Aumento do colágeno na pele

Como aumentar a produção de colágeno e elastina

Como aumentar a produção de colágeno e elastina

O combate contra o envelhecimento começa desde uma idade precoce, em particular no caso das mulheres, que estão constantemente à procura de novos aliados para se manterem bonitas e saudáveis. Não se trata apenas de cuidar da nossa pele, o que comemos também influencia, por isso em umComo.com.br damos-lhe todas as dicas que deve ter em conta para que saiba como aumentar a produção de colágeno e elastina na sua pele e parecer jovem e saudável todos os dias.

Passos a seguir:
1

O colágeno e a elastina são duas proteínas que desempenham papeis importantes no nosso corpo. À medida que envelhecemos, a nossa pele vai perdendo firmeza e elasticidade, o colágeno e a elastina são os responsáveis por trazer aos nossos tecidos estas propriedades, de aumentar a sua produção, para ter uma pele bonita e em bom estado.

2

A nossa alimentação é fundamental para conseguir aumentar a produção destas duas proteínas, pois existem determinados alimentos que nos poderão ajudar a combater o envelhecimento precoce e a parecer mais jovem. Para isso, deverá incorporar alimentos que aumentem a produção de colágeno e elastina e que a ajudem a neutralizar os elementos nocivos para a sua pele. Os antioxidantes são um dos alimentos chave, uma vez que diminuem a produção de radicais livres responsáveis pelo envelhecimento prematuro e de doenças como o câncer. Poderá encontrá-los em frutas, vegetais de folhas verdes como o espinafre, o brócolo ou a beterraba branca, nos legumes ou nos cereais integrais. Entre no nosso artigo e saiba mais sobre os alimentos ricos em antioxidantes.

Como aumentar a produção de colágeno e elastina - Passo 2
3

As vitaminas e nutrientes são necessários para produzir colágeno e elastina, mas a vitamina C é uma das mais valorizadas pela sua enorme quantidade de antioxidantes e por ser fundamental para a produção de colágeno, que lhe dará maior firmeza na pele. Os frutos cítricos como os morangos, a laranja e o kiwi e os vegetais de folhas verdes são ricos em vitamina C, por isso deve inclui-los na sua dieta se quiser ter uma pele mais jovem.

Como aumentar a produção de colágeno e elastina - Passo 3
4

Outra vitamina essencial é a vitamina E, não é por nada que é considerada uma das mais importantes quando se trata da beleza da pele. Este nutriente influencia na produção de colágeno e elastina, favorece a cicatrização e melhora a aparência da nossa pele. Pode encontrá-la em alimentos como os óleos vegetais, a gema de ovo, o fígado, as carnes vermelhas, o tomate, os vegetais verdes e as frutas como o kiwi, a maçã ou o pêssego.

5

O zinco nunca pode faltar na sua dieta, pois intervém na síntese do colágeno e na elastina, mantendo as fibras em bom estado, além disso também é um grande antioxidante pelo que os seus contributos para a sua pele serão ótimos. Alguns alimentos ricos em zinco são o marisco, o peixe, as carnes vermelhas, a gema de ovo, o fígado, os legumes, a sopa e os cereais integrais.

6

Já comprovou a importância de uma dieta saudável e equilibrada na produção de colágeno e elastina, mas o cuidado externo da pele também é fundamental. Uma das coisas que deverá realizar é uma esfoliação facial, este processo ajuda a eliminar as células mortas e a regenerar novas, o que favorece a aparência da pele e estimula a produção destas proteínas. Por isso, certifique-se que entre uma a duas vezes por semana esfolia a sua pele, dependendo do seu tipo de pele. Para esfoliar a sua pele poderá utilizar produtos comerciais ou produtos naturais como os que referimos no nosso artigo Quais são os melhores esfoliantes naturais.

Como aumentar a produção de colágeno e elastina - Passo 6
7

A tecnologia e o desenvolvimento de cremes faciais com fórmulas para combater o envelhecimento não passa despercebida a ninguém, por isso no momento de escolher os seus produtos certifique-se de que são ricos em colágeno, retinol e vitamina C. Não se esqueça de usar um creme para o dia e outro para a noite, especialmente nas zonas propensas à formação de rugas como o contorno dos olhos e os cantos da boca. Além disso, nunca se esqueça de aplicar o seu creme hidratante no rosto completamente limpo e livre de maquiagem.

Como aumentar a produção de colágeno e elastina - Passo 7
8

Proteja a sua pele dos raios solares, pois isso não lhe irá ajudar a aumentar a produção de colágeno e elastina, mas sem dúvida evitará os danos causados pelos raios UV e UVA que podem ser os responsáveis pelas manchas na pele, rugas prematuras e em casos mais graves câncer. Não se esqueça de dar à sua pele o cuidado que merece, se quer ter uma pele saudável e bonita ano após ano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar a produção de colágeno e elastina, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Neuseli Vasconcelos
Boa Tarde, gostaria de saber se tomar colágeno hidrolisado todos os dias provoca prisão de ventre.
A sua avaliação:
regina
quero receber informações sobre pele, saúde, cabelo. Isso me interessa muito. Gostei muito dessa matéria e suas apresentações.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Regina! Que bom saber que as informações foram do seu agrado! Temos matérias sobre esses temas todos, está procurando por alguma coisa em específico? Também pode fazer a sua pesquisa utilizando o campo de busca do site.
A sua avaliação:
NILDA LUIZA DE FREITAS luiza de freitas
Alimentação diaria
Neusa Batista
Compro colágeno em pó na farmácia. Já tomei 700 gramas. ;Gostaria de saber por quanto tempo devo tomar e a quantidade necessária de colágeno. Tenho 68 anos e algumas rugas na face.
teresinha Oliveira9
Tenho problemas com cicatrizes.hipertroficas e queloides estou para fazer uma cirurgia(mamoplastia)gostaria que me aconselha se para prevenir o que devo fazer
Vera lucia da silva
Tenho mais de 55 anos.ten a pele muito flacida e com rugas me indque um creme com colageno e elastina.e cápsula para tomar urgente??
Josete Cordeiro (esteticista)
Olá Vera Lúcia! Só com cremes, vc não conseguirá resultados, pois nosso corpo a partir + ou - dos cinqüenta anos a produção de colágeno baixa para 30%! O ideal seria você fazer uma reposição de colágeno através da terapia com radiofrequência, que promove a indução de colágeno. Aí sim vc pode ajudar tomando diariamente a noite um colágeno hidrolisado, que pôde ser em forma de cápsulas ou Saches que irá diluir em um copo médio de água e tomar antes de deitar a noite p dormir... Uma boa hidratação tomando diariamente 2,5l de água tb e de suma importância. E melhorar a alimentação diária! Fuja do açúcar pois ele destrói as proteínas de colágeno essencial p saúde da pele e p manter uma pele jovem!
Walter Munerat
Sou Walter, estou com 60 anos, minha pele é muito fina, praticamente um papel, e quando me corto, ela rasga,,, acredito qe estou com nível baiximo de colágeno,,, qual o conselho de vcs?!
Christiane Diniz
Adorei essa matéria!! Além dos alimentos seria interessante tomar aquelas drágeas que contém todas elas.De A a Z ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Christiane, que bom saber que foi do seu agrado! Essas vitaminas são sempre boas, no entanto é sempre bom pedir opinião à sua médica.
nara cecilia poletto
adorei tos os comentarios
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Nara, obrigada pelo seu comentário :)
Patricia
eu adorei td isso que li gostaria de saber com faço para aumentar a produçao de colágeno obrigada !
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Patricia, muito obrigada pelo seu comentário valeu :)
Terezinha A Santana
eu gostei muito, só uma duvida eu tem 60 anos e faz pouco tempo que estou usando colágeno vale apena continuar? obrigado;gostaria que me indicasse um creme bom para rugas expressão dos olhos e boca.
simone
Bom dia! Gostaria que me indicasse um creme bom para rugas de expressão ao redor dos olhos e boca.
Sara
Maisa obrigada pelo comentário! Valeu :)
1 de 5
Como aumentar a produção de colágeno e elastina