Xampu anticaspa

Como fazer um xampu anticaspa caseiro

Como fazer um xampu anticaspa caseiro

A caspa é uma condição capilar muito incômoda e antiestética que se manifesta mediante uma descamação excessiva do couro cabeludo e que, além disso, pode vir acompanhada de sintomas como coceira, irritação e inflamação. Não é fácil se desfazer dessas partículas esbranquiçadas ou amareladas e, por isso, é necessário iniciar um tratamento anticaspa adequado fazendo uso de loções específicas para sua eliminação. Também é possível recorrer a alguns ingredientes naturais que oferecem propriedades benéficas para este fim. No seguinte artigo de umComo.com.br mostramos-lhe uma forma simples de fazê-lo mediante a elaboração de um xampu anticaspa caseiro. Continue lendo e descubra a receita.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma máscara para cabelo seco

Passos a seguir:

1

Entre os melhores remédios naturais para tratar a caspa encontramos algumas plantas medicinais que graças às suas propriedades antibacterianas e purificadoras podem nos oferecer bons resultados quando desejamos nos livrar deste incômodo problema capilar. E entre elas está a fórmula do xampu anticaspa caseiro que propomos a você. Você vai precisar dos seguintes ingredientes para elaborar:

  • 2 colheres de sopa de sálvia
  • 1 colher de sopa de alecrim
  • 1 colher de sopa de tomilho
  • 1 colher de sopa de hortelã
  • 1 l de água
  • 1 xícara de xampu neutro
Como fazer um xampu anticaspa caseiro - Passo 1
2

Uma vez reunidos todos os ingredientes, já pode começar a fazer o xampu anticaspa. Primeiro, coloque uma panela no fogo, acrescente todas as ervas naturais e verta também a água. Deixe que ferva em fogo lento durante pelo menos 15 minutos e, passado este tempo, retire do fogo e deixe repousar mais 5 minutos. Depois, basta coar o líquido obtido para retirar os restos das ervas e misturar com o xampu neutro. Mexa com força até obter uma mistura homogênea e que o xampu esteja espumoso.

3

Fácil assim! Deixe esfriar e o xampu anticaspa já estará pronto para ser aplicado. Pode usá-lo como qualquer outro xampu habitual, passe sobre o cabelo úmido, incidindo especialmente na região do couro cabeludo, e deixe repousar durante 10 minutos para que seus componentes penetrem bem nas fibras capilares e façam efeito. Finalize enxaguando com bastante água morna. Aconselhamos a você conservá-lo e fazer uso deste xampu cada vez que vá lavar o cabelo; começará a notar a diferença.

Como fazer um xampu anticaspa caseiro - Passo 3
4

Além disso, se quer combater a caspa e exibir de uma vez por todas um cabelo completamente limpo e saudável, pode completar a aplicação deste xampu com um enxágue também caseiro. A receita consiste em misturar 1 colher de sopa de alecrim e outra de hortelã fresca com meia xícara de vinagre de maçã. Este último produto é ideal para eliminar o excesso de células mortas do couro cabeludo e equilibrar o ph natural do cabelo. Aplique este enxágue anticaspa após o xampu e o tratamento será bem mais eficaz.

5

O aloe vera, o limão, o aipo e as raízes da beterraba são produtos naturais que também podem se converter em seus melhores aliados para eliminar a caspa e embelezar seu cabelo. Se você quer saber de que forma pode usá-los sobre seu cabelo, consulte o artigo Como eliminar a caspa com remédios caseiros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um xampu anticaspa caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Ivone socorro silva Silva
Como usar óleo de coco e outros antioxidantes eu sabia que eram excelentes pra nossa saúde. Mais para seborréia não sabia. Obrigada. Ivone.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ivone! Ainda que a informação foi útil! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
1 de 3
Como fazer um xampu anticaspa caseiro