Bolhas

Como curar as bolhas nas mãos e pés

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 julho 2018
Como curar as bolhas nas mãos e pés
Imagem: daviddarling.info

A fricção com certos objetos pode produzir atrito em nossa pele, então frente a esse cenário, o corpo, como mecanismo de defesa e para curar a ferida, gera uma bolha, uma borbulha geralmente cheia de água que pode ser muito incômoda. O uso de certas ferramentas ou o levantamento de pesos sem luvas pode gerar bolhas nas mãos, enquanto que as bolhas dos pés são produzidas por caminhar muito com sapatos inadequados. Mas este problema tem solução, em umComo.com.br explicamos como curar e evitar as bolhas nas mãos e pés de forma simples.

Também lhe pode interessar: Como tratar bolhas nos pés
Passos a seguir:
1

Para evitar bolhas nas mãos, o melhor é protegê-las com luvas adequadas cada vez que vamos trabalhar com materiais que possam produzir atrito, como por exemplo verdadeiros tipos de madeira, metais, ferramentas ou pesos. A repetição de um mesmo movimento roçando a pele produz atrito mais rápido do que você pensa, tendo como resultado as bolhas incômodas. Por isso, previna-se antes que ocorra.

2

O caso das bolhas nos pés requer várias medidas preventivas. A primeira delas, e isto aplica especialmente às garotas, é não comprar sapatos apertados. Aqueles modelos que apertam nossos pés ou geram dores em qualquer ponto quando os experimentamos devem ser descartados. Na loja, experimente os sapatos e caminhe um pouco com eles, é fácil notar em que ponto são incômodos. Se forem, descarte-os de imediato.

3

Há certos tipos de sapatos, como tipo bailarinas, que costumam machucar nas primeiras vezes de uso, até que estiquem um pouco. Para evitar as bolhas, folgue-os bem em casa usando meias, ou quando andar na rua proteja os pontos sensíveis (parte traseira do calcanhar, parte dianteira perto do dedo pequeno e da área do joanete) com band-aid. Lembre-se de escolher sapatos de qualidade, de preferência de couro, para permitir que seus pés respirem, evitando o mau cheiro.

4

Se planeja fazer uma viagem que exige caminhar muito, com atividades como caminhada, leve alguns sapatos confortáveis e adequados para este percurso.

5

Se por qualquer motivo surgir uma bolha e desejar curá-la o quanto antes o primeiro a fazer é eliminar o líquido que se encontra em seu interior. Desinfete uma agulha com álcool e depois faça um furo delicado na bolha. Pressione um pouco se necessário até que todo o líquido saia.

6

Lave a área da bolha com água e sabão neutro de forma delicada. Não retire a pele criada na área, pois este é o mecanismo de nosso corpo para proteger a ferida; se arrancá-la, a pele ficará em carne viva e as dores serão maiores.

7

É bom colocar um pouco de creme cicatrizante na pele, sobretudo se a bolha estiver em uma área muito exposta como as mãos. Depois tampe a ferida com band-aid, lembre-se de mudá-lo todos os dias e lavar a ferida com água e sabão neutro ao tomar banho.

8

Dependendo de seu tamanho, da fricção produzida e dos cuidados, as bolhas podem infeccionar. Se usar um creme cicatrizante com antibiótico é pouco provável que infeccionem, mas se depois de alguns dias perceber que a ferida está vermelha, com pedaços amarelados, se doer ou coçar, é possível que esteja infeccionada. Nesse caso o melhor é ir a uma farmácia ou ao médico para obter um tratamento adequado.

9

Lembre-se que enquanto tiver a bolha, o mais recomendável é evitar a atividade ou os sapatos que tenham gerado o atrito. Se não for possível, ao menos proteja muito bem a área para prevenir novas bolhas ou piorar as existentes.

Sugestão: Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar as bolhas nas mãos e pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: daviddarling.info
Como curar as bolhas nas mãos e pés