PARTILHAR

Faz mal usar esfoliante todos os dias?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Faz mal usar esfoliante todos os dias?

Nos últimos tempos tem aparecido uma grande quantidade de cosméticos que promovem a esfoliação diária da pele; esfoliar a pele significa eliminar as impurezas e as peles mortas; no entanto, se o fizermos diariamente podemos pôr em risco o nosso rosto. Então, faz mal usar esfoliante todos os dias? Em umComo ajudamos você a responder a esta pergunta. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como aplicar um esfoliante facial

Por que devemos esfoliar a pele?

Esfoliar a pele permite que eliminemos as células mortas que se acumulam em nosso rosto e conseguir que a pele transpire melhor; além disso, ir renovando nossa pele ajuda que as rugas de expressão não adquiram profundidade e as manchas vão perdendo intensidade.

Sabemos que a cada 25 ou 28 dias se regeneram as células da pele, portanto, é neste momento quando teríamos que levar a cabo a esfoliação; no entanto, as grandes marcas de cosméticos lançam produtos destinados à esfoliação diária então surge de novo a dúvida: É bom ou mau usar esfoliante todos os dias?

Esfoliar a pele diariamente

Como já dissemos, as células da pele se regeneram a cada 25 ou 28 dias, portanto não seria recomendável esfoliar a pele diariamente, mas que o recomendável seria fazê-lo no momento da regeneração. No entanto, nossa pele não é como a das serpentes: vamos mudando as células de forma progressiva durante este período.

Devemos ter em conta que esfoliar a pele de uma forma excessiva pode fazer com que se elimine a camada superficial, cuja função é proteger a pele dos raios solares. Assim, se esfoliamos diariamente podemos ficar mais vulneráveis ao sol e produzir queimaduras ou irritações na pele.

Ainda assim, devemos dizer a você que se está pensando em esfoliar a pele todos os dias com um cosmético elaborado para este uso, pode fazê-lo sem problema: a composição destes produtos de beleza está pensada para o uso diário, isto é, que os químicos e a potência que normalmente costuma ter um esfoliante de uso semanal, estão reduzidos para poderem ser usados diariamente.

Agora se você costuma esfoliar o rosto com esfoliantes caseiros, não o faça diariamente porque, como dissemos antes, pode pôr em perigo a saúde de sua pele.

Uso do esfoliante segundo o tipo de pele

Se não vai usar cosméticos feitos para sua esfoliação diária e opta por fazê-lo com remédios caseiros, deve ter em conta estes aspectos que combinam com a tipologia de sua pele.

  • Se você tem a pele seca, é recomendável esfoliar sua pele uma vez a cada 2 semanas.
  • Se você tem a pele oleosa e sem acne, é recomendável esfoliar seu rosto 1 vez por semana.
  • Se você tem a pele oleosa com acne, é recomendável ver um médico para que lhe recomende as regras a seguir adaptadas às necessidades de sua epiderme.
  • Se você tem a pele mista, recomenda-se que as zonas mais gordurosas sejam esfoliadas 1 vez por semana e as mais secas 1 vez a cada 2 semanas.

Recomendações para esfoliar sua pele

Diante da pergunta se faz mal usar esfoliante todos os dias, a resposta é que depende do produto que esteja usando: se usa um cosmético preparado para este uso, pode esfoliar sua pele diariamente; se, pelo contrário, usa um esfoliante natural, o recomendável é esfoliar sua pele, no máximo, 1 vez por semana (dependendo do tipo de pele que tiver).

Não deve esfoliar sua pele se estiver irritada ou se tiver alguma ferida.

Também não é recomendável esfoliar áreas delicadas do corpo como o peito, o contorno dos lábios e olhos ou os seios.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal usar esfoliante todos os dias?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Faz mal usar esfoliante todos os dias?
Faz mal usar esfoliante todos os dias?

Voltar ao topo da página ↑