Técnicas de massagens

Como funciona a massagem redutora

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 fevereiro 2018
Como funciona a massagem redutora

A massagem redutora é usada como método para combater e eliminar a acumulação de gordura de uma área localizada do corpo, como glúteos ou abdômen. Além disso, favorece a expulsão de toxinas, beneficia o fluxo sanguíneo e melhora o sistema digestivo, entre outras vantagens. Com este tipo de massagem é possível reduzir entre 5 a 10 cm do volume da área trabalhada e estilizar a figura, complementando sempre com uma dieta saudável e exercício físico. A massagem redutora não é uma solução eficiente para perder peso no geral, mas sim para diminuir os depósitos de gordura localizada que tanto lhe incomodam sem necessidade de recorrer à cirurgia. Se quiser saber mais sobre como funciona a massagem redutora, neste artigo de umComo contamos para você.

 

Também lhe pode interessar: Como fazer drenagem linfática em casa

Passos a seguir:

1

O primeiro que deve saber é que a massagem redutora não é a solução definitiva se o que pretende é perder muito peso em pouco tempo, já que isso só se consegue com muito exercício físico e uma dieta estipulada por um nutricionista. Com este tipo de massagem o que consegue é reduzir a gordura de áreas específicas do corpo, estilizar a figura, eliminar a celulite, melhorar o fluxo sanguíneo, reduzir a obesidade e o volume das partes trabalhadas, como a cintura. Para combater a flacidez do corpo recomenda-se a massagem reafirmante, não a redutora.

 

Como funciona a massagem redutora - Passo 1
2

A massagem redutora não pode ser feita por qualquer pessoa que se dedique à estética corporal; deve ser feita por um terapeuta especializado no assunto, pois usam-se técnicas muito concretas que, se realizadas de forma incorreta, podem causar danos ao paciente. Normalmente as sessões de massagem duram entre duas e três horas e trabalham-se as áreas das coxas, nádegas, quadris, abdômen, tronco e braços, com o intuito reduzir o excesso de gordura, modelar a figura, eliminar as toxinas e se livrar da temida celulite.

 

Como funciona a massagem redutora - Passo 2
3

Quanto à metodologia da massagem o terapeuta usará as mãos com técnicas de amassamento, fricção, percussão, batidinhas, drenagem, usando as articulações dos dedos e beliscando. Para isso são necessários produtos deslizantes, com propriedades redutoras e efeito térmico ou criogênico, entre outros, como o vapor, gel especial, azeites drenantes, argila ou lodo de algas.

A massagem redutora caracteriza-se por usar mais força do que o resto de massagens; o terapeuta realiza as técnicas com maior intensidade, fato que normalmente produz dor nos pacientes. Se as técnicas não forem feitas corretamente ou se houver um excesso no grau de força, às vezes podem aparecer grandes hematomas na pele. No caso de peles sensíveis, a criação de hematomas leves é normal.

4

Neste sentido, a massagem redutora não pode ser entendida como um método de relaxamento já que a dor que produz evita que o paciente desconecte e relaxe. Não obstante não se trata de uma dor insuportável, é um incômodo provocado pela intensidade e força exercida ao realizar as técnicas de massagem. Este fato é notável, principalmente nas pessoas que se consultam pela primeira vez e nas que apresentam um maior grau de celulite.

 

Como funciona a massagem redutora - Passo 4
5

É importante realçar que a massagem redutora não pode ser tomada como uma solução ao excesso de peso grave ou obesidade, deve ser um complemento. Consequentemente, a alimentação correta e a realização de exercício físico pelo menos três dias por semana são imprescindíveis para diminuir a gordura corporal, modelar a figura, eliminar a celulite e reduzir o volume das áreas que se desejam trabalhar. É fundamental ser constante, já que o resultado da massagem redutora não dura eternamente. Quando terminarem as sessões, se não mantiver o esporte e a dieta equilibrada, a gordura voltará e o corpo retornará à figura anterior.

6

Contra-indicações da massagem redutora

Não podem se submeter a este tipo de massagens: as mulheres grávidas, todas aquelas pessoas que sofrem de problemas na pele, como dermatite, que apresentam edemas em alguma das partes a trabalhar, pessoas com pacemakers e pacientes com câncer.

Dica: Confira também o artigo para preparar o cosmético caseiro - como fazer gel redutor de medidas caseiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a massagem redutora, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como funciona a massagem redutora