As causas do cabelo seco

Por que meu cabelo é tão seco

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 fevereiro 2020
Por que meu cabelo é tão seco
Imagem: eluniversodemartina.com

Muitos são os fatores que podem maltratar seu cabelo, desde o secador e a chapinha até ao xampu que utiliza podem estar afetando a composição de seu cabelo e tornando-o seco e maltratado. O melhor que pode fazer para remediar esta situação é identificar quais são as causas de seu problema e lhes dizer adeus. Para consegui-lo com êxito, neste artigo de umComo revelamos por que seu cabelo é tão seco.

Também lhe pode interessar: Como tratar o cabelo seco e danificado

Passos a seguir:

1

A causa mais comum do cabelo seco são as tinturas e a descoloração. Qualquer intervenção química que modifique a cor de seu cabelo afeta sua estrutura natural e no caso das mechas, reflexos ou tinturas, elas modificam a produção de proteína, fazendo com que seu cabelo fique fraco, quebradiço e sedento de hidratação, portanto você deve nutri-lo com tratamentos e banhos de cremes especiais para conseguir lhe devolver sua vitalidade, infelizmente este processo leva tempo.

Por que meu cabelo é tão seco - Passo 1
Imagem: beautymarket.es
2

Ter o cabelo liso e querê-lo ondulado, ou tê-lo encaracolado e querê-lo liso também prejudica seu cabelo. E qualquer tratamento que modifique a onda de seu cabelo é um tratamento abrasivo para sua estrutura, a qual sofre uma mudança tão drástica que seu cabelo nunca volta a ser o mesmo, isto é, ele muda completamente. Alisado japonês, queratina brasileira, permanente e qualquer tratamento que ofereça uma mudança radical, ressecarão e debilitarão ao máximo seu cabelo quando tiver passado seu efeito mágico. Neste caso, há duas opções: continuar com o tratamento para que pareça sempre "perfeito" ou tentar resgatá-lo parando qualquer aplicação química ou quente, e nutrindo-o com produtos profissionais.

Por que meu cabelo é tão seco - Passo 2
Imagem: cuidadodelapiel.com
3

Outras razões pelas quais seu cabelo está tão seco são a chapinha e o secador. Embora sejam os amigos ideais para conseguir o visual que tanto gosta, se não sabe usá-los ou utiliza-os na temperatura máxima, podem queimar seu cabelo e, portanto, ressecá-lo e debilitá-lo até quebrar. Alterne o uso da chapinha, não deveria usá-la mais de uma vez por semana, e seque seu cabelo quando estiver úmido na temperatura média do secador.

Por que meu cabelo é tão seco - Passo 3
Imagem: Mlv-s2-p.mlstatic.com
4

Também há causas silenciosas que podem estar secando seu cabelo. São muitos os medicamentos que podem estar atuando sobre seu cabelo, e não positivamente. Pílulas anticoncepcionais, anticonvulsivos, antidepressivos e comprimidos para a osteoporose e a menopausa podem alterar a saúde de seu cabelo. Identifique se o ressecamento de seu cabelo coincide com um novo tratamento médico e consulte seu médico.

Por que meu cabelo é tão seco - Passo 4
Imagem: Cdn.noticiaaldia.com
5

À medida que envelhecemos, o cabelo vai perdendo sua vitalidade, proteína e o folículo vai perdendo sua cor, dando as boas-vindas aos cabelos brancos. O cabelo branco é um cabelo praticamente seco, não tem vitaminas e por isso é tão rebelde. Se está em uma idade madura, esta pode ser a causa principal de que seu cabelo esteja tão seco e o mais recomendável é começar a utilizar produtos especializados para cabelos brancos, que embora não o salvarão, farão parecer mais brilhante e saudável.

Por que meu cabelo é tão seco - Passo 5
Imagem: mujer.linio.com.co
6

Outra causa comum do cabelo seco são as mudanças hormonais. A diminuição ou aumento de produção de hormônio da tireoide, transtornos da insulina, a menopausa, a gravidez e a puberdade podem originar mudanças drásticas em seu cabelo como o ressecamento, perda do mesmo, diminuição do brilho, mudança na forma e textura e até produção excessiva de gordura. Consultar seu médico é a melhor opção para encontrar a solução.

Por que meu cabelo é tão seco - Passo 6
Imagem: Lapatilla.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cabelo é tão seco, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: eluniversodemartina.com
Imagem: beautymarket.es
Imagem: cuidadodelapiel.com
Imagem: Mlv-s2-p.mlstatic.com
Imagem: Cdn.noticiaaldia.com
Imagem: mujer.linio.com.co
Imagem: Lapatilla.com
1 de 7
Por que meu cabelo é tão seco