Calosidades nos pés

Como tirar os calos dos pés com remédios caseiros

Como tirar os calos dos pés com remédios caseiros

Os calos dos pés são um dos problemas podológicos mais comuns, são uma camada grossa de pele, muito dura e amarelada, que se forma quando uma parte do pé sofre um atrito prolongado com o sapato ou se encontra pressionado. Podem aparecer quando não se usa meias para fazer exercício, por uma má postura, por usar um sapato inadequado ou por uma deformação dos ossos. Em qualquer caso, se o calo do pé não for muito grave, existem alguns remédios caseiros que lhe podem ajudar a eliminá-lo completamente. Se quiser se livrar dessas durezas que tanto o incomodam, neste artigo do umCOMO vamos lhe dar algumas dicas para saber como tirar os calos dos pés com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como eliminar as calosidades dos pés

Índice

  1. Por que aparecem calos nos pés
  2. Pedra-pomes para tirar calos dos pés
  3. Urtigas para tirar calos dos pés
  4. Calêndula, um regenerador natural da pele
  5. Cebola para amolecer e tirar os calos
  6. Alho para eliminar os calos e fungos dos pés
  7. Suco de figo e limão
  8. Esfoliante natural para os calos de bicarbonato de sódio
  9. Vinagre branco e cebola
  10. Como prevenir os calos nos pés

Por que aparecem calos nos pés

Antes de entrarmos nas causas que provocam o seu aparecimento, devemos diferenciar calos dos pés e calosidades. O tratamento para eliminá-los é idêntico para ambos, a diferença está na forma de espessamento da pele. Os calos aparecem em zonas localizadas, como a parte superior dos dedos, e têm uma forma cônica. As calosidades apresentam-se de maneira mais difusa e ampla, e costumam aparecer na planta do pé. Todos os remédios caseiros servem para tirar tanto calos como calosidades.

No entanto, não são as únicas condições que podem aparecer nos pés, pois também pode se pode desenvolver o olho de peixe. Neste caso, o espessamento da pele aparece com um anel exterior de cor amarela e apresenta uma forma de cone, cuja pressão provoca uma dor muito mais intensa do que a gerada pelos calos. Para mais informação, não perca o nosso artigo sobre como curar olho de peixe.

Então, mas por que ocorrem os calos e calosidades? Em ambos os casos a causa mais frequente é o uso de um calçado incorreto. Caminhar com os sapatos inadequados pode fazer com que algumas zonas dos pés se encontrem em constante fricção ou atrito, tanto por uma pressão excessiva, como quando se utilizam sapatos de salto alto ou de um número inferior ao adequado, como por contar com mais liberdade do que a necessária, como quando o calçado utilizado é de um número maior ao indicado. Ao ocorrer a fricção, a camada córnea da pele, como modo de defesa e proteção da zona afetada, desenvolve uma série de camadas de pele grossa e dura, e tem como resultado o aparecimento dos calos ou calosidades.

Outras causas do aparecimento de calos são as seguintes:

  • A prática de esporte sem a utilização de meias adequadas.
  • Malformações nos ossos dos pés.
  • Caminhar de forma inadequada.
Como tirar os calos dos pés com remédios caseiros - Por que aparecem calos nos pés

Pedra-pomes para tirar calos dos pés

Antes de aplicar qualquer remédio caseiro para tirar o calo do pé, utilize uma lixa para calos ou uma pedra-pomes e raspe suavemente. Esta ferramenta é ideal até para eliminar as calosidades das zonas mais delicadas do pé, limpando primeiro a zona afetada com um sabão de pH neutro e realizando movimentos circulares dentro de água. Além disso, pode utilizá-la após aplicar os remédios naturais.

Para mais detalhes sobre o uso desta ferramenta, não perca o nosso artigo sobre como usar a pedra pomes e comece a notar os resultados.

Como tirar os calos dos pés com remédios caseiros - Pedra-pomes para tirar calos dos pés

Urtigas para tirar calos dos pés

Depois de usar a pedra-pomes, pode tentar eliminar os calos e calosidades dos pés com urtigas. Pegue nos talos da urtiga e as flores e lave-os bem. Depois, você deverá obter o seu suco passando os talos e as flores lavados pelo liquidificador. Aplique o suco de urtigas sobre os calos várias vezes ao dia até os tirar por completo.

Outra forma de utilizar esta planta como remédio caseiro para tirar os calos dos pés é fazendo uma infusão com ela. Para isso, coloque um litro de água para ferver, adicione um punhado de folhas de urtiga e deixe cozinharem durante 10-15 minutos em fogo lento. Coe a preparação, deixe esfriar e umedeça os seus pés com a infusão obtida também várias vezes por dia. Em ambos os casos, para uma maior eficácia, pode aplicar o remédio cobrir o pé com uma gaze limpa e deixar atuar durante 30 minutos ou uma hora.

Como tirar os calos dos pés com remédios caseiros - Urtigas para tirar calos dos pés

Calêndula, um regenerador natural da pele

Além da urtiga, há outras flores muito eficazes contra os calos dos pés como as calêndula, uma planta originária do sul da Europa. Para aplicar este remédio natural e livrar-se das calosidades de uma vez por todas, o mais recomendável é pegar numa calêndula, retirar as folhas e esmagá-las até formar uma pasta. Pode fazer este passo com um almofariz, por exemplo. Uma vez obtida a pasta, deverá aplicá-la sobre a zona afetada, cobri-la com uma venda ou gaze limpa e deixar um tempo. O ideal é administrar este remédio umas duas horas antes de ir dormir para que a pele o possa absorver e começar a eliminar o calo. Pode repetir este processo os dias que forem necessários.

Outra forma muito eficaz de utilizar esta planta é preparando óleo de calêndula caseiro, aplicando-o diretamente sobre o calo, tapando-o com uma gaze e deixando repousar. Graças às propriedades antissépticas e cicatrizantes da calêndula, esta planta tem a capacidade de regenerar a pele danificada, restaurá-la e eliminar o calo produzido como modo de defesa.

Como tirar os calos dos pés com remédios caseiros - Calêndula, um regenerador natural da pele

Cebola para amolecer e tirar os calos

A cebola é uma das hortaliças com mais propriedades curativas e, como tal, é um remédio caseiro que não poderia faltar para tirar os calos dos pés. Corte meia cebola e esfregue-a na zona do calo e cubra com uma gaze ou uma meia. Realize esta operação antes de se deitar durante várias noites e durma com o remédio aplicado para que o suco da cebola penetre bem na pele e atue para eliminar a calosidade.

Para este remédio caseiro pode utilizar qualquer tipo de cebola, visto que todas contam com propriedades cicatrizantes, emolientes e anti-inflamatórias que permitem que os calos amoleçam, desapareçam e a pele danificada se regenere adequadamente.

Alho para eliminar os calos e fungos dos pés

Outro remédio caseiro muito eficaz para tirar os calos dos pés é utilizar alho. Aplique sobre o calo o suco do alho ou pegue num dente de alho, esmague-o e misture-o com um pouco de azeite de oliva. Cubra o calo com a preparação e tape com uma venda. Realize esta operação antes de se deitar e deixe atuar durante toda a noite.

O alho atua com um esfoliante natural, eliminando pouco a pouco a pele endurecida que o calo provoca e regenerando a pele graças às suas propriedades emolientes. Por outro lado, devido ao seu conteúdo em alicina, uma substância com importantes propriedades antissépticas, o alho também é utilizando como remédio caseiro para tratar os fungos nas unhas dos pés.

Como tirar os calos dos pés com remédios caseiros - Alho para eliminar os calos e fungos dos pés

Suco de figo e limão

O suco que os figos soltam também são um bom remédio caseiro para tirar os calos dos pés. Aplique-o sobre o calo e deixe atuar durante um tempo para que a pele o absorva e se beneficie das suas propriedades. Neste sentido, esta fruta tem a capacidade de amolecer a pele e eliminar as calosidades graças às suas propriedades hidratantes, emolientes, anti-inflamatórias e elevadas doses de vitaminas e minerais que ajudam a manter a saúde da pele.

O ácido cítrico do limão é outro remédio caseiro muito eficaz para eliminar os calos devido às suas propriedades cicatrizantes, calmantes e emolientes. Para o aplicar, corte uma rodela de limão e coloque-a sobre o calo. Depois, cubra-o com uma venda e deixe repousar durante toda a noite.

Esfoliante natural para os calos de bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio dá-lhe a oportunidade de eliminar os calos dos pés elaborando um esfoliante caseiro com ele como ingrediente principal. Para o fazer, deve misturar simplesmente duas colheres de sopa de bicarbonato com um pouco de água, a quantidade suficiente para obter uma pasta espessa. Se observar que o resultado é uma mistura demasiado líquida, adicione mais bicarbonato, enquanto que se for o contrário, adicione mais água. Aplique o esfoliante sobre a calosidade realizando movimentos circulares durante aproximadamente cinco minutos. Depois enxague os pés com água morna, esfregue a zona afetada com a pedra-pomes e cubra-a com um dos remédios anteriores para acelerar o processo de eliminação.

E se quiser aumentar os efeitos deste remédio caseiro, adicione umas gotas de suco de limão ao esfoliante caseiro.

Como tirar os calos dos pés com remédios caseiros - Esfoliante natural para os calos de bicarbonato de sódio

Vinagre branco e cebola

Se a cebola sozinha já é um excelente remédio para tirar os calos dos pés, ao misturá-la com vinagre branco os seus efeitos aumentam. Isto é graças às propriedades renovadoras da pele que o vinagre apresenta, antissépticas e desinfetantes. Desta forma, além de retirar a pele endurecida e morta, previne o aparecimento de infecções e é ideal para tratar problemas de fungos.

Se preferir, também pode misturar duas colheres de sopa de vinagre branco com um litro de água morna e introduzir diretamente o pé com o calo na preparação, deixá-lo durante 15 minutos e esfregar com a pedra-pomes.

Como prevenir os calos nos pés

Sem dúvidas que, a melhor forma de prevenir o aparecimento de calos nos pés é utilizando um calção adequado e confortável, assim como realizando exercícios para caminhar corretamente. Além disso, seguir uma rotina de hidratação e cuidado dos pés é essencial para evitar a formação de camadas de pele endurecida, secura ou calcanhares gretados.

Por outro lado, todos os remédios caseiros para eliminar os calos anteriormente mencionados podem se aplicar como forma de prevenção, antes de se deitar para os deixar atuar durante umas horas e, inclusive toda a noite. E se o seu calo do pé for muito grave, for muito propenso a eles ou sofrer de pé diabético, recomendamos que consulte um podólogo para verificar a situação e indicar o tratamento adequado.

Como tirar os calos dos pés com remédios caseiros - Como prevenir os calos nos pés

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar os calos dos pés com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
aurea mouteira de castro
gostei das receitasme ajudou muito quero saber se chinelho de dedo provoaca calos na sola do pe obriado
Editor umComo.com.br
Oi Aurea! Dependendo do chinelo, pode sim! O ideal é adquirir um chinelo ortopédico e confortável para evitar que o problema piore.
A sua avaliação:
Marildes Cavalcante de Amorim
Ótimas receitas.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marildes! Que bom saber que as receitas foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
graça Ávila
Artigo Excelente! Fiquei satisfeita, pois estou neste momento passando por esse problema. Sou diabética e tenho que me cuidar! Obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Graça! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
emerson cristian dos santos vieira
Estou com a sola do carcanha esta Grosso e duro sera algun tipo de call qual o remedio
Victor Hugo
Dicas excelentes ! Poderia me informar uma receita para tirar espinhas ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Victor! Neste outro artigo poderá encontrar alguns remédios caseiros para as espinhas: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-as-espinhas-13460.html Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Hilzamar santos
Eu tenho calor no solado do pe ja fz cirugia e voltou de novo o que devo fazer e doi muito
Ilza g de souza
Gostei dos remédios caseiros, para os pés, e vi também, várias dicas para outras dicas para o corpo. Gosto de ficar informada sobre tratamento.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ilza, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
Netinha
Meus pes sao bastante grosso so nos calcanhares mais ainda nao consegui ficar boa desse problema que me tras transtornos nao posso se quer usa uma havianas porque é muito grosso e rachada vc tem uma receita que possa me ajudar
Jamile Sousa
Amei suas dicas...elas são maravilhosas e bem simples
rosefransol@yahoo.com.br
tenho cravos e calos como elimina-los com remédio caseiro. sinto muita dor.por favor aguardo resposta.
Licia
Receita p tirar calos dos pés
Maria do Carmo
muito boa as dicas no tratamento de calos nos pés. Legal!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, muito obrigada valeu! Continue acompanhando o nosso site :)
Vilma batista
vou fazer, não aguento mais sofrer com esses calos, tenho vergonha até de fazer as unhas...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vilma, espero que dê certo com você! Obrigada e continue nos acompanhando :)
Maria de Castro
Amei as dicas,vou fazer, sofro muito com calos e calosidades nos pés,todo inverno é muito sofrimento,vou experimentar fazer direitinho,se eu melhorar deixo aqui meu agradecimento, com certeza.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, espero que essas dicas consigam ajudar você! Muito obrigada pela visita e continue acompanhando o nosso site :)
fatima franco
muito bom vou experimentar ............pois tenho tentado de tudo................obrigada .................gostaria de saber se o tratamento da cebola tb da para a calosidade ...................................obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fátima, espero que com estas dicas você consiga melhorar. Sim também poderá usar a cebola para as calosidades. Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando ;)
domingas furtado
olá gosto muito das vossas dicas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Domingas, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando! ;)
fabio aguiar
tenho calosidade qual melhor remedio caseiro...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Fabio, obrigada pelo seu comentário :) Nesse link pode ver alguns remédios caseiros para tratar as calosidades nos pés: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-as-calosidades-dos-pes-com-remedios-caseiros-3948.html Continue a acompanhar-nos ;)
Julio
Gente, gostei das dicas que vcs deram, mas eu tenho uma pergunta. O calo de homem é o mesmo de mulher: ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Julio, sim o calo de homem é igual ao da mulher. Também pode utilizar estes remédios caseiros para tirar calos dos pés. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos :)
humberto jose da silva
muito bom
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Humberto, ficamos contentes por termos conseguido ajudar :) Continue a seguir-nos! ;)
1 de 8
Como tirar os calos dos pés com remédios caseiros