Dar brilho ao cabelo

Por que meu cabelo não brilha

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 abril 2020
Por que meu cabelo não brilha

Um cabelo brilhante e luminoso é sinônimo de um cabelo saudável, forte e bem cuidado, além de um elemento muito apreciado na imagem de uma mulher. No entanto, nem sempre nosso cabelo brilha tanto quanto gostaríamos e às vezes parece mais opaco e apagado, quer saber por quê? Ao contrário do que podemos pensar, a falta de brilho capilar pouco tem a ver com a limpeza diária, mas sim com alguns fatores externos. Descubra no seguinte artigo de umComo a resposta a por que meu cabelo não brilha.

Também lhe pode interessar: Como fazer banho de brilho nos cabelos

Passos a seguir:

1

Uma das causas principais da perda de brilho do cabelo tem a ver com o estado da água com a qual você lava seu cabelo frequentemente. De maneira mais acentuada em algumas cidades que em outras, a água é bastante dura devido ao depósito de cálcio da mesma, o que provoca uma deterioração progressiva da cutícula do cabelo. Isto faz com que a estrutura capilar seja alterada e o cabelo perca brilho e pareça mais opaco.

Por que meu cabelo não brilha - Passo 1
2

Tanto a poluição como o estresse são fatores que afetam aparência do cabelo alterando seu estado natural e diminuindo brilho e luminosidade. A poluição ambiental provoca que se fixem elementos agressivos sobre o cabelo que o apagam, e como acontece com o estresse, são produzidos radicais livres que afetam o bulbo piloso ocasionando que o cabelo não fique tão saudável e brilhante.

3

Como sabemos, o sol é um dos grandes inimigos do cabelo, já que, além de ressecá-lo, propicia também a formação de radicais livres. Os raios UV danificam as escamas do cabelo e com o tempo a luz não reflete com todo seu esplendor na cabeleira. É por isso que, do mesmo modo que você protege sua pele antes de se expor ao sol, deve usar um protetor solar capilar para evitar que o cabelo perca vida e pareça maltratado. Descubra mais detalhes no artigo Como proteger o cabelo do sol.

4

Outro dos fatores que dá resposta com frequência à pergunta de por que meu cabelo não brilha é o maltrato contínuo sofrido pelas fibras capilares. Assim, o uso excessivo de secadores e chapinhas para cabelo, as tinturas constantes e os componentes químicos de muitos dos produtos ou xampus utilizados, causam danos irreversíveis nas cutículas e provocam que o cabelo quebre com mais facilidade e não fique tão brilhante e saudável.

Para evitar este tipo de danos sobre seu cabelo, você pode encontrar boas soluções nos seguintes artigos de umComo:

Por que meu cabelo não brilha - Passo 4
5

Quando você notar que seu cabelo perdeu o brilho natural e não está tão luminoso, aconselhamos você a colocar em prática os conselhos do artigo Truques para ter um cabelo brilhante, que ajudarão você a embelezar o cabelo e a hidratá-lo ao mesmo tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cabelo não brilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que meu cabelo não brilha