Escolher uma tatuagem

Qual o significado das tatuagens de elefantes

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual o significado das tatuagens de elefantes

Gosta das tatuagens de elefantes? Além de ser um animal lindo com o qual podem ser feitas tatuagens incríveis, este mamífero também abrange uma série de simbolismos que vale a pena conhecer antes de fazer uma tatuagem. Lembre-se que este animal é um dos mais frequentes em culturas asiáticas e africanas, sendo mais um membro dos povos, com o qual podem conviver em harmonia. Neste artigo de umComo vamos revelar qual o significado das tatuagens de elefantes para que saiba todas as mensagens que pode transmitir ao tatuar esta imagem na sua pele.

Também lhe pode interessar: Qual o significado das tatuagens de coração

Índice

  1. Representação divina
  2. Os elefantes como sábios
  3. Um símbolo de força
  4. O significado mais comum: boa sorte

Representação divina

Um dos significados mais populares das tatuagens de elefantes é o seu vínculo com o mundo divino e espiritual, pois em muitas culturas este animal convivia com os habitantes e era admirado por sua força, sua idade e sua conexão espiritual. Na verdade, hoje em dia os elefantes continuam sendo parte de várias cerimônias religiosas em certos países asiáticos, onde ganham oferendas ou recebem pedidos de benção.

Na Índia,por exemplo, as tatuagens de elefantes significam a divindade mais absoluta pois estes animais relacionam-se com o deus indiano Ganesha, o responsável por manter os obstáculos da vida afastados, além de ser o padroeiro das artes, da inteligência e da sabedoria. Portanto, usar esta tatuagem está relacionado com deixar na sua pele um símbolo de sorte, além de cultivar a sua parte mais inteligente.

Em algumas culturas da Ásia, o elefante é considerado um animal místico e de importância cósmica, pois aparecem gravuras e desenhos que mostram este mamífero levando o mundo sobre seus ombros. Isso se relaciona com algumas das características que inspiram estes animais como, por exemplo, a antiguidade no mundo, a força, etc.

Os budistas, por sua vez, continuam usando a imagem do elefante branco pois ele é associado à figura de Buda. Neste caso, o significado das tatuagens de elefantes desta cor simboliza as diretrizes que Buda defendia: sinceridade, compaixão, paz, bondade e amor.

Qual o significado das tatuagens de elefantes - Representação divina
Imagem: menstattooideas.net e tattoo.com

Os elefantes como sábios

Já indicamos na seção anterior que os elefantes também estão relacionados com a inteligência e o culto pelo conhecimento. Isso também tem a ver com a longa duração de vida destes animais e, portanto, a experiência e sabedoria do tempo. Considera-se que a cada ano que vivem vão acumulando conhecimento e, portanto, sabedoria.

Neste sentido, uma tatuagem de elefante pode significar a busca do conhecimento, a sabedoria, etc. Mas também se relaciona com a imortalidade (por ser um ser divino) e com a aprendizagem que vai adquirindo ao longo da vida.

Qual o significado das tatuagens de elefantes - Os elefantes como sábios
Imagem: itattoodesigns.com e tattooshortlist.com

Um símbolo de força

Devido ao tamanho deste animal que é, de fato, o maior mamífero terrestre da Terra, outro significado existente das tatuagens de elefantes tem a ver com a força e a coragem. Estes animais chegam a pesar 6 toneladas (6.000 quilos) quando são de raça africana, por isso são muito grandes, fortes e pesados; apesar disso, seu caráter é dócil, são animais amigáveis e muito familiares, que podem conviver perfeitamente com humanos.

Consequentemente, as tatuagens que se realizem com este significado, normalmente, se relacionam com a capacidade de alguém para superar algum obstáculo da vida, algum trauma ou má experiência. Essa força que temos no nosso interior é representada externamente com a figura do elefante, um animal forte, sábio e tranquilo.

Qual o significado das tatuagens de elefantes - Um símbolo de força
Imagem: tattooos.org e pinterest.com

O significado mais comum: boa sorte

De qualquer forma, o significado mais popular das tatuagens de elefantes são as que se relacionam com a sorte. Esta superstição vem das culturas asiáticas e africanas que consideravam que estes mamíferos davam sorte. Por quê? Porque com eles podiam transportar cargas muito pesadas, porque serviam como meio de transporte e, também, porque podiam vender seu marfil ganhando muito dinheiro.

Além disso, já indicamos antes que são símbolos relacionados com a divindade e que, em certas culturas, se relacionam inclusive com a imagem de um deus concreto. Por isso, são os representantes do mundo divino; se tiver um por perto, trará boa sorte pois terá com você a bondade dos deuses.

Qual o significado das tatuagens de elefantes - O significado mais comum: boa sorte

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o significado das tatuagens de elefantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: menstattooideas.net e tattoo.com
Imagem: itattoodesigns.com e tattooshortlist.com
Imagem: tattooos.org e pinterest.com
1 de 5
Qual o significado das tatuagens de elefantes