Partilhar

10 erros que você deve evitar para ter cabelos saudáveis

Por Paula Cassandra. Atualizado: 2 novembro 2017

Ter cabelos saudáveis e bonitos é uma grande preocupação para muitas mulheres, que buscam sempre por novos tratamentos, dicas e truques. No entanto, em diversos momentos, pode haver dificuldade em se conseguir isso pela maneira errada como os fios são tratados. Para saber o que não fazer, confira os 10 erros que você deve evitar para ter cabelos saudáveis com as dicas que o umComo.com.br tem para oferecer a respeito desse tema.

Também lhe pode interessar: Erros comuns ao lavar o cabelo
Passos a seguir:
1

Entre os 10 erros que você deve evitar para ter cabelos saudáveis, um bastante comum já acontece ao optar pelo xampu que será utilizado para lavar os fios. Mais do que uma marca de prestígio, é importante escolher o xampu conforme o seu tipo de cabelo, esse é o primeiro passo para que o produto supre as necessidades do seus fios.

10 erros que você deve evitar para ter cabelos saudáveis - Passo 1
2

Outro engano frequente também está relacionado ao xampu, mas agora, sobre como deve ser aplicados nos fios. Assim, o segundo erro é não seguir o ritual adequado, que consiste primeiro em pentear o cabelo, colocar nas mãos apenas o suficiente do produto, fazer espuma com ele e, então sim, depositar na raiz, sendo preciso massagear o couro cabeludo com os dedos.

3

Já o terceiro erro a ser evitado para manter os fios bem cuidados é não lavar o cabelo com a frequência adequada. Isso vai depender de cada pessoa e do seu tipo de cabelo, quem tem ele oleoso, por exemplo, não deve lavá-lo todos os dias, mas sim, dar um espaçamento de um ou dois dias. A lavagem dos cabelos é um ponto crucial para manter a sua saúde e, por isso, muitos erros estão associados a isso.

4

É o caso do quarto erro, que é o de lavar as madeixas com água muito quente. As altas temperaturas da água são grandes inimigas dos fios, uma vez que ativam as glândulas sebáceas, tornando os fios mais oleosos. A água morna, por sua vez, tem o poder de limpar melhor o cabelo e, quando possível, é válido ainda terminar o banho com uma ducha fria a fim de estimular a circulação das raízes, o que vai dar mais brilho aos fios.

5

Depois de banhar o cabelo os erros continuam, como é o caso do quinto da lista, o de secar os fios com toalha. Embora esse hábito seja bastante comum, enrolar os fios com uma toalha e deixá-los presos prejudica os seus folículos. Uma alternativa é usar uma camiseta de algodão. Embora seja indicado escovar os cabelos para ajudar o seu crescimento, o excesso é um engano e, por isso, mais um erro a se evitar. Além disso, é preciso escovar os fios quando estiverem mais secos e não molhados, logo após o banho. A escovação deve ser com uma escova apropriada e deve iniciar pelas pontas, a fim de desfazer os nós.

6

Quanto à escova usada para os cabelos, outro erro é quando ela não é lavada. Assim, para evitar o sétimo descuido, a escova deve ser higienizada, pelo menos uma vez na semana, com água morna. É necessário, ainda, trocá-la com alguma periodicidade. O oitavo engano que não deixa os seus cabelos saudáveis é não cortar as suas pontas com frequência. Essa medida fortalece os fios, evitando que as pontas quebradas danifiquem o comprimento das madeixas.

7

Os erros se prolongam até mesmo na hora de dormir, sendo o nono da lista o de dormir com os cabelos soltos, o que não deve ser feito por quem possui cabelos médios ou longos. O ideal é fazer uma trança, porque assim ele não fica embaraçado. Por fim, o décimo erro é não nutrir os fios, o que deve ser feito com alguma regularidade, além disso, é fundamental usar produtos que combinem com o seu tipo de cabelo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 erros que você deve evitar para ter cabelos saudáveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre 10 erros que você deve evitar para ter cabelos saudáveis

1 de 3

Voltar ao topo da página