Tendências da Moda Feminina

Como escolher os sapatos para um vestido

Como escolher os sapatos para um vestido
Imagem: viajar.nacionvirtual.com

Em muitas ocasiões, surge-nos a dúvida de que calçado usar com um determinado vestido ou para determinada ocasião. A verdade é que não há regras escritas que devam ser cumpridas e funcionem em todos os casos, mesmo que existam sim algumas considerações que deveremos ter em conta para conseguir um look fantástico. Neste artigo de umComo oferecemos alguns conselhos sobre como escolher os sapatos para um vestido.

Também lhe pode interessar: Que sapatos usar com um vestido verde azulado

Índice

  1. A depender da ocasião
  2. Vestido longo ou curto
  3. Cor
  4. Estampados
  5. Saltos, sim ou não?
  6. Outros acessórios

A depender da ocasião

Uma das primeiras coisas que deveremos ter em conta na hora de escolher os sapatos para um vestido será o tipo de evento ou ocasião de que se trata. Isto é, não será a mesma escolha de calçado para uso diário ou situações informais, caso se trate de um ato formal ou com código de vestimenta. A seguir te deixamos nossos artigos referentes aos dress code para você saber o que deve usar a depender do grau de formalidade:

- O que é um código de vestimenta de coquetel

- O que é um código de vestimenta semi-formal

- O que é um código de vestimenta formal

Como escolher os sapatos para um vestido - A depender da ocasião

Vestido longo ou curto

Além disso, os sapatos também poderão variar em base ao comprimento do vestido; acontece que ainda que não exista uma norma geral, os vestidos curtos não costumam ser usados com sapatos fechados ou tipo salão. No caso dos vestidos longos até os pés, recomenda-se usar saltos para não pisá-los, ainda que também seja possível vesti-los com sapato baixo.

Como escolher os sapatos para um vestido - Vestido longo ou curto

Cor

Na hora de escolher os sapatos, o que você deverá ter sempre em conta será a cor do vestido para poder assim fazer a melhor escolha. Não será necessário que o vestido e os sapatos sejam da mesma cor, mas sim combiná-los corretamente. Algumas cores são sempre mais difíceis de combinar, por isso em umComo oferecemos a vocês alguns conselhos:

- Que sapatos usar com um vestido vermelho

- Que sapatos combinar com um vestido azul elétrico

- Que sapatos combinar com um vestido amarelo

- Como combinar um vestido roxo

Como escolher os sapatos para um vestido - Cor

Estampados

Por outro lado, também existe a possibilidade de escolher sapatos estampados se seu vestido permitir. Isto quer dizer que caso se trate de um vestido liso e/ou simples, poderemos combiná-lo com sapatos estampados ou vistosos, enquanto que se se trata de um vestido sobrecarregado - com contas, babados, etc, optaremos por sapatos discretos e que não tirem o protagonismo do vestido.

Como escolher os sapatos para um vestido - Estampados

Saltos, sim ou não?

A decisão final de optar ou não por sapatos de salto será unicamente sua, já que você deverá ponderar se se trata de uma boa opção. Além do tipo de ocasião -já que as mais formais quase sempre exigirão o uso de saltos- você também deverá ter em conta fatores como o lugar aonde você vai, as horas que você deverá passar de pé, a capacidade de tolerância que você tenha para usar salto alto... Se você não for se sentir cômoda com sapatos de salto, procure um calçado baixo que combine com seu vestido. Ou sempre existe a opção de combinar os dois e, quando você se cansar dos saltos altos, trocá-los pelos baixos.

Como escolher os sapatos para um vestido - Saltos, sim ou não?

Outros acessórios

Para conseguir combinar corretamente os sapatos com o vestido, não poderemos esquecer o resto dos complementos. Não será necessário que, por exemplo, os sapatos e a bolsa sejam da mesma cor, mas deveremos conseguir que alguns acessórios não desentoem do resto, e que o todo forme uma combinação perfeita.

Como escolher os sapatos para um vestido - Outros acessórios

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher os sapatos para um vestido, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
302 comentários
cassia
Boa noite! Help vou a um show e gostaria de usar um vestido curto tomara que caia .Mas nesse caso tenho q escolher um sapato confortável ,preciso de ajuda.Obrigada! Cassia
Eva
Minha formatura sem festa vou usar um vestido marsala com estrasse bem pequeno posso usar uma sandália na cor nude?
Cristiana Maria da silva
Oi bom dia eu quero sabi se um vestido com as estampa de vinho com amarelo claro combina com sapato vinho ou eu tenho que colocar sapato de outra cor?
marcia tosi
vou em um casamento com um vestido tomara que caia bege em estampas floridas com bordado de rendas brancas na frente do peito e o vestido era longo e cortei ficou longuete mas na frente e atrás mais comprido qual sapato devo usar fechado ou aberto e a cor?
RITA KUNC
Olá! Vou a um casamento em outubro no campo às 10h30 da manhã. Meu vestido é na altura dos joelhos na cor marsala, e somente o busto é de renda guipir. O traje será casual chique. A sandália que será de salto quadrado (por causa do gramado) médio ou baixo, deverá ser que cor? Se eu optar por cores nudes, uma clutch tem que ser no mesmo tom:? Ou uma clutch cru combinaria com qq tom nude? Obg
A sua avaliação:
Roberta
Olá! Irei a um casamento com um vestido curto (altura dos joelhos) azul escuro/marinho de renda, que tipo e cor de calçado me recomendaria? Obrigada!
francisca noelia barbosa
Eu tenho um sapato fechado dourado, não tem salto eu ganhei de presente, gostaria de saber com qual cor de roupa combina?
Editor umComo.com.br
Oi Francisca! O dourado combina muito bem com branco, preto e verde.
Tatiana
Olá vou em uma formatura com um vestinho vinho paete curto, porem comprei uma sandalia vinho só que a cor dela puxou para o roxo teria algum problema, não ser exatamente o mesmo tom do vestido?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Tatiana! Isso vai depender da variação do tom, se for uma diferença mínima então não haverá problema, agora se for mais para o roxo, aí talvez não seja a melhor opção. Obrigada pelo seu comentário!
fatima
eu gostaria de saber o que combina mais com um vestido preto curto e que eu vou numa festa da minha empresa a noite ai eu quero saber o que combina mais se um sapato ou e um sandalia de salto alto . desde ja agradeço a atenção
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fatima! Se é uma festa de empresa, presumo que formal, talvez seja melhor usar um sapato, é mais elegante e formal para o evento em questão. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Lia
Irei na minha formatura com um vestido azul "bic" longo. Sapato fechado ou sandália? E qual cor?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lia! Você pode ir tanto com sapato fechado ou sandália, pois existem vários modelos de sandálias bem elegantes para um evento formal. A única coisa que tem de ter em conta é que o sapato seja de salto alto, pois como o vestido é longo é o que combina melhor. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
márcia selma
boa noite!optei por um vestido longo d fim d ano mas ñ consigo escolher o calçado sandalha, sapato e a cor,o vestido é linza com um detalhe branco no decote atras ele fica traçado,me ajudem
A sua avaliação:
Roberta França
Vou na minha formatura com um vestido branco, optei por um vestido mais neutro, curto e rodado, único detalhe são o aplique de algumas pérolas no peito. Não sei que cor de sapato usar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Roberta! Com um vestido branco tem a vantagem de poder usar qualquer cor de sapatos, mas a minha recomendação é que aposte numa cor forte e que se destaque no branco. Depois pode combinar com uma bolsa do mesmo tom para dar um pouco de vida ao look. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
palmir
vestido de estampa de oncinha,qual a cor de sapato combina, cor vinho combina?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Palmir! Combina sim, também pode optar por um sapato bem vermelho e usar uma bolsa do mesmo tom. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Melina
Olá boa noite! Tenho uma dúvida, seria madrinha é o meu vestido será azul royal. Qual sapato e qual cor poderei usar??E se posso usar salto baixo, já que não sei andar de salto?? Desde já agradeço.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Melina! Você pode combinar o seu vestido azul com uns sapatos nude, pretos, prateados, dourados ou então apostar em combinações mais ousadas e arrojadas como sapatos vermelhos. Depois só tem de combinar com uma bolsa do mesmo tom para conseguir harmonia no look. E claro que pode ir de salto baixo, hoje em dia existem sapatos de salto baixo bem elegantes. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
verônica
olá, meu vestido e goiaba curto com rendas nas costas. Posso usar uma sandalia um pouco acima do tornozelp dourada com strass ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Verônica! Pode sim, fica uma combinação lindíssima! Depois pode usar uma bolsa do mesmo que a sandália. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
veronica
Oi Sara obrigada pela resposta, qual cor de acessório posso usar com esse vestido goiaba e sandália dourada?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Veronica! Como vai usar uma sandália dourada, eu recomendaria que usasse bijuteria também dourada, assim conseguirá um look bem em harmonia. Obrigada!
A sua avaliação:
Mariane Montenegro Novo
Oi, qual melhor modelo e cor de sapato para usar com um vestido estampado longo para um casamento em um hotel fazenda a tarde?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mariane! O vestido é de que cor?
A sua avaliação:
suzete tique
Que sapatos usar com um vestido salmao
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Suzete! Com vestido salmão você pode usar sapatos nude, marrom, dourados, pretos ou então apostar em algo mais arrojado como um azul esverdeado ou turquesa. Combine com uma bolsa do mesmo tom que os sapatos e consiga um outfit bem em harmonia. Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Gisele Cristina da silveira barcelos
oi... meu vestido é longo de renda estilo sereia rosa. Que sapato de usar?? Posso usar um scarpin de plataforma?? obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gisele! Scarpin é sempre um sapato válido para qualquer vestido pois ele super elegante, além disso como se trata de um vestido longo o salto alto é indispensável. Quanto às cores você pode usar preto, prateado, dourado, do mesmo tom do vestido ou um tom mais escuro para contrastar. Depois não se esqueça de usar uma bolsa do mesmo tom para conseguir harmonia no look. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Beatriz
Estou com um vestido longo estilo sereia na cor azul Marinho....Qual for de sapato devo usar? Sandália ou scarpin? E a bolsa que for?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Beatriz! Como esse é um vestido tão elegante e feminino eu sugeria que usasse um scarpin, apesar disso não significar que não possa usar uma sandália bem elegante. Quanto a cores de sapatos pode combinar com nude, prateado, dourado, preto, vermelho ou até o próprio tom do vestido. Depois não se esqueça de usar uma bolsa do mesmo tom que os sapatos. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Carol Lourenço
Oi vestido estampado assim do estilo pele de onça até ao joelho sem alças largo qual cor de calçado devo usar ou sandálias.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carol! Uns sapatos pretos são sem dúvida a melhor escolha que você pode fazer para combinar com esse vestido. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: viajar.nacionvirtual.com
1 de 7
Como escolher os sapatos para um vestido