Cuidar do cabelo no inverno

Como proteger os cabelos do tempo seco

Como proteger os cabelos do tempo seco
Imagem: thehealthsite.com

É claro que os cabelos precisam de cuidado durante todo o ano, mas existem alturas do ano em que temos de redobrar os cuidados com ele e no inverno é uma delas. Em épocas de tempo frio e seco os nossos cabelos acabam sofrendo mais danos, aparecendo logo o frizz e o ressecamento. É por isso que é necessário dar uma atenção redobrada, se quisermos continuar com uns fios brilhantes e sedosos. Um dos principais inimigos do nosso cabelo no inverno é a água quente do banho, que faz com que percamos nutrientes necessários. Para que consiga ter um cabelo saudável e hidratado durante todo o ano, em umComo vamos lhe dar algumas dicas sobre como proteger os cabelos do tempo seco.

Também lhe pode interessar: Como fazer shampoo seco caseiro
Passos a seguir:
1

No inverno é normal querermos tomar banho com a água bem quente, mas o nosso cabelo acaba sofrendo com isso. A água quente retira a camada lipídica do fio, deixando-o mais ressecado e sem brilho. Por isso, é recomendável lavar os seus cabelos com água morna ou se conseguir fria. Se não conseguir, faça pelo menos o enxague final com água morna ou fria.

Como proteger os cabelos do tempo seco - Passo 1
Imagem: webmd.com
2

Usar um xampu adequado para o seu tipo de cabelo também é importante, e não apenas na época de inverno mas sim durante todo o ano. Você deve escolher o xampu de acordo com o seu tipo de cabelo e com o objetivo que pretende. Também é importante evitar que o xampu danifique o nosso cabelo, evitando por exemplo lavar o cabelo todos os dias e evitar usar sempre o mesmo xampu.

Como proteger os cabelos do tempo seco - Passo 2
Imagem: rac.com.br
3

Também é recomendável moderar o uso de chapinhas, modeladores de cabelo ou secadores, uma vez que usados em excesso podem danificar os fios, deixando-os mais ressecados. Deve também distanciar o secador dos fios e não usar a chapinha com uma temperatura muito elevada, o recomendável é entre 170 e 190 graus para não danificar e queimar a raiz do cabelo. Para além disso, antes de usar qualquer um destes aparelhos deve aplicar um protetor térmico em todo o seu cabelo, para o proteger do calor, que além disso ajuda a diminuir o frizz.

Como proteger os cabelos do tempo seco - Passo 3
Imagem: cabelosloiros.com.br
4

Aplicar uma máscara capilar uma vez por semana é fundamental para hidratarmos os nossos cabelos e para os protegermos do tempo seco do inverno. Antes de aplicar a máscara no seu cabelo, deve lavá-lo bem duas vezes, secar um pouco os fios com uma toalha e aplicar a máscara no comprimento e nas pontas do cabelo e, nunca na raiz. A quantidade de máscara a utilizar vai depender do comprimento do seu cabelo, mas por norma o ideal é utilizar a quantidade do tamanho de uma noz. Massageie bem o produto pelos fios, prenda o cabelo e coloque uma touca. Aguarde o tempo recomendado na embalagem da sua máscara e enxague bem. Tal como o xampu, também a máscara deve ser indicada para o seu tipo de cabelo. Em umComo temos algumas máscaras caseiras que pode fazer facilmente em casa, escolha a melhor para si.

Como proteger os cabelos do tempo seco - Passo 4
Imagem: mulheresdicas.com
5

Se tem por hábito lavar o seu cabelo à noite e ir para a cama com os fios molhados, saiba que isso pode aumentar o crescimento de bactérias e fungos, aumentando a oleosidade do seu cabelo e contribuindo para o aparecimento de caspa. Por isso, se lavar o seu cabelo à noite, enxague bem os seus fios com uma toalha ou seque com o secador, preferencialmente.

Como proteger os cabelos do tempo seco - Passo 5
Imagem: nadafragil.com.br
6

Como o tempo seco deixa o cabelo ressecado e sem brilho, um dos produtos ótimos para recuperar esse brilho é o leave-in. É importante saber como usar o leave-in, para que consiga os resultados esperados, para além de ter que ter em atenção à quantidade utilizada.

Como proteger os cabelos do tempo seco - Passo 6
Imagem: belezatoquefeminino.blogspot.pt
7

Quando o cabelo está muito seco, o fio quebra mais facilmente e os prendedores ou elásticos de cabelo podem contribuir ainda mais para isso. Evite sempre que possível prender o cabelo com prendedores, ao invés disso, utilize tiaras. Sempre que quiser fazer um rabo de cavalo ou uma trança, evite os elásticos que tenham aquela parte de metal, pois ao tirar o elástico o fio vai quebrar.

Como proteger os cabelos do tempo seco - Passo 7
Imagem: mychoise1.blogspot.pt
8

Se utiliza algum produto de fixação, evite aqueles que são à base de álcool, uma vez que ressecam ainda mais o fio. Ao invés de utilizar um gel de fixação, opte por uma pomada modeladora ou por qualquer outro produto menos agressivo para o seu cabelo.

Como proteger os cabelos do tempo seco - Passo 8
Imagem: femmefatalebyjeh.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como proteger os cabelos do tempo seco, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Beber água é importante durante todo o ano, e a quantidade recomendável é de dois litros por dia. A água para além de nos ajudar a hidratar por dentro, também nos ajuda a hidratar por fora e com isso conseguirá um cabelo mais saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
rose
Sou loira e faço luzes, de seis em seis meses, por gostar de tom bem claro. Faço retoque na raiz com tintura por ter alguns cabelos brancos e isso dá uma diferença na cor com um aspecto de cabelo manchado até à metade. Como posso sair das luzes por se tratar de produto mais forte e manter o cabelo claro de forma uniforme. Como orientação gosto de usar o tom da Adriane Galisteu. Grata pela atenção. Rose
Imagem: thehealthsite.com
Imagem: webmd.com
Imagem: rac.com.br
Imagem: cabelosloiros.com.br
Imagem: mulheresdicas.com
Imagem: nadafragil.com.br
Imagem: belezatoquefeminino.blogspot.pt
Imagem: mychoise1.blogspot.pt
Imagem: femmefatalebyjeh.com
1 de 9
Como proteger os cabelos do tempo seco