Como tratar a coceira na pele

A coceira que às vezes temos na nossa pele pode ser devido a eczemas, psoríase ou urticária, embora também possam contribuir para o aparecimento de coceira no nosso corpo a presença de diabetes, alterações do sangue do nosso corpo por intoxicações alimentares, retenções de urina, prisão de ventre ou retenções de sais na bílis, entre outras causas.

Além disso, certas peças de roupa feitas de tecidos sintéticos ou alimentos como o chocolate e os picantes também podem produzir coceira. Em qualquer caso, continue lendo este artigo de umComo e aprenda como tratar a coceira na pele.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a coceira de uma ferida
Whatsapp 0 Twitter 0 Google +
Instruções
  1. O primeiro passo que deverá levar a cabo será consultar o médico para determinar a origem da coceira, para assim poder tratar a causa diretamente e tentar por fim à coceira de forma definitiva. Além disso, o médico será a única pessoa que poderá sugerir-lhe um tratamento farmacológico para tratar este desconforto, por isso nunca deverá recorrer à automedicação.

    Entre as possíveis causas da coceira ou prurido na pele, podemos destacar:

    • Falta de hidratação na pele;
    • Dermatite, psoríase, rosácea e outras condições cutâneas;
    • Falta de higiene;
    • Sudoração excessiva;
    • Irritação por produtos cosméticos;
    • Reação alérgica;
    • Picadas de insectos;
    • Estresse;
    • Efeito secundário de algum medicamento.
  2. No entanto, existem algumas recomendações que pode seguir para aliviar a coceira na sua pele e sentir-se mais aliviado. Assim, a aplicação de frio sobre a zona em questão pode ser bastante eficiente para sentir menos coceira; embora deva se lembrar que o gelo nunca deverá estar em contato direto com a sua pele, uma vez que poderia provocar queimaduras. Deste modo, deverá optar por compressas frias ou envolver o gelo em um pano limpo.

  3. Do mesmo modo, a camomila é uma planta medicinal com múltiplas propriedades benéficas para a saúde, entre outros, da pele e é por isso que as compressas embebidas na infusão desta erva poderão ajudar a acalmar a coceira.

    Precisará apenas de uma colher de sopa de flores secas de camomila por cada xícara de água, ou recorrer a preparados que encontrará em supermercados prontos para colocar em água fervendo.

  4. A argila verde também é um dos remédios naturais contra a coceira da pele e é por isso que lhe recomendamos preparar cataplasmas para cobrir a zona que lhe está incomodando. Desta forma, ajudará a aliviar os incômodos ao mesmo tempo que reduzirá a inflamação que provavelmente terá provocado ao se arranhar, graças às propriedades anti-inflamatórias da argila.

    Assim, deverá misturar a argila com um pouco de água fria e espalhá-la sobre uma gaze limpa, que será o que deverá aplicar sobre a pele com coceira deixando-a atuar. Pode repetir este procedimento várias vezes ao dia.

  5. Na infinita lista de usos e benefícios da aloe vera, encontramos também o seu poder para aliviar a coceira na pele. O suco ou gel do aloe vera ajudará a hidratar a pele, além de diminuir o inchaço da zona afetada.

    Deste modo, pode optar entre aplicar diretamente a folha de aloe ou fazer um gel de aloe vera para acalmar a coceira, sentirá um alívio quase de forma instantânea.

  6. No caso da coceira persistir e não sentir nenhuma melhoria com estes remédios caseiros, deverá consultar o seu dermatologista ou médico especialista. No caso da origem ser alguma condição ou causa interna, é provável que seja necessário o uso de medicamentos específicos para aliviar a coceira.

  7. Se deseja ler mais artigos parecidos a como tratar a coceira na pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças da pele.

Conselhos
  • Se a coceira não passar, consulte o seu dermatologista.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como tratar a coceira na pele:


6 comentários


02-09-2015 Alima taquidir disse:
Olá. Minha filha de 2 anos anda com problema de comichão no corpo todo. Já fui a vários médicos e até aqui não encontram solução. Ela sente tanta comichão que vai coçando. Só que de tanto coçar vai deitando um certo líquido branco e espessu. Acaba fazendo feridas. Eu parei de usar cremes de lloção, agora ususuário azeite Oliveira. Também tenho dado banho com flocos de aveia para aliviar a comichão. A didica da cebola nnunca havia espermentado. Vou fazer ja
18-04-2015 Joao Santos disse:
Ola gostaria de saber como posso tratar a comichão que sinto na zona do penis e toda a sua volta e aparece umas bolhinhas vermelhas. Ja sinto a comichão a algum tempo e nunca para. Queria que me ajudassem por favor porque é irritante. Aguardo resposta. Obrigado
03-11-2014 virgínia disse:
ja fui ao médico por causa da comichao que provoca borbulha que cossada tira um loiquido branco e deixa ferida se continuar a coçar
03-11-2014 virginia disse:
tomjar banho com agua morna, usar a cebola e argila
12-09-2014 GENTIL VALE disse:
queria saber como posso leminar a comichão no corpo ando ao 1 mês com esta comochao mais a minha esposa igual já fomos a nossa medica e passou um creme KARITE MANGO BACTINEL ---------mandounos por mercurio com agua quente
07-11-2013 domingos rufino disse:
queria saber mais coisas nao so quanto inicio ame cosa nao melargu sem que nao sagro