeludo,acho até que já virou seborreia,já o levei no médico comprei shampoo eshampos e nada.como devo tratar esse problema?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Francisca, experimente outros remédios caseiros para tratar a caspa disponíveis nesse link: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-eliminar-a-caspa-com-remedios-caseiros-4776.html Espero que dê certo e obrigada pelo seu comentário :)
1 de 5
Como tratar a caspa