Aumento do colágeno na pele

Alimentos para produzir colágeno

Alimentos para produzir colágeno

O colágeno é uma proteína que está presente em todas as principais estruturas do corpo, tais como ossos, tendões e ligamentos, e também é um elemento muito essencial para manter uma pele saudável, jovem e bonita. Com o tempo e devido a mudanças hormonais é normal que o colágeno diminua e comprovemos os efeitos disso no estado da nossa pele, que pode ficar mais flácida, menos flexível e parecer envelhecida. Por isso, é imprescindível seguir uma dieta equilibrada que nos ajude a aumentar os níveis de colágeno no organismo. Preste atenção ao seguinte artigo de umComo para descobrir como fazer e quais são os melhores alimentos para produzir colágeno.

Também lhe pode interessar: Como produzir colágeno
Passos a seguir:
1

Por que o colágeno é importante para a pele? Você deve saber que o colágeno forma a maior parte da derme e que, entre muitas funções, é essencial para criar uma barreira protetora que a mantém afastada de substâncias tóxicas e agentes externos contaminantes que a possam danificar. Além disso ajuda a manter a elasticidade, flexibilidade e firmeza dos tecidos da pele preservando sua juventude e minimizando a ação dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento.

Descubra bem mais no artigo Quais são os benefícios do colágeno; você verá que esta proteína não só ajuda a melhorar o aspecto da sua pele mas também é fundamental para favorecer seu estado de saúde e bem-estar geral.

Alimentos para produzir colágeno - Passo 1
2

Entre os alimentos para produzir colágeno encontramos como destacáveis as frutas com um alto conteúdo de vitamina C como: laranja, mexerica, limão, toranja, kiwi, mamão, uva roxa, mirtilo, morango e framboesa. Este nutriente é um poderoso antioxidante que ajuda a combater a atuação dos radicais livres no organismo, e por isso é excelente para favorecer a juventude da pele e evitar que fique flácida de forma prematura. Além disso, a vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a melhorar o processo de cura da pele.

Alimentos para produzir colágeno - Passo 2
3

No grupo dos vegetais, as melhores opções para aumentar a produção de colágeno no organismo são aqueles que também são ricos em vitamina C, vitamina K e antioxidantes. É por isso que se deseja manter sua pele bonita e saudável por muito tempo, na sua dieta não devem faltar verduras como o brócolis, os repolhos, o espinafre, a beterraba, a berinjela, a escarola e a couve-flor. Inclua ainda o consumo de tomate natural, já que foi demonstrado que graças ao seu conteúdo de licopeno este alimento é perfeito para proteger as células da pele e favorecer a produção de colágeno.

Alimentos para produzir colágeno - Passo 3
4

Os alimentos que proporcionam uma boa dose de ômega 3 são bons aliados para aumentar os níveis de colágeno. Assim, ingredientes como o salmão, o atum, o arenque, os óleo vegetais, as nozes, as castanhas-de-caju, as amêndoas e o pepino ajudarão a ter uma pele bem mais hidratada, bonita, firme e luminosa. E não é só isso! Também são bons para reduzir o risco de contrair doenças cardiovasculares e reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue.

Alimentos para produzir colágeno - Passo 4
5

Alguns produtos de soja como o leite ou o queijo de soja contêm genisteína, que é uma substância química que tem a capacidade de estimular o organismo para produzir colágeno e, ainda, atua como bloqueador das enzimas que destroem a elasticidade e flexibilidade da pele. Incorpore este legume em sua alimentação e aproveite todos os benefícios que sua composição nutricional pode dar a você.

Alimentos para produzir colágeno - Passo 5
6

O enxofre é um mineral essencial para a síntese do colágeno e da queratina no organismo, por isso uma carência do mesmo poderia causar uma verdadeira debilidade tanto na pele como no cabelo e unhas. É por isso que os ingredientes ricos em enxofre não podem faltar na lista de alimentos para produzir colágeno, e entre eles destacam-se a banana, o frango, o pato, o tofu, o coco, o mamão e o aipo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para produzir colágeno, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Cristini
Amei a matéria!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cristini! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Ariclenia
Comprei colágeno hidrolizado é bom para tomar no leite da resultado
1 de 6
Alimentos para produzir colágeno