Cuidar do cabelo no verão

Por que o cabelo clareia no verão

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que o cabelo clareia no verão

Já aconteceu, após tomar sol ou durante o verão, o seu cabelo ficar mais claro do que o habitual? Isto é algo que acontece frequentemente, uma vez que há fatores externos que, em função da cor natural de nossos fios, faz com que estes fiquem mais ou menos claros ou com alguns reflexos naturais. Também podemos notar este efeito nos cabelos tingidos ou até mesmo uma alteração de tonalidade. Se quiser saber por que o cabelo clareia no verão e de que forma você deve cuidar dele nesta estação do ano, continue lendo este artigo de umComo.

Índice

  1. Por que o cabelo clareia no verão: o sol
  2. Por que o cabelo clareia no verão: o cloro e a água do mar
  3. Cuidados para o cabelo no verão

Por que o cabelo clareia no verão: o sol

Sem dúvida, o sol é o agente externo que mais clareia os cabelos no verão, uma vez que a combinação das radiações solares com o oxigênio do ar provoca a oxidação dos grânulos de melanina, que é o pigmento responsável pela cor dos cabelos, dando lugar ao aparecimento dos chamados reflexos naturais. Isto ocorre com muito mais intensidade nos cabelos naturais (especialmente em loiros e brancos) que não tenham sido submetidos a tinturas, mechas, colorações, etc., ainda que os cabelos tingidos também sejam afetados, desbotando mais rápido e, inclusive, em muitas ocasiões, produzindo mudanças em sua tonalidade.

A incidência dos raios UV nos cabelos não afeta apenas a coloração dos fios, como também prejudica a sua resistência, fazendo com que estes fiquem bem mais frágeis e quebradiços.

Por que o cabelo clareia no verão - Por que o cabelo clareia no verão: o sol

Por que o cabelo clareia no verão: o cloro e a água do mar

Além do sol, outros fatores externos que clareia o cabelo no verão são o cloro das piscinas e a água do mar. Ambos afetam de forma negativa a queratina dos cabelos oxidando-a, fazendo com que o seu tom natural varie para um mais claro e que comece a ficar mais ressecado, áspero e danificado.

O cloro da água das piscinas é extremamente prejudicial para os cabelos tingidos, uma vez que pode modificar muito a coloração, fazendo com que, por exemplo, o cabelo adquira um ligeiro tom esverdeado ou alaranjado muito pouco favorecedor. Por isso, é fundamental utilizar uma touca de borracha, cuidar bem dos cabelos e lavá-los logo que possível após o banho de mar ou piscina.

Definitivamente, a razão do clareamento dos cabelos no verão se deve ao fato dos cabelos ficarem bem mais debilitados e menos saudáveis do que no inverno.

Por que o cabelo clareia no verão - Por que o cabelo clareia no verão: o cloro e a água do mar

Cuidados para o cabelo no verão

Se deseja que seu cabelo tenha uma aparência saudável, forte e radiante no verão e que os agentes externos anteriores não o danifiquem em excesso, siga os seguintes conselhos:

  • Antes de se expor ao sol, proteja seus cabelos aplicando um spray capilar com proteção solar. Caso os seus cabelos sejam tingidos, escolha protetores solares capilares específicos para manter a sua cor intacta e em bom estado por mais tempo.
  • Inclua em sua necessaire de praia um condicionador sem clareador e aplique-o sobre os cabelos úmidos após o banho. Assim, manterá os cabelos sempre hidratados.
  • Utilize na lavagem, xampus, condicionadores e máscaras nutritivas reparadoras e com filtro UV integrado.
  • Não abuse de secadores ou pranchas alisadoras, é preferível deixar o cabelo secar ao ar livre.
  • Se seu cabelo estiver muito castigado ou danificado, avalie a possibilidade de adquirir um sérum capilar.
  • Não se esqueça de restaurar os seus cabelos ao finalizar o verão com um bom corte de pontas. Assim estará perfeito para o inverno!
Por que o cabelo clareia no verão - Cuidados para o cabelo no verão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que o cabelo clareia no verão, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Por que o cabelo clareia no verão