Partilhar

10 erros comuns ao fazer as unhas

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
10 erros comuns ao fazer as unhas

Se você gosta de economizar uma grana a e fazer as unhas em casa, pode estar danificando as suas unhas e prejudicando a sua beleza e força. Além de exigir alguma prática, a manicure deve ser acompanhada de determinados cuidados para evitar o enfraquecimento e o aparecimento de infeções nas unhas. Por vezes, o resultado não depende do jeito na pessoa que faz as unhas, mas sim dos cuidados que se tem com elas durante o processo. Se você é fã das manicures amadoras, conheça os conselhos dos especialistas para ter unhas fortes, bonitas e saudáveis. Leia esse artigo do umComo e descubra os 10 erros comuns ao fazer as unhas.

Também lhe pode interessar: Erros comuns na manicure
Passos a seguir:
1

Não usar lixas adequadas

As lixas muito grossas enfraquecem e quebram as unhas com grande facilidade. Prefira lixas fininhas e maleáveis, e sempre procure produtos de qualidade em lojas de cosméticos. O barato pode sair caro!

Dica: Entre nesse artigo para saber como cuidar de unhas quebradiças.

2

Agitar o esmalte

Chacoalhar o esmalte ou misturar com o pincel cria bolhas no produto. Isso vai prejudicar a esmaltação pois interfere com a textura do produto. Se precisa de misturar o conteúdo, role o frasco entre as mãos como se estivesse modelando plasticina.

10 erros comuns ao fazer as unhas - Passo 2
3

Remover as cutículas

A remoção de cutículas é uma prática comum na manicure. No entanto, isso é um erro fatal. O que você está fazendo é, basicamente, cortar a pele e abrir o caminho para infeções. As cutículas existem para proteger a matriz da unha, por isso prefira empurrá-las com um palito de laranjeira e um produto próprio.

4

Não lixar

Se você só lixa as unhas no momento em que elas lascam, fique sabendo que isso influencia em muito o resultado. O ideal é lixar as unhas antes de todas as vezes que aplicar esmalte para manter a saúde e aumentar a durabilidade do produto.

5

Não aplicar base

O esmalte pode deixar as unhas amareladas e enfraquecidas. Para prevenir que isso aconteça, um bom hábito é passar base antes do esmalte. Esse produto protege a superfície da unha e prolonga a durabilidade da manicure.

6

Não usar finalizador

O finalizador é um produto essencial para dar brilho ao esmalte e garantir que ele não lasca por mais tempo. Deve ser aplicado quando o esmalte estiver seco para garantir um resultado profissional.

7

Usar demasiado removedor

Quando estiver removendo o esmalte, evite exagerar na quantidade de removedor usado. O produto enfraquece a unha e remove o seu brilho. Sempre prefira versões de removedor sem acetona pois são menos agressivas e danificam menos a unha.

8

Passar camadas de esmalte muito grossas

O esmalte não foi feito para ser passado em camadas muito grossas. As camadas espessas fazem com que o produto demore muito mais tempo a secar, fazendo com que a manicure estrague mais facilmente. Prefira aplicar duas a três camadas bem fininhas ao invés de duas grossas para evitar que se formem bolhas e marcas nas unhas.

Dica: O finalizador pode ser aplicado de forma mais generosa, pois tem um tempo se secagem mais curto. Para saber como pintar bem as unhas, entre no artigo.

9

Não limpar os utensílios

Mesmo que as suas ferramentas de manicure não sejam partilhadas com ninguém, limpar os utensílios é essencial. A acumulação de tecidos promove a instalação de bactérias, especialmente quando os objetos estão em espaços fechados. Use sabonete bactericida para lavar alicates, licas e cortadores de unhas e prevenir infeções.

10

Lixar as unhas com movimento vaivém

Um dos piores erros comuns ao fazer as unhas é lixá-las com movimento vaivém. Este tipo de movimento pode criar farpas e fissuras na unha, por isso sempre prefira lixar numa só direção. O processo é mais cansativo e demorado, mas o resultado final é muito superior.

Dica: Para saber como lixar as unhas facilmente, dê uma olhada nesse artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 erros comuns ao fazer as unhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre 10 erros comuns ao fazer as unhas

10 erros comuns ao fazer as unhas
1 de 6
10 erros comuns ao fazer as unhas

Voltar ao topo da página