Eczema

Como tratar do eczema

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar do eczema

Anteriormente o termo eczema era utilizado para qualquer tipo de doença da superfície da pele das pessoas. Mas atualmente delimitou-se seu significado.O eczema deve-se a uma reação alérgica ou fator irritante externo. Existem eczemas de diferentes formas e fases que variam de uma irritação crônica a ocorrências repentinas, mas todas elas sob um padrão de sintomas comum. O eczema caracteriza-se por manchas da pele ressecada e crostas de aspecto escamoso que às vezes podem supurar. Esta supuração produz mau cheiro, queimação e ardor na zona afetada pelo eczema. Existem diferentes remédios para tratar o eczema.A principal causa do aparecimento do eczema é a presença de um sangue em más condições por uma alimentação tóxica.

Vai precisar de:
  • Suco de cenoura.
  • Raiz seca ou bardana de sabor morango.
  • Água.
  • Compressa.
  • Panela.
  • Xícara.
  • Cataplasma de sementes inteiras de linhaça.
  • Bolsa de linho.
  • Frutas frescas.
  • Verduras.
Também lhe pode interessar: Como tratar eczema no bebê
Passos a seguir:
1

É muito importante seguir uma alimentação que contenha o consumo diário de fruta fresca, verduras e salada. A salada pode ser preparada através de uma mistura de diferentes tipos de vegetais: escarola, alface e couve, às quais se acrescenta alho triturado e folhas frescas de dente de leão.

2

É importante tomar duas xícaras diárias de sumo de cenoura antes ou após as refeições. De preferência uma xícara pela manhã e outra pela tarde. Caso não goste do suco de cenoura ou mesmo que goste, também pode preparar outra mistura para tomar diariamente, duas vezes ao dia. Esta consiste em jogar um punhadinho de raiz seca ou bardana de sabor a morango em uma xícara de água morna e deixar repousar durante 10 horas. Passado este tempo deve-se ferver durante um minuto e posteriormente coar para poder ser bebido.

3

Recomenda-se também o tratamento direto do eczema através da aplicação de uma compressa umedecida sobre a zona afetada. Para isso, deve-se ferver um punhado de raiz picada de bardana em meio litro de água durante um minuto. A seguir deve-se deixar em repouso durante 30 minutos e depois já se poderá umedecer a compressa.Deve-se fazer 3 aplicações diárias, deixando a compressa agir sobre o eczema uns 10 minutos por aplicação.

4

Outro remédio que dá bons resultados para o tratamento do eczema consiste em colocar uma cataplasma de sementes inteiras de linhaça dentro de uma bolsa de linho e colocá-la em água fervendo durante uns 10 minutos até que as sementes fiquem inchadas. A seguir deve-se espremer e aplicá-la quente sobre o eczema. Este processo deve ser repetido várias vezes por dia até que a irritação desapareça.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar do eczema, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tratar do eczema