Como remover a tinta do cabelo

Como tirar tinta preta do cabelo rápido

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 23 janeiro 2020
Como tirar tinta preta do cabelo rápido

A tinta preta dá um brilho e tom maravilhoso ao cabelo, no entanto, por diferentes razões, depois de tingir os fios de negro a pessoa pode mudar de ideia e não querer mais eles assim. O problema em mudar de ideia após tingir os cabelos de preto é que, ao contrário de tintas mais claras, o preto é quase impossível de tirar do cabelo com métodos comuns e esperar desbotar não adianta de muito. Se você está com tinta preta nos cabelos e quer mudar o visual, nesse artigo do umCOMO mostramos 10 maneiras de como tirar tinta preta do cabelo rápido e sem sofrimento.

Também lhe pode interessar: Como tirar tonalizante do cabelo

Como remover tinta preta do cabelo com shampoo anti-resíduos

O shampoo para tirar a tinta do cabelo é uma ótima opção já que sua função é remover "impurezas" do cabelo. O produto é muito eficiente quando a pretensão é tirar tinta preta do cabelo rápido depois de ter tingido os fios com essa cor e não ter gostado ou por outro motivo querer remover a coloração, no entanto, por se tratar de um tipo de xampu que pode prejudicar as madeixas por ser bastante potente, removendo até os nutrientes do fio, o melhor é que ele seja usado apenas a cada 10 dias.

A vantagem do shampoo anti-resíduos é que, como é utilizado geralmente antes de processos químicos para remover profundamente as sujeiras acumuladas nos cabelos, você terminará o processo com um cabelo mais leve e solto. Após usar o shampoo anti-resíduo, é importante reforçar a hidratação, tornando-as semanais, sendo possível ainda fazer uma cauterização caseira para evitar que o cabelo resseque.

Como tirar tinta preta do cabelo rápido - Como remover tinta preta do cabelo com shampoo anti-resíduos

Produto para tirar tinta do cabelo: removedor de tintura

Tirar tinta preta do cabelo urgente não é fácil e, para isso, existe um produto para tirar tinta do cabelo e que realiza um processo chamado de decapagem, que consiste na remoção de substâncias inorgânicas como tintas e camadas de produtos para alisamento químico. É possível encontrar facilmente esses produto em farmácias e demais estabelecimentos que comercializam artigos de beleza.

Trata-se de uma forma menos prejudicial para quem deseja remover o tingimento preto feito nos fios. No entanto, é preciso várias aplicações para que a cor saia por completo dos fios, não sendo indicado usar com muita frequência, porque pode danificar as madeixas. Uma dica é ser usado em conjunto com o shampoo anti-resíduos, para tornar o processo mais rápido. Também é importante ler as contraindicações do produto, que incluem as gestantes e as mulheres que estão amamentando.

Como tirar tinta do cabelo com shampoo anticaspa e bicarbonato de sódio

Se você quer saber como tirar tinta do cabelo mais rápido e não está disposta a tomar medidas extremas que possam prejudicar o cabelo, o shampoo anticaspa com bicarbonato de sódio pode ser uma boa solução pois a mistura ajuda a remover o pigmento dos fios com a vantagem é que esse produto causa menos danos, como ressecamento, às madeixas.

Para potencializar o seu efeito, uma dica é colocar na embalagem do xampu o bicarbonato de sódio, uma vez que ele clareia os fios e também possui um efeito menos agressivo. O recomendado é usar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada 200 ml de xampu. Os fios podem ser lavados um dia sim, um dia não com essa receita até que fique do jeito que você quer.

Dentre todas as possibilidades, essa mistura é a mais devagar mas também é a que pode trazer os melhores resultados em relação à saúde do seu cabelo.

Como tirar tinta preta do cabelo rápido - Como tirar tinta do cabelo com shampoo anticaspa e bicarbonato de sódio

Como tirar tinta preta do cabelo com limão

Quem prefere as receitas caseiras para remover a tinta preta dos fios pode apostar nas propriedades do limão, como a de clarear o cabelo, o que acontece porque a fruta conta com ácido cítrico, sendo que a sua vantagem é de tirar o pigmento sem agredir as madeixas. Para usar essa dica, é preciso o suco de dois limões, que deve ser despejado em uma embalagem com borrifador, o que vai facilitar a aplicação nos fios.

O ideal é que os fios estejam secos para receber o limão, sendo necessário borrifar o suco até que fiquem umedecidos. Para espalhar bem, penteie os cabelos. Além disso, a receita deve permanecer no cabelo por duas horas, sem que ele seja exposto ao sol, o que pode causar queimaduras tanto no cabelo quanto no coro cabeludo, como acontece quando vamos à praia e expomos a pele ao sol com suco de limão. Por fim, basta enxaguar bem os fios.

Não faça esse procedimento mais do que uma vez por semana.

Leitura complementar: Como usar o limão para clarear o cabelo

Como tirar tinta preta do cabelo rápido - Como tirar tinta preta do cabelo com limão

Sabão em pó e vinagre para tirar tinta do cabelo

Embora se fale tanto no vinagre como solução para remover manchas e limpar a casa, ele também ajuda a tirar tinta preta do cabelo, graças ao seu efeito ácido, enquanto o sabão em pó ajuda a clarear os fios e, por isso, ambos os produtos podem ser usados em conjunto para tirar toda a pigmentação. Considerando as propriedades clareadoras de ambos produtos, a lavagem pode começar com o uso de uma colher de sopa de sabão em pó, dando preferência aos comuns, que não possuam alvejante.

Depois de enxaguar bem, basta aplicar um pouco de vinagre nos fios, deixar agindo por cinco minutos e, após, enxaguar novamente. Ao final de cinco lavagens usando essa combinação, é provável que tenha saído toda a tinta do cabelo. No entanto, cuide para que nem o sabão nem o vinagre entrem em contato com os seus olhos. Além disso, pode ser necessário cortar as pontas do seu cabelo, pois o sabão em pó vai desbotar as madeixas mais rapidamente nas raízes, assim, as pontas demoram mais a perder a coloração, deixando seu cabelo com tonalidades desiguais.

Detergente para remover tinta do cabelo

Ainda que pareça estranho, o detergente também ajuda a eliminar com rapidez a coloração dos fios, uma vez que conta com alto poder de limpeza. Para tanto, é preciso colocar algumas gotas de detergente junto com a quantidade de xampu que você usa em cada lavagem. Não exagere na quantidade, pois se trata de um produto forte feito para outros fins, utilize apenas cinco gotas pois já são suficientes para cada lavagem.

Mesmo usando o detergente com moderação, os fios do seu cabelo vão acabar ressacando, por isso, é importante realizar uma hidratação profunda uma vez por semana até que você consiga tirar a tinta do cabelo.

Vitamina C para remover tinta do cabelo

Você sabe aquelas pastilhas de vitamina C que são efervescentes e que misturamos em água para tomar quando estamos gripados? Então, elas podem ser uma ótima aliada na hora de remover a tinta de suas madeixas. A quantidade das pastilhas e ser utilizada vai depender da intensidade da cor e do comprimento dos seus cabelos, sendo que para colorações recém-feitas em fios médios é possível usar quatro pastilhas.

Como tirar tinta do cabelo com vitamina C

  1. Para usar as pastilhas, é preciso primeiro fazer com que elas se tornem um pó e, para isso, basta colocá-las dentro de um saco plástico e, com um martelo de cozinha ou colher, é preciso esmagá-las;
  2. Depois de esmagadas, é necessário misturá-las com 2 colheres de sopa de xampu, de preferência, um neutro, até se formar uma pasta, que deve ser aplicado nos fios umedecidos por completo e permanecer por 15 minutos;
  3. Após os 15 minutos, é preciso apenas enxaguar bem o cabelo.

O procedimento pode ser repetido uma vez por semana, sendo que com poucas aplicações é possível remover toda a tintura. A mistura pode ressecar os fios, assim, vale apostar na hidratação das madeixas.

Como tirar tinta preta do cabelo rápido - Vitamina C para remover tinta do cabelo

Como tirar a tinta preta do cabelo descolorindo ou cortando

Outra dica de como tirar a tinta preta do cabelo é descolorindo-o e pintando com outra cor da sua preferência. No entanto, descolorir significa que o seu cabelo vai receber mais química, podendo ser desastroso se os seus fios forem finos. Por isso, uma dica é conversar com o seu cabeleireiro e, se optar por isso, buscar ajuda de um profissional. Por fim, a última dica é mais radical e consiste em fazer um corte bem curtinho, assim, rapidamente você vai se livrar da coloração feita sem seu cabelo, porque assim que eles cresceram um pouco é possível cortar de novo. Você pode, inclusive, raspar a cabeça, aí sim, o resultado será imediato.

Pó descolorante com shampoo para tirar o preto do cabelo

Se você quer saber como tirar o preto do cabelo em um dia e está disposta a fazer o que for possível, a mistura de pó descolorante com shampoo pode ser uma ótima saída. Siga as especificações abaixo:

  • Use um pó descolorante sem amônia para não haver danos nos fios, vale a pena investir em um pó descolorante de boa qualidade já que o produto em si é sempre bastante agressivo.
  • Use um shampoo com propriedades hidratantes e que também seja de boa qualidade.

O ideal é fazer uma mistura de 1 para 1, passar em todo o cabelo e deixar agir de acordo com a indicação da embalagem do pó descolorante, afinal, a potência de cada um e o tempo indicado variam de acordo com a marca.

Como o pó descolorante é bastante agressivo, é necessário fazer uma hidratação assim que o produto for removido dos seus cabelo, além disso, é indicado esperar ao menos uma semana para repetir o processo e não correr riscos de danificar seus fios.

Como tirar a tinta do cabelo com vinagre

Tirar a tinta do cabelo com vinagre é possível, já que a acidez do vinagre é capaz de reagir com as moléculas da tinta no seu cabelo, sendo então uma boa solução de você procura saber como tirar a cor preta do cabelo. Para tirar a tinta com esse método, siga os seguintes passos:

  1. Pegue um vinagre branco puro, já que os outros são menos ácidos e não serão tão eficazes;
  2. Misture em uma proporção de 1 para 1 o vinagre com água;
  3. Molho bastante os cabelos com a mistura e deixa agir por 15 minutos;
  4. Enxague o cabelo e, após, passe o shampoo e o condicionador de sua preferência.

Leitura complementar: Como clarear o cabelo com vinagre

Como cuidar do cabelo branco

À medida que envelhecemos, o cabelo perde seu pigmento e portanto aparecem os fios brancos, esses fios rebeldes que são tão difíceis de domar. Diante da chegada dos fios brancos estão aqueles que procuram até ao último recurso para ocultá-los e os que assumem com dignidade que manter o cabelo grisalho é parte da vida. Se você já conseguiu remover a tinta preta dos cabelos e vai assumir as madeixas brancas e lindas, agora é hora de saber como cuidar do cabelo grisalho.

Shampoos específicos

O mundo da cosmética avança sem parar e graças às suas invenções hoje em dia podemos encontrar em lojas especializadas e perfumarias, xampu e condicionador para cuidar do cabelo grisalho. Estes produtos são ideais para oferecer a hidratação que o cabelo sem pigmento precisa para recuperar sua maciez, além de oferecerem brilho para que os fios brancos ou grisalhos tenham uma cor bonita e não tão opaca.

Além do xampu e do condicionador especiais para cuidar do cabelo grisalho, existem tratamentos capilares contra o envelhecimento que criam uma camada de proteínas que protegem os fios de danos externos e aumentam a luz das fibras para que o cabelo fique mais saudável. Geralmente estes produtos vêm em spray para aplicar após a lavagem e para pentear o cabelo, diminuindo a falta de hidratação.

Tratamentos antiqueda de cabelo

Para cuidar do cabelo grisalho é necessário utilizar bálsamos e tratamentos contra a queda dos fios, já que a despigmentação do cabelo debilita as fibras e é comum perder mais quantidade de cabelo. Os blisters contra queda de cabelo são uma excelente opção, pois são aplicados massageando diretamente no couro cabeludo, algo que estimula a circulação sanguínea e ajuda no crescimento. Também pode usar tratamentos caseiros para evitar a queda do cabelo.

Alimentação

Cuidar da alimentação também é importante para ter um cabelo grisalho saudável. Consumir alimentos ricos em vitamina A e complexo B é importante para que o cabelo recupere a força perdida e ganhe vitalidade. As vitaminas para o cabelo também são uma boa ferramenta para ajudar a que o cabelo cresça de forma saudável.

Hidratação

Quando os fios brancos aparecem também aparece a falta de hidratação, responsável por um cabelo grisalho difícil de domar. Combata o cabelo seco aplicando máscaras hidratantes que nutram os fios com bálsamos como o azeite de oliva ou a cremosidade do abacate para compensar este efeito negativo dos fios brancos.

Manutenção do corte

Agora que você tem o cabelo grisalho é mais necessário do que nunca cortar o cabelo a cada dois meses. Quando você corta o cabelo regenera-se a fibra, que recebe mais facilmente os óleos naturais que o couro cabeludo produz. Não é necessário usar o cabelo curtinho, mas sim prestar atenção para que suas pontas não fiquem muito secas e evitar que esse dano suba até à raiz.

Em salões de beleza poderá encontrar tratamentos para melhorar a cor de seus fios brancos. Com o tempo os fios brancos podem ficar com uma cor amarelada e opaca, algo que pode combater realizando mechas prateadas no cabelo que devolvam o brilho e a aparência cinza que precisam. Consulte o seu estilista sobre quais são as opções de coloração e cuidado que podem oferecer a você.

Proteja do sol

O fato de ter o cabelo grisalho não quer dizer que não precisa mais de proteção solar. Pelo contrário, o cabelo grisalho também deve ser protegido dos raios UVA para evitar que fiquem mais secos e que as fibras murchem. Aplique cremes com proteção solar antes de sair de casa.

Como tirar tinta preta do cabelo rápido - Como cuidar do cabelo branco

Como cuidar do cabelo com mechas

As mechas que são aplicadas desde a raiz, as de estilo californiano e os reflexos são, de todas as mudanças de visual, as mais escolhidas pelas mulheres para dar vida e luminosidade a seus cabelos e ficar mais atraentes. Mas para que as mechas se mantenham com bom aspecto, devemos ter uma série de cuidados específicos que nos ajudem a ter um cabelo saudável e forte apesar da tinta. Se você tirou a tinta preta do cabelo e optou por mechas, damos algumas dicas sobre como cuidar do cabelo com mechas.

Os cabelos com mechas ou reflexos são uma mistura de cabelo natural, descolorido e tingido, por isso será essencial cuidar deles como se estivessem completamente tingidos. O objetivo é conseguir que as mechas não percam seu tom e o cabelo não se debilite e se resseque excessivamente.

Produtos para cabelos tingidos

Para cuidar do cabelo com mechas você deve utilizar produtos capilares especialmente formulados para cabelo tingido ou com mechas. Nas lojas, você vai encontrar tanto shampoos, condicionares como máscaras, deste modo não hesite em adquirir uma unidade de cada para proteger a cor das mechas.

Hidratação profunda

O cabelo com mechas requer uma hidratação mais profunda, pois a coloração faz com que o cabelo resseque com maior facilidade. Duas vezes por semana aplique uma máscara nutritiva em seu cabelo e deixe-a atuar durante uns 10 minutos, aproximadamente. Você vai ver como seu cabelo mantém o brilho e a suavidade natural.

Lave o cabelo com água morna ou fria

Uma prática muito simples que vai servir para cuidar do cabelo com mechas é tentar lavar o cabelo com água morna ou fria, evitando a água quente. A água fria é ideal para que o cabelo tenha uma aparência mais brilhante e não esteja tão seco.

Use protetores de cabelo

Os protetores de cor funcionam muito bem para proteger o tom das mechas e impedir que a coloração se deteriore por causa de fatores externos como os raios solares. Aplique-os por todo o cabelo antes de sair de casa.

Evitar o uso excessivo de secadores e chapinhas fará com que seu cabelo com mechas mantenha-se mais saudável e com melhor aspecto. Caso sejam necessárias para domar seu cabelo, utilize sempre um protetor térmico. Lembre-se que o calor e o sol são os grandes inimigos das suas mechas.

Não exagere nos retoques

Retocar as mechas frequentemente também pode causar danos em seu cabelo. O ideal é esperar o tempo suficiente até que tenha crescido o cabelo e se veja a raiz. Além disso, é recomendável que em vez de aplicar as mechas por todo o cabelo, sejam apenas alguns retoques.

Como tirar tinta preta do cabelo rápido - Como cuidar do cabelo com mechas

Para que serve a máscara de cabelo

Com certeza que você já notou que as principais marcas de produtos para o cabelo contam com uma completa linha de máscaras capilares, cada uma com ingredientes e efeitos diversos que prometem atender às necessidades de todo tipo de cabelos. No entanto, existe também o condicionador de toda a vida, e entre tantas opções, não fica claro se têm os mesmos efeitos ou qual é a melhor alternativa para o cuidado do nosso cabelo. Por isso, vamos esclarecer para que serve a máscara de cabelo, em que casos é recomendável usá-la e com que frequência.

Quais os benefícios da máscara para o cabelo?

A primeira coisa importante que temos que deixar claro é que a máscara de cabelo e o condicionador não são o mesmo produto. A máscara utiliza-se para reparar, hidratar e nutrir o cabelo em profundidade, ajudando a combater condições comuns no cabelo como a secura, a falta de brilho ou a perda de cor quando o tingimos, além de permitir que as fibras estejam protegidas contra o dano cotidiano que proporcionamos ao escovar, prender o cabelo, usar produtos inadequados, o secador, etc.

Para o nosso cabelo, uma boa máscara capilar é o mesmo que um spa; trata-se de uma solução perfeita para contribuir de uma forma bem mais profunda com os diferentes nutrientes que o seu cabelo pode precisar. Esta é a razão pela qual é importante escolher um produto que se adeque para valer às necessidades do nosso cabelo se quisermos observar os seus benefícios.

Diferenças entre as máscaras e o condicionador

Como já explicamos, não se trata do mesmo produto. O condicionador é usado na lavagem cotidiana e cumpre com a função de amaciar o cabelo para facilitar o posterior penteado, além de contribuir com brilho ao mesmo. Adicionalmente, e dependendo do produto que comprar, o condicionador também pode contribuir com nutrientes que ajudem a hidratar o cabelo ou a proteger a cor do mesmo. No entanto, o seu efeito é de alguma forma superficial, não atua com a mesma profundidade que a máscara.

Este produto é um cuidado cotidiano que nos ajuda a manter nosso cabelo em bom estado, mas não conta com a capacidade de reparação que uma máscara pode ter.

Como aplicar a máscara para o cabelo

Para conseguir o efeito que desejamos e potencializar a nutrição e beleza do nosso cabelo, é importante ter muito claro como aplicar a máscara capilar, também conhecida como banho de creme.

Quando o nosso cabelo estiver seco, maltratado ou precisando de hidratação, este produto deve ser aplicado 2 ou 3 vezes por semana para garantir os seus efeitos sobre o cabelo, uma vez que vai começar a notar como o seu cabelo está recuperando, aplique 1 vez por semana e o resto dos dias use o condicionador. A máscara de cabelo deve ser usada deste modo:

  • Aplicar sempre após retirar bem o xampu.
  • Usar uma pequena quantidade que consiga cobrir desde a metade do nosso cabelo até às pontas.
  • Distribuir bem por todo o cabelo, evitando as raízes para impedir que o cabelo fique oleoso ou sem volume.
  • Deixar atuar durante o tempo que indica a embalagem, nunca mais, pois isto não garante o aumento das suas propriedades.
  • Retirar com bastante água morna ou fresca.

Opções de máscaras para o cabelo feitas em casa

Até ao momento, abordamos o uso de máscaras comerciais; no entanto, há muitas alternativas de máscaras caseiras elaboradas com ingredientes hidratantes e nutritivos que nos podem ajudar a conseguir um cabelo espetacular. Nestes casos, recomenda-se aplicar este tipo de preparações 1 vez por semana, deixando atuar durante 15 ou 20 minutos para que penetrem em profundidade no cabelo.

As opções são muitas, mas em umComo propomos a você algumas das mais populares; descubra:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar tinta preta do cabelo rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Fabiana da silva moreira
o uso dessa mistura retira também a progressiva?
1 de 7
Como tirar tinta preta do cabelo rápido