Conselhos para o cuidado da pele

Como limpar o rosto com mel

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar o rosto com mel

O mel não é apenas um alimento que nos traz uma grande energia e uma excelente alternativa para adoçar os nossos pratos de forma natural, ele também é um ingrediente muito apreciado no mundo da cosmética. Isto é devido principalmente às suas propriedades limpadoras e hidratantes, que ajudarão você a conseguir uma pele maravilhosa em poucos minutos.

São muitas as formas de o usar, mas se quiser adicionar este ingrediente à sua rotina de beleza, em umComo.com.br explicamos para você como limpar o rosto com mel e conseguir o rosto perfeito que tanto deseja.

Também lhe pode interessar: Como fazer máscaras de mel para o rosto

Índice

  1. Propriedades cosméticas do mel
  2. Lavar seu rosto com mel para melhorar sua aparência
  3. Máscara de mel e limão para a pele oleosa
  4. Máscara de mel e aveia para uma hidratação profunda
  5. Sabonete de mel feito em casa

Propriedades cosméticas do mel

Antes de explicar como limpar o rosto com mel, é importante conhecer os benefícios cosméticos deste ingrediente para saber o que fornece para a nossa pele. Algumas das propriedades mais destacadas do mel sobre a pele são:

Poder antibacteriano e anti-acne

Este ingrediente é um excelente antibiótico natural, ajudando a prevenir e a combater a acumulação de bactérias na pele e favorecendo na redução e no tratamento da acne. Utilizar mel com frequência ajudará você a combater as espinhas de forma natural, evitando que as pústulas se infectem.

Um excelente limpador

Devido às enzimas que o compõem, o mel é uma excelente opção para eliminar toxinas, limpar a pele e reduzir a presença de gordura nos poros. Tudo isso melhora notavelmente a sua aparência e ajuda você a conseguir um rosto bonito e em bom estado.

Hidratação garantida

Se procura um produto que além de limpar, hidrate, então este é o adequado. O mel contém 20% de água, vitaminas A, C, D, E K e minerais como o cálcio, o potássio ou o magnésio; tudo isso faz dele um produto nutritivo para nossa pele que beneficia notavelmente a sua umectação.

Grande esfoliante

Se há algo que é óbvio assim que o provamos, é que este ingrediente é muito doce, é precisamente o seu conteúdo de açúcar que dá essa textura granulada que serve como esfoliante natural, ajudando a eliminar as células mortas e a favorecer a regeneração da pele.

Qualidade antioxidante

Devido ao seu conteúdo de vitaminas C e E, o mel é uma ótima opção para combater a formação de radicais livres que podem conduzir ao envelhecimento prematuro da pele, por isso se trata de um grande aliado para beneficiar a juventude da pele.

Favorece a cicatrização

Usado popularmente para tratar feridas e queimaduras, este produto ajuda a melhorar a cura da pele potenciando a eliminação das marcas, uma das suas propriedades cosméticas mais apreciadas.

Vale referir que para obter todos esses benefícios é importante que o mel seja natural, sem passar por processos químicos que alterem as suas propriedades.

Como limpar o rosto com mel - Propriedades cosméticas do mel

Lavar seu rosto com mel para melhorar sua aparência

Se procura uma forma básica e simples de limpar o rosto com mel, basta aplicar diretamente sobre a pele, uma opção perfeita para eliminar a sujeira.

Lembre-se que esta alternativa não é demaquilante, portanto deve eliminar primeiro os vestígios de cosméticos do seu rosto. Quando já tiver feito isso, esquente uma colher de chá de mel até que esteja levemente líquido, depois molhe o seu rosto e, usando as sua mãos, esfregue o mel pelo rosto. É fundamental molhar o rosto antes para garantir que o produto se espalhe bem sem grudar na pele. Pode retirar de imediato com água morna ou deixar atuar por 10 minutos para um efeito mais profundo.

Como este remédio natural é de grande benefício para a sua pele, você pode lavar seu rosto com mel diariamente. No entanto, se quiser deixá-lo na pele por vários minutos, é melhor fazê-lo apenas duas vezes por semana.

Como limpar o rosto com mel - Lavar seu rosto com mel para melhorar sua aparência

Máscara de mel e limão para a pele oleosa

Se sua pele tem tendência à acumulação de gordura ou espinhas e quer controlar o problema, então o mel é uma ótima opção para limpá-la devido ao seu valor antibacteriano e sua capacidade de controlar a oleosidade, enquanto o limão também é excelente para depurar a pele e controlar a presença de gordura.

Para fazer esta máscara você precisa de:

  • 3 colheres de sopa de mel
  • O suco de um limão

Comece amaciando as 3 colheres de sopa de mel no microondas ou em banho-maria, quando estiver líquida adicione o suco de limão e aplique no rosto previamente limpo com movimentos circulares e crescentes. Deixe atuar por 20 minutos e retire com água morna. Você notará como a sua pele fica fantástica! Aplique uma vez por semana para um rosto maravilhoso.

Como limpar o rosto com mel - Máscara de mel e limão para a pele oleosa

Máscara de mel e aveia para uma hidratação profunda

Para quem tem a necessidade de hidratar e nutrir sua pele de forma profunda, então a combinação de mel e aveia é ideal. Enquanto o primeiro ingrediente possui água e diversas vitaminas nutritivas, a aveia é ideal para acalmar a pele, desinflamar e hidratar, o resultado é um rosto simplesmente maravilhoso.

Para a fazer, você precisa de:

  • 2 colheres de sopa de mel
  • ¼ de xícara de flocos de aveia triturados ou de farinha de aveia
  • ¼ de xícara de água

Se optar pelos flocos de aveia, comece triturando até que fiquem em pó, depois misture todos os ingredientes até conseguir uma pasta homogênea. Aplique no rosto previamente lavado e deixe atuar por 20 minutos, retire com água morna. Além de hidratar, esta máscara também possui um excelente efeito esfoliante, um ótimo 2x1.

Utilize uma vez por semana para uma pele maravilhosa.

Como limpar o rosto com mel - Máscara de mel e aveia para uma hidratação profunda

Sabonete de mel feito em casa

Apesar do sabonete elaborado com este ingrediente possa ser adquirido facilmente nas lojas de produtos naturais, não há nada como fazer em casa para garantir que seja realmente natural. Sem dúvida que é uma das melhores opções para limpar o rosto com mel, por isso no nosso artigo como fazer sabonete de mel explicamos para você, passo a passo, a sua elaboração, para que possa realizar em casa.

Aproveite as grandes propriedades cosméticas deste ingrediente e consiga um rosto bonito todos os dias.

Como limpar o rosto com mel - Sabonete de mel feito em casa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o rosto com mel, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como limpar o rosto com mel