Partilhar

10 erros comuns ao fazer as unhas

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
10 erros comuns ao fazer as unhas

Se você gosta de economizar uma grana a e fazer as unhas em casa, pode estar danificando as suas unhas e prejudicando a sua beleza e força. Além de exigir alguma prática, a manicure deve ser acompanhada de determinados cuidados para evitar o enfraquecimento e o aparecimento de infeções nas unhas. Por vezes, o resultado não depende do jeito na pessoa que faz as unhas, mas sim dos cuidados que se tem com elas durante o processo. Se você é fã das manicures amadoras, conheça os conselhos dos especialistas para ter unhas fortes, bonitas e saudáveis. Leia esse artigo do umComo e descubra os 10 erros comuns ao fazer as unhas.

Também lhe pode interessar: Erros comuns na manicure
Passos a seguir:
1

Não usar lixas adequadas

As lixas muito grossas enfraquecem e quebram as unhas com grande facilidade. Prefira lixas fininhas e maleáveis, e sempre procure produtos de qualidade em lojas de cosméticos. O barato pode sair caro!

Dica: Entre nesse artigo para saber como cuidar de unhas quebradiças.

2

Agitar o esmalte

Chacoalhar o esmalte ou misturar com o pincel cria bolhas no produto. Isso vai prejudicar a esmaltação pois interfere com a textura do produto. Se precisa de misturar o conteúdo, role o frasco entre as mãos como se estivesse modelando plasticina.

10 erros comuns ao fazer as unhas - Passo 2
3

Remover as cutículas

A remoção de cutículas é uma prática comum na manicure. No entanto, isso é um erro fatal. O que você está fazendo é, basicamente, cortar a pele e abrir o caminho para infeções. As cutículas existem para proteger a matriz da unha, por isso prefira empurrá-las com um palito de laranjeira e um produto próprio.

4

Não lixar

Se você só lixa as unhas no momento em que elas lascam, fique sabendo que isso influencia em muito o resultado. O ideal é lixar as unhas antes de todas as vezes que aplicar esmalte para manter a saúde e aumentar a durabilidade do produto.

10 erros comuns ao fazer as unhas - Passo 4
5

Não aplicar base

O esmalte pode deixar as unhas amareladas e enfraquecidas. Para prevenir que isso aconteça, um bom hábito é passar base antes do esmalte. Esse produto protege a superfície da unha e prolonga a durabilidade da manicure.

6

Não usar finalizador

O finalizador é um produto essencial para dar brilho ao esmalte e garantir que ele não lasca por mais tempo. Deve ser aplicado quando o esmalte estiver seco para garantir um resultado profissional.

10 erros comuns ao fazer as unhas - Passo 6
7

Usar demasiado removedor

Quando estiver removendo o esmalte, evite exagerar na quantidade de removedor usado. O produto enfraquece a unha e remove o seu brilho. Sempre prefira versões de removedor sem acetona pois são menos agressivas e danificam menos a unha.

8

Passar camadas de esmalte muito grossas

O esmalte não foi feito para ser passado em camadas muito grossas. As camadas espessas fazem com que o produto demore muito mais tempo a secar, fazendo com que a manicure estrague mais facilmente. Prefira aplicar duas a três camadas bem fininhas ao invés de duas grossas para evitar que se formem bolhas e marcas nas unhas.

Dica: O finalizador pode ser aplicado de forma mais generosa, pois tem um tempo se secagem mais curto. Para saber como pintar bem as unhas, entre no artigo.

10 erros comuns ao fazer as unhas - Passo 8
9

Não limpar os utensílios

Mesmo que as suas ferramentas de manicure não sejam partilhadas com ninguém, limpar os utensílios é essencial. A acumulação de tecidos promove a instalação de bactérias, especialmente quando os objetos estão em espaços fechados. Use sabonete bactericida para lavar alicates, licas e cortadores de unhas e prevenir infeções.

10 erros comuns ao fazer as unhas - Passo 9
10

Lixar as unhas com movimento vaivém

Um dos piores erros comuns ao fazer as unhas é lixá-las com movimento vaivém. Este tipo de movimento pode criar farpas e fissuras na unha, por isso sempre prefira lixar numa só direção. O processo é mais cansativo e demorado, mas o resultado final é muito superior.

Dica: Para saber como lixar as unhas facilmente, dê uma olhada nesse artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 erros comuns ao fazer as unhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre 10 erros comuns ao fazer as unhas

O que lhe pareceu o artigo?

10 erros comuns ao fazer as unhas
1 de 6
10 erros comuns ao fazer as unhas

Voltar ao topo da página