Alimentos para a pele saudável

Incríveis benefícios cosméticos da manteiga de coco

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Incríveis benefícios cosméticos da manteiga de coco

Use a manteiga de coco em seus tratamentos de beleza! Este produto que, normalmente se usa na cozinha, também pode fazer parte das suas rotinas de cuidado pessoal já que conta com propriedades ideais para a pele e para o cabelo fazendo com que fiquem em perfeitas condições. De fato, do coco se podem fazer diferentes produtos como, por exemplo, o óleo de coco que também é ideal para a cozinha, bem como para a beleza, mas é um pouco diferente da manteiga. Neste artigo do umCOMO vamos contar para você os incríveis benefícios cosméticas da manteiga de coco para que possa aproveitar ao máximo este ingrediente tão natural e benéfico para a sua saúde interna e externa.

Também lhe pode interessar: Benefícios da água de coco para a pele

Índice

  1. O que é a manteiga de coco
  2. Hidrata a pele e nutre-a em profundidade
  3. Um cabelo mais saudável e brilhante
  4. Bom para tratar as infecções
  5. Fazer manteiga de coco caseira

O que é a manteiga de coco

A manteiga de coco NÃO é o mesmo que o óleo de coco pois, o primeiro, consegue-se após ter esmagado a carne deste fruto até conseguir uma massa suave. Durante a elaboração da manteiga não se usam processos de calor nem de manipulação alimentar, por este motivo, é ideal para as pessoas que seguem uma dieta raw food, isto é, que só podem consumir produtos naturais, que não tenham sofrido nenhuma alteração da sua forma autêntica.

Trata-se de um produto com muitas calorias, suave, doce e de cor esbranquiçada que, sobretudo, se usa como condimentos para comidas, mas também nos traz propriedades cosméticas que ajudam a melhorar a saúde da pele e do cabelo.

A diferença básica entre o óleo e a manteiga de coco é que para produzir a manteiga só usamos o coco em seu estado natural e o trituramos. Por outro lado, para elaborar o óleo precisamos prensar esta polpa e filtrar, depois, o óleo que se obteve. Portanto, não falamos do mesmo produto nem dos mesmos benefícios.

Neste outro artigo mostramos para você os benefícios cosméticos do óleo de coco.

Incríveis benefícios cosméticos da manteiga de coco - O que é a manteiga de coco

Hidrata a pele e nutre-a em profundidade

Dentro das propriedades cosméticas da manteiga de coco devemos destacar uma que sobressai acima das outras: é um excelente hidratante natural. Os nutrientes que a manteiga traz fazem com que a pele adquira todas as propriedades do alimento mas que, além disso, possa aproveitar sua capacidade umectante que repara as células em profundidade. Desta forma, este produto conseguirá nutrir a derme, mas também, contribuir com um extra de suavidade e combater a secura, as primeiras rugas e as cicatrizes.

De fato, tal é a sua capacidade hidratante que só se recomenda seu uso em pessoas com pele seca pois, caso contrário, poderia engordurar sua pele e fazer com que apareçam brilhos ou que se acumule sebo, algo que pode provocar o aparecimento de acne ou espinhas. Se tem a pele mista recomendamos que a manteiga seja apenas aplicada na zona que tiver seca e evite o T do rosto, ou seja, a testa, o nariz e o queixo (onde se acumula mais gordura).

A manteiga de coco ajuda a reter a umidade da pele e, portanto, atua protegendo a derme de agressões externas como pode ser o calor, o vento e o frio. Pode ser usada tanto no rosto como em outras partes do corpo (mãos, lábios, pernas, etc.).

Um cabelo mais saudável e brilhante

Graças à sua propriedade como umectante natural, a manteiga de coco também é boa para o cabelo já que contribui com uma hidratação extrema e, portanto, evita que se quebre, que pareça queimado ou sem vida. A manteiga é muito rica em ácidos graxos e, portanto, é ideal para restaurar o cabelo danificado ou que tenha sido queimado pelo sol, a tintura ou o uso de produtos de calor (chapinhas, secadores, etc.).

Para aproveitar ao máximo esta propriedade bastará preparar uma máscara capilar com este ingrediente. Para isso, só deverá utilizar um pouco desta manteiga e, com o cabelo úmido, aplicar o produto com movimentos circulares que ativem o fluxo sanguíneo, desta forma, suas propriedades penetrarão melhor no couro cabeludo.

Quando tiver o cabelo com a manteiga, deverá deixar agir por 20 minutos e, depois, enxaguar com água morna (nunca quente); poderá lavar e limpar seu cabelo para extrair qualquer resto que tenha ficado grudado. Repita este procedimento 1 vez por semana e, com o tempo, verá como seu cabelo fica mais brilhante e sedoso.

Bom para tratar as infecções

Outro dos benefícios cosméticos do óleo de coco é que se trata de um alimento rico em ácido láurico, isto é, um nutriente que tem propriedades antibacterianas e antifúngicas e, portanto, é perfeito para reduzir a presença de fungos na pele ou de bactérias.

Assim, com a manteiga podemos reparar a nossa pele e eliminar qualquer agente externo que possa afetar sua saúde. O resultado é uma pele limpa, livre de acne, de espinhas ou cravos. Caso sofra de fungos, este produto também ajudará você a eliminá-los naturalmente.

Incríveis benefícios cosméticos da manteiga de coco - Bom para tratar as infecções

Fazer manteiga de coco caseira

A manteiga de coco pode ser comprada em uma loja de produtos naturais ou, se preferir, pode aprender a fazê-la você mesma em casa. Trata-se de uma receita muito simples que em menos de 5 minutos estará pronta. Para fazer manteiga de coco você precisa dos seguintes ingredientes:

  • 400 gramas de coco ralado desidratado
  • Sal
  • Extrato de baunilha (opcional)

A primeira coisa que temos que fazer é misturar o coco com uma pitada de sal e o extrato de baunilha (opcional) em um liquidificador e até vermos que se trituram completamente, normalmente costuma demorar de 5 a 10 minutos. Se vir que demora muito para bater, terá de adicionar 1 colher de sopa de óleo de coco derretido para adquirir a mistura que estiver procurando. E a manteiga de coco já está pronta!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Incríveis benefícios cosméticos da manteiga de coco, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Incríveis benefícios cosméticos da manteiga de coco