Remover auto-bronzeado

Como tirar o bronzeado

Como tirar o bronzeado

Durante o verão, enquanto muita gente quer ficar com marquinha rápido, algumas pessoas acabam se bronzeado sem perceber e ficando com certas 'marquinhas' não tão desejadas assim, como marca de camiseta na pele e até no pé. Assim como os casos de quando vamos à praia ou à piscina e acabamos nos bronzeando um pouco a mais. Então, se o objetivo é remover o bronzeado ou as marquinhas indesejadas, neste artigo do umCOMO damos algumas dicas simples que você pode colocar em prática para conseguir um tom de pele uniforme e sem marcas indesejadas provocadas pelo sol. Continue lendo e descubra como tirar o bronzeado de forma fácil.

Também lhe pode interessar: Como usar vinagre para obter um bronzeado

Índice

  1. Quanto tempo dura um bronzeado de sol?
  2. Como tirar o bronzeado com esfoliação
  3. Como tirar marca de sol com bicarbonato
  4. Como tirar marca de sol: sauna
  5. Como tirar marca de sol do braço
  6. Como tirar bronzeado artificial da pele

Quanto tempo dura um bronzeado de sol?

Quando ficamos com um bronzeado irregular na pele, as primeira dúvidas que surgem são: quanto tempo dura um bronzeado de sol? Como tirar bronzeado?De acordo com a dermatologista Violeta Tortelli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em entrevista ao jornal Extra[1], a renovação da pele até o tom anterior demora cerca de 21 a 28 dias.

Durante esse período, você deve caprichar na hidratação e na proteção solar. Inclusive, se você é do tipo que só usa protetor solar na praia e piscina (ou às vezes nem isso), é melhor rever o costume, já que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer[2], a variante mais comum da doença no Brasil é o câncer de pele, e a melhor forma de prevenção é usando protetor solar diariamente.

Se sua questão é como igualar a cor do corpo, usar o protetor solar é praticamente um imperativo. Você também pode buscar uma clínica dermatológica que ofereça procedimentos como peelings e lasers específicos para quebra das moléculas de melanina, que é o que confere o bronzeado. Procure um dermatologista para saber mais!

Como tirar o bronzeado com esfoliação

Apesar do próprio corpo expulsar por si mesmo as células mortas da pele durante o ciclo de 21 a 28 dias, para acelerar a eliminação do bronzeado o melhor é esfoliar o corpo e o rosto duas vezes por semana, utilizando um esfoliante específico para cada uma das partes do corpo. Desta forma, conseguirá eliminar a camada superficial da pele dando lugar à pele que não está bronzeada que se encontra por baixo e tirar a marca de sol.

Esfoliantes para remover bronzeado

Não sabe qual esfoliante usar? Temos algumas receitas úteis de esfoliantes que vão ajudar a remover o bronzeado:

Não se esqueça que depois da esfoliação para tirar marca de sol, será necessário hidratar muito bem a pele aplicando um creme hidratante. Repita este passo (hidratação) várias vezes ao dia para conseguir que a pele se regenere de forma mais rápida.

Quando vez que tomar banho, é preferível ensaboar o corpo utilizando uma esponja vegetal e esfregar a pele com ela de forma suave. Este tipo de esponjas são ideais para favorecer a esfoliação da pele e eliminar todas as células mortas, conseguindo assim que o bronzeado dure menos tempo. Lembre-se de limitar o uso da esponja a uma ou duas vezes por semana.

Mas atenção! Não esfolie a pele que está queimada de sol e inflamada. Isso só deixará área mais irritada. Nesse caso, o melhor a se fazer é investir em cremes hidratantes com propriedades calmantes para a pele.

Como tirar marca de sol com bicarbonato

O bicarbonato possui propriedades alcalinas que acalmam as queimaduras solares. Se você estiver com uma queimadura, faça uma compressa com bicarbonato e água, pois irá ajudar a melhorar as dores. Já para tirar marca de sol com bicarbonato, basta utilizá-lo como um esfoliante natural, assim você poderá obter os melhores benefícios desse produto. Lembre-se sempre que hidratar a pele após a esfoliação é fundamental.

Como tirar marca de sol: sauna

A saunas, ou banhos de vapores, também são boas alternativas quando queremos nos livrar do bronzeado o quanto antes. Estes permitem que os poros da pele se abram com mais facilidade, pelo que proporcionam uma limpeza da pele profunda e ajudam a diminuir o bronzeado.

Pepino para acalmar pele bronzeada

O pepino é um alimento que além de favorecer a eliminação do bronzeado, acalma e alivia os incômodos e o ardor provocados pelas queimaduras do sol. Assim, se a sua pele se encontrar ressentida depois de uma jornada na praia ou na piscina, não hesite em liquidificar um pepino e aplicar o seu suco sobre a área dolorida.

Como tirar marca de sol do braço

Tanto a esfoliação, quando a hidratação, mencionadas anteriormente, são fundamentais para permitir que pele se recupere de forma rápida e saudável para tirar o bronzeado. Mas o antídoto para acabar de vez com marca de camiseta na pele e o truque para como tirar marca de sol das pernas e outras marcas de bronze indesejadas é justamente o culpado: o sol. E afinal, como tirar marca de camiseta da pele e como tirar marca de short da perna?

Nesse caso, o indicado é expor-se ao sol com protetor solar aplicado igualmente em todas as partes e nas horas de segurança do sol (antes das 10h e depois das 16h) e ter paciência para repetir esse ritual durante a semana. Você vai ver, logo terá conseguido tirar o bronzeado em partes específicas.

Se você está sofrendo desse problema nos pés e tem dúvidas sobre como tirar bronzeado do pé, sugerimos que leia o artigo sobre como tirar marca de chinelo do pé.

Agora, se o objetivo é tirar o bronzeado completamente, será preciso ter paciência. Além de seguir os conselhos acima, não se esqueça do protetor solar e de tudo aquilo que possa te proteger dos raios solares nos momentos mais quentes do dia.

Leia também: Como reduzir a melanina da pele

Como tirar bronzeado artificial da pele

O que você pode não saber é que o bronzeamento artificial em câmaras é uma prática proibida no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 2009, devido aos riscos que essa prática apresenta à saúde. No entanto, mesmo assim não é incomum encontrar clínicas estéticas que ofereçam esse serviço.

Se você se bronzeou em uma dessas câmaras ou usou a técnica de bronzeamento a jato e não gostou do resultado, saiba que é possível tirar o bronzeado artificial da pele. Nesse caso, você pode aplicar a maioria das técnicas que já são utilizadas para remover o bronzeado natural, bem como algumas outras. Vejamos:

  • Óleos vegetais: cubra a sua pele com óleos vegetais como de gergelim, semente de uva ou amêndoa e deixe por cerca de meia hora. Passado esse período, tome um banho para remover o óleo e o excesso de bronze.
  • Vinagre: aplique vinagre na região por um ou dois minutos e enxágue. Este é mais útil para manchas pontuais.
  • Banho de piscina: por incrível que pareça, o cloro usado nas piscinas pode ser um excelente aliado na remoção do bronzeamento artificial. Aproveite para curtir a piscina e tomar um banho caprichado depois, fazendo uma esfoliação leve seguida de hidratação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o bronzeado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. AZEVEDO, Evelin. Pegou sol e ficou com marca da camisa? Saiba como deixar o tom de pele uniforme. Extra. Disponível em: <https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/pegou-sol-ficou-com-marca-da-camisa-saiba-como-deixar-tom-de-pele-uniforme-23517039.html>. Publicado em 13 de março de 2019. Acesso em 23 de março de 2021.
  2. INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Câncer de pele não melanoma. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma>. Publicado em 04 de março de 2021. Acesso em 23 de março de 2021.
Bibliografia
  • MARIE CLAIRE. 5 problemas de beleza que podem ser resolvidos com bicarbonato de sódio. Disponível em: <https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2014/08/5-problemas-de-beleza-que-podem-ser-resolvidos-com-bicarbonato-de-sodio.html>. Publicado em 09 de agosto de 2014. Acesso em 23 de março de 2021.
  • SBD. Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta: bronzeamento artificial é proibido no Brasil desde 2009. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/noticias/sociedade-brasileira-de-dermatologia-alerta-bronzeamento-artificial-e-proibido-no-brasil-desde-2009/#:~:text=Na%20M%C3%ADdia-,Sociedade%20Brasileira%20de%20Dermatologia%20alerta%3A%20bronzeamento%20artificial,proibido%20no%20Brasil%20desde%202009&text=%E2%80%9CApesar%20dos%20estudos%2C%20infelizmente%20in%C3%BAmeras,pa%C3%ADses%E2%80%9D%2C%20afirma%20a%20Dra.>. Publicado em 07 de março de 2019. Acesso em 23 de março de 2021.
  • NICHOLSON, Alix. 10 dicas para consertar o bronzeamento artificial que deu errado. Marie Claire. Disponível em: <https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2019/09/10-dicas-para-consertar-o-bronzeamento-artificial-que-deu-errado.html>. Publicado em 22 de setembro de 2019. Acesso em 23 de março de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Brenda
Eu estou muito preocupada e não conheço ninguém que possa me ajudar. Há três anos atrás eu me queimei feio no sol do meio dia e estou com as marcas até hoje. Elas não sumiram ou se quer diminuiram. Nunca tentei o método do esfoliante, mas acredito que isso é recomendado no caso de bronzeados recentes, né?
Cláudia
Muito obrigada por essas informações valeuu!!
natalia luz
Obrigada mais so pode fazer iso quando nao tem sol ou sua peli fica toda verde eu vi iso num outro saite
Anonima
Gloria a Deus que eu achei esse site ! Meu Deus tô mto feia , não gosto do meu rosto bronzeado . Eu gosto de fazer uma esfoliação com creme e açúcar e passar bastante hidratante :)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá :) Que bom saber que essa informação foi útil para você! Muito obrigada pelo comentário e continue seguindo as nossas novidades ;)
Erica Jane
Como faço esse esfoliante com creme e açucar? pode me dar a receita?
thalita
Gente da pra min ajuda :(, tenho 13 anos fui para praia a alguns meses atras e te hoj nau saiu todos disem que sai com o tempo mais o meu ainda nau saiuu .. queria sabe se saiii e tbm se posso fazer e esfoliação do rosto com açuca e hidraatnte tbm me ajudem !!!
Lorena
Faz uma esfoliaçao com uma pasta de arroz triturado e sabonete liquido e algumas gotas de limão, me ajudou bastante ;)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Lorena, muito obrigada pela dica e por comentar :)
Usuário anônimo
tudo, quero alguma coisa milagrosa. me queimei muito e preciso voltar a minha cor até hj a noite.
Como tirar o bronzeado