Cuidado das unhas

Como tratar unhas encravadas com remédios caseiros

Como tratar unhas encravadas com remédios caseiros

Uma unha encravada é aquela que fica sob a pele do dedo e que não cresce de forma adequada. Normalmente, costuma gerar dor, inflamação ao redor da unha e vermelhidão, e embora possa ocorrer tanto nas mãos como nos pés, nestes últimos é muito mais frequente. É importante estar atento a esta condição e tratá-la o quanto antes para evitar que resulte em uma infeção. Além disso, sempre que a lesão não seja muito grave é possível aliviar os incômodos com alguns tratamentos naturais. Continue lendo este artigo de umComo se quer saber como tratar unhas encravadas com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como tratar das unhas encravadas
Passos a seguir:
1

Uma das causas mais comuns das unhas encravadas é o seu corte mal feito e manutenção das mesmas, por exemplo por as cortar excessivamente curtas. No caso da lesão provocada pela unha encravada seja leve, pode tratá-la você mesmo com o seguinte método. Coloque o dedo afetado de molho durante uns minutos para que a unha fique mais mole, seque com uma toalha limpa e, de seguida, com uma pinça de sobrancelhas, previamente desinfetada, tente levantar a unha encravada com suavidade e coloque um pouco de algodão umedecido em água mesmo debaixo da unha.

Agora, se a unha encravada tiver provocado uma lesão de maior gravidade, estiver infetada, inchar em excesso ou inclusive gerar febre, é fundamental que consulte um médico para receber o tratamento indicado.

2

Se a lesão não é grave e deseja aliviar os incômodos e o inchaço que provocam as unhas encravadas, pode recorrer aos seguintes remédios naturais. Um dos mais populares é aproveitar as propriedades anti-inflamatórios da cebola e aplicar um pouco do seu suco na unha danificada com a ajuda de um disco de algodão.

Como tratar unhas encravadas com remédios caseiros - Passo 2
3

Um banho com água e sal grosso também pode ser de bastante alívio para tratar as unhas encravadas. Além disso, recomendamos que adicione à preparação uma infusão de camomila, uma vez que esta é uma planta ideal para reduzir a inflamação e acalmar os incômodos. Deixe as mãos ou pés de molho durante cerca de 15 ou 20 minutos, depois seque-os com cuidado e notará uma melhoria.

Como tratar unhas encravadas com remédios caseiros - Passo 3
4

O alho é antisséptico e um curativo natural que lhe pode ajudar a aliviar os sintomas próprios das unhas encravadas. Pode passar meio dente de alho pela zona afetada ou esmagar um dente de alho e deixá-lo repousado sobre a unha encravada colocando uma venda por cima para que se mantenha na posição correta durante cerca de 20 ou 30 minutos.

Como tratar unhas encravadas com remédios caseiros - Passo 4
5

Outro dos melhores remédios naturais para as unhas encravadas é o óleo da árvore de chá, um grande antisséptico natural, que é muito utilizado para prevenir infeções e tratar lesões deste tipo. Terá apenas que verter umas gotas deste óleo sobre a unha encravada, deixar que penetre bem na pele e atue por si só.

Como tratar unhas encravadas com remédios caseiros - Passo 5
6

Em muitos casos, os maus hábitos no cuidado das unhas e inclusive um uso inadequado de calçado são os causadores das unhas encravadas, por isso para evitar o seu aparecimento é fundamental que tenha em conta as seguintes recomendações:

  • Corte as unhas corretamente usando um corta-unhas limpo e fazendo um corte reto, evitando deixar as bordas demasiado curtas. O ideal é que as unhas fiquem um pouco acima das pontas dos dedos, assim impedirá que cresçam sob a pele.
  • Mantenha os pés sempre limpos e secos.
  • Use sapatos que permitam que os seus dedos se mexam com facilidade sendo suficientemente largos.
  • Sempre que seja possível, é preferível usar sapatos abertos para que os pés respirem, assim como evitar usar o mesmo calçado durante muitos dias seguidos.
  • Não mexer ou partir as unhas com os dedos.
Como tratar unhas encravadas com remédios caseiros - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar unhas encravadas com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Aplique com constância o remédio para obter resultados.
  • Em caso de dúvida, consulte um profissional.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
48 comentários
A sua avaliação:
Marcia
Minha unha estar com um ponto de.puz só que é no meio do dedo não é dos lados e sim no meio
Andréia Venâncio
Meu Deus estou chorando neste momento com o pé de molha em água morna e sal, esta inflamado a um mês já doe mto não sei mais o que fazer e na correria do dia não fui ao médico e nem terei como ir. Esto descamando a pele. Isso pode ser grave?
Monaliza
Olá, gostaria qual é o melhor tratamento caseiro, pois estou com a unha do dedão do pé inflamada e com um pedaço de carne para fora parece uma queloide. Não aguento nem pisar o pé no chão e nem mexer. O que devo fazer. Não aguento mais de dor. Obrigada desde já
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Monaliza, nessa situação o melhor a fazer é mesmo ir no médico.
karol vianna
monalisa o meu dedão do pé também ficou assim tudo começou depois do meu parto..mais aos pouquinhos eu fui conseguindo trata-la na agua morna,passando água óxigenada e iôdo..
ketty
Amigos- as unhas encravadas ! nunca mais. quer ajuda? no facebook me procura não custa nadinha, ja sofri muito ok""apenas um cortinho na unha tá? lindas sapékinhas
Jennifer Luísa
Olá!!! meu nome é Jennifer o meu caso é muito complicado pois á um mês atrás eu fiz uma cirurgia no dois dedoês dos pés mas agora encravou novamente,na verdade eu fiz três cirurgias nos,mesmos dedos e não adiantou quero saber se fazer pirão de farofa adianta mesmo ou não todos dizem mas não sei se é verdade, então resolvi procurar esse blog muito bem falado aqui no Paraná. Vocês estão de parabéns pelo site. Só quero que respondem a minha pergunta. Obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jennifer, não tenho conhecimento desse remédio caseiro. Mas claro que, se quiser não custa tentar. Se as unhas encravadas forem dos dedos em que você fez cirurgia, eu sugeria que consultasse o médico para que seja ele a tratar da unha encravada. Caso seja outra unha, então pode consultar este artigo: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-desencravar-unhas-19534.html De qualquer forma, adianto-lhe já que se a unha estiver infetada, deverá consultar o médico. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
karol vianna
eu fiz isso também faça o meu dedão estava pior que o seu então minha vó me ensinou esse metódo também foi como foi melhorando aos poucos..mais também tomei um anti inflamatório sefalexina muito bom e usava pomada no dedo..
Ivete
Como curar as UNHAS ENCRAVADAS dos Pés com Remédios Caseiros... Passo por isso todos os meses, indo ao Clínico Cirúrgico para fazer uma pequena cirúrgia, pois não suporto mais sentir tantas dores na hora de fazer as unhas!!! Dica de remédios caseiros ... Ivete.
Ivania
Minha filha sempre teve Unhas encravadas desde seu nascimento, fez algumas vezes interferências com especialistas (medicos, podologas, enfermeiros ) no final do ano passado fez interferencia cirurgica, cortou fez pontos... Agora fezem nove meses e seu dedo (onde tem o corte entre a unha e acarne ) começou a inflamar de novo, tem alguma sugestão ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ivania, o melhor seria mesmo consultar o seu médico. Entretanto se ela tiver a unha encravada poderá tentar colocar um pouquinho de algodão debaixo da unha para tentar desencravá-la. Pode utilizar um palito de cerejeira para facilitar a colocação do algodão por baixo da unha.
Patrick
Esses tratamentos que estão endicando acima eles sao bom ou saoo mitos
Kel
Eu quero por favor saber como curar unhas encravadas. Me ajudem por favor....
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Kel, dependendo de como estiver a sua unha encravada, pode ser necessário ir até ao médico ou enfermeiro, para tratar de desencravar a unha. Enquanto isso, pode conferir essas dicas: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-desencravar-unhas-19534.html
Anderson
Ola eu estou com a unhas cravadas mais estar com como eu posso destravar essa unha
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Anderson, se você estiver criando pus e a unha estiver já infetada, você deverá ir à enfermaria ou ao seu médico. Caso contrário, poderá tentar desencravar a sua unha em casa colocando um pedacinho de algodão por baixo da unha. Para esse procedimento pode usar um palito de cerejeira que vai ajudar bastante.
Ruston de jesus
Ola meu nome e Ruston estou com um problema muito serio com uma unha encravada eu cortei o canto e ela cresceu pra dentro da carne , não sei o que faser já estou com esse problema a mais de 2 meses e ela continua crescendo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ruston, o meu conselho é que vá ao médico ou na enfermaria para desencravarem a sua unha. Como já passou tanto tempo, pode ser que até já tenha infetado. Se conseguir coloque algodão por baixo utilizando um palito de cerejeira para ver se a unha comece a sair da pele.
matheus
Ola eu to com minha unha encravada eu acho q esta muito serio MSM pois n sabia q estava encravado ae eu cortei os cantos da unhas agr esta doendo no canto do meu pe pois eu acho q cortei e ficou alguma coisa lá e sicatrizou agr eu acho q e só cirurgia MSM
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Matheus, se você cortou o canto da unha mal é provável que ela tenha encravado. Sugiro que até ao seu médico ou enfermaria para tratar de desencravar a sua unha. Até lá se conseguir coloque um pedacinho de algodão por baixo da unha utilizando um palito de cerejeira.
jose
como eu devo fazer o suco da cebola?obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jose, pode conferir aqui como preparar um suco de cebola: http://comida.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-suco-de-cebola-15953.html
monise
Como curar unha com carne esponjosa do dedo do pé, não aguento mais à dor .
luciaria maria da silva
Vai fazer 2 anos que estou com as minhas unhas dos pés encravada.os dois dedao ja não. Sei mas o que fazer.
Marie
Querida Luciana, unhas encravadas são uma tortura pois já passei por isso. Experimente lixar a parte central da unha, com aquela lixa estreita e comprida de unha mesmo, todos os dias um pouco. Essa parte central vai afinando e "abrindo" a parte lateral, isto é, a parte da unha encravada. Eu resolvi o meu problema assim. Tente, não custa nada e boa sorte!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marie, muito obrigada por partilhar essas dicas :)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luciaria, você tem que ir ao médico para ver se não está já infetada. Enquanto isso, deverá colocar um pouquinho de algodão debaixo da unha com a ajuda de um palito de cerejeira, para que ela levante e desencrave.
ANDRESSA
Gostaria de mais dicas,pois,ja fui numa podoloca e continuou a encravar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Andressa, você já experimentou colocar algodão embaixo da unha?
theo
melhorei de unha encravada seria nas maos so com chá de camomila na água quente,mas tou a 1 ano com as duas dos pes e nao desincha ja ta no dedo ate a metade da unha
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Theo, talvez seja melhor ir até ao seu médico ou enfermeiro, lá ajudaram você a desencravar a unha. Não convém andar assim muito tempo com a unha pois pode infetar. Por isso trate de ir ao seu médico o quanto antes.
theo
ja fui num cirugião e ele passou um tratamento mas nao adianta
sylmara aparecida alvarenga cortreia dos santos
preciso de ajuda remedio caseiro para unha incrada por favor me ajuda
Marie Alice Otani
Tive problemas com unhas encravadas no dedão do pé, por duas vezes, Na primeira vez até tive de interromper minhas caminhadas diárias pois doiam muito. Uma amiga vendo a minha situação, ensinou-me que,usando uma lixa de unha, fosse lixando a superficie central da unha todos os dias . Esse procedimento faz com que a parte da unha mais resistente se afine e consequentemente vai " abrindo" as laterais.Resultado _ sarei.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Marie, obrigada por partilhar conosco a sua experiência! Continue seguindo as nossas novidades :)
Robe
Queria fazer uma pergunta:Minha unha do pé (dedão) está infeccionada a meses e ela criou uma bolinha de sangue que quando tento tirar dói e sai sangue,o que pode ser
Luis Araujo
Eu Luis Carlos de Araujo, tenho um problema sério de encravamento nas unhas das mãos, gostaria que me indicassem o local ou telefone de algum lugar que faça esse tipo de tratamento. Grato.
1 de 6
Como tratar unhas encravadas com remédios caseiros