Partilhar

10 truques no banho para manter o cabelo saudável

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 12 novembro 2019

Para conseguir manter o brilho, a saúde e a vida dos nossos cabelos, devemos ter alguns cuidados específicos em qualquer estação. A lavagem dos fios é um processo muito importante que determina o aspeto das mechas, por isso nunca devemos negligenciar a rotina de limpeza capilar. No momento do banho, a lavagem do cabelo pode ser vista como uma ação mecânica e incluir erros que danificam os cabelos. Com os cuidados certos, o banho pode ser um momento chave para garantir que os seus cabelos se mantêm bonitos e saudáveis. Continue lendo este artigo do umComo para descobrir 10 truques no banho para manter o cabelo saudável.

Também lhe pode interessar: Como fazer banho de brilho nos cabelos
Passos a seguir:
1

Não passe xampu mais do que uma vez.

Se aplicou bem uma vez, não será necessário aplicar mais nenhuma. O excesso de fricção e de produto podem prejudicar o cabelo, removendo a proteção natural dos fios. Faça uma boa lavagem e evite desperdiçar o shampoo e a saúde das mechas. Esse é dos melhores truques no banho para manter o cabelo saudável.

Dica: Acesse esse artigo para saber como lavar o cabelo corretamente.

2

Nunca substitua o condicionador por máscara.

Ao invés de hidratar os fios, o excesso de máscara pode deixar o cabelo rígido e quebradiço. As máscaras possuem um nível superior de hidratação, e hidratar demais prejudica a saúde dos cabelos. O ideal é passar máscara apenas uma vez por semana, enquanto que o condicionador pode ser usado em todas as lavagens.

Dica: Visite esse artigo para aprender a fazer uma máscara caseira para o cabelo.

10 truques no banho para manter o cabelo saudável - Passo 2
3

Nunca lave o cabelo com água quente.

Prefira lavar os fios com água morna ou fria. Á água fria causa vasoconstrição e fecha a cutícula do cabelo, proporcionando mais brilho às mechas. A água quente abre a cutícula, danificando os fios.

Nota: Este passo é particularmente importante para quem tem cabelos oleosos.

4

Troque de shampoo a cada três meses.

O produto cansa o cabelo, criando uma habituação que se manifesta na falta de resultados. Troque o seu shampoo a cada três meses ou quando notar que os fios não estão respondendo tão bem ao produto.

Imagem: ig10.net
5

Penteie os cabelos quando estão secos.

Os cabelos molhados são mais frágeis e quebradiços, pois ficam inchados e sensíveis com a presença da água. Prefira sempre modelar os fios quando já estão bem sequinhos.

6

Concentre-se na lavagem do couro cabeludo ao invés do comprimento dos fios.

A maior parte das impurezas e sujeira estão concentradas no escalpe e não nas pontas.

7

Não passe condicionador nas raízes do cabelo.

O seu couro cabeludo já produz óleos naturais, não necessitando de mais. Usar condicionador nessa área pode provocar o aparecimento de fungos e descamação do couro cabeludo, por isso passe condicionador apenas nas pontas.

8

Não passe demasiado tempo com o cabelo sob água no banho.

A água retira os óleos essenciais do cabelo, danificando-o. Evite umedecê-lo demasiado e demorar muito tempo no banho.

9

Enxague bem o cabelo para que os resíduos dos produtos não acumulem.

O excesso de resíduos pode deixar os fios pesados e sem brilho.

Dica: Use um shampoo anti-resíduos para fazer uma limpeza profunda nos eu cabelo.

10

Evite o ressecamento causado pelo uso do shampoo.

A aplicação direta na região do couro cabeludo pode provocar caspa e seborreia, pelo que é importante colocar uma parte de shampoo para duas de água num copo antes de aplicar. A mistura deve ser passada apenas na raiz e não no comprimento. A espuma que escorre é suficiente para limpar os fios.

11

Além de praticar todos esses truques no banho para manter o cabelo saudável, não deixe de espreitar esses artigos com mais dicas capilares:

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 truques no banho para manter o cabelo saudável, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre 10 truques no banho para manter o cabelo saudável

Imagem: ig10.net
1 de 6

Voltar ao topo da página