14 tatuagens tribais e seus significados

14 tatuagens tribais e seus significados
Imagem: Pinterest.com

As tatuagens podem parecer uma moda bastante atual, mas na verdade são uma arte já é praticada há muitos séculos. Embora não saibamos a origem exata do surgimento desses desenhos corporais, alguns desenhos, como os símbolos tribais, podem ser considerados como um dos primeiros estilos usados nesta arte corporal.

As tatuagens tribais têm sua origem em algumas tribos antigas, como os maoris, os celtas ou as tribos da Polinésia, entre outras. Ao contrário do valor estético que as tatuagens possuem atualmente, nessas populações essa arte era praticada por razões sociais, religiosas ou cerimoniais. Mas o que essas formas geométricas desenhadas no corpo significavam? Nesse artigo do umCOMO, mostramos 14 tatuagens tribais e seus significados e que tipos de desenhos existem dentro desse estilo milenar.

Tatuagem tribal maori

Um dos estilos mais reconhecidos é a tatuagem tribal Maori, que surgiu nas tribos da Polinésia Oriental, localizadas na Nova Zelândia. Tradicionalmente, o desenho mais usado era o "moko", uma tatuagem facial maori que era desenhada em todo o rosto (no caso dos homens) para indicar alguns dados da pessoa que a carregava, como seu status social, sua profissão e suas conquistas. O moko também estava entre as tatuagens tribais masculinas e femininas, já que também havia uma versão feminina, em que o desenho cobria a área do queixo.

Significados das tatuagens tribais maori

Além deste design, havia outros tipos de tatuagens maori que são feitas ainda hoje. A seguir, te mostraremos as tribais Maori mais destacadas:

  • Desenho Maui: esta tatuagem representa Maui, cuja lenda conta que ele foi jogado no mar por sua mãe, pensando que ele nasceu morto. No entanto, Maui chegou à costa de Aotearoa (nome Maori da Nova Zelândia), onde aprendeu a ser um excelente pescador e navegador. Devido a esta lenda, tatuar Maui pescando representa todas as conquistas de uma pessoa em sua vida.
  • Cruz marquesa: se você está procurando tatuagens tribais para o braço e antebraço, a cruz Maori pode ser uma excelente escolha para você. A cruz marquesa tem um significado muito importante dentro desta cultura, uma vez que simboliza harmonia, paz e equilíbrio entre os elementos essenciais da natureza (ou seja, entre terra, ar, água e fogo).
  • Tartaruga maori: é um design adequado tanto para tatuagens tribais masculinas, quanto para mulheres. É um símbolo muito importante nessa cultura, pois por se tratar de um animal que pode se mover tanto na terra como na água, os maoris o utilizavam para transportá-los para seu lugar de descanso eterno depois de mortos. Além deste significado, simboliza também a paz, a vida e a boa sorte.

Aqui você pode aprender mais sobre os significados das tatuagens maori e ver mais desenhos, além dos disponíveis abaixo.

Imagem: Pinterest.com
Imagem: Pinterest.com
Imagem: Pinterest.com

Tatuagens tribais celtas

Os antigos celtas eram uma civilização que se espalhou por diferentes partes da Europa Ocidental, como França, Irlanda, Inglaterra e Escócia, de modo que as tatuagens tribais que surgiram dentro dessas populações estavam relacionadas à sua cultura, idioma e costumes. No entanto, as tatuagens celtas tribais podem ser distinguidas de outros estilos, como polinésios ou maori, porque eram geralmente desenhos geométricos muito entrelaçados e cheios de decoração.

Significado das tatuagens tribais celtas

A seguir, te mostramos imagens de desenhos de tatuagens tribais celtas e o significado de cada uma delas:

  • Triskel: uma tatuagem que era geralmente usada por mulheres, e é caracterizada por uma espiral de três braços que se juntam no centro do desenho. Cada braço do triskel tinha um significado: o primeiro braço representava os limites e capacidades de nossos sentidos; o segundo simbolizava o pensamento, a consciência e a razão; e o terceiro espiral representava o caminho dos deuses e da alma. Este desenho também era feito muitas vezes com um círculo externo, que simboliza o mundo e o infinito.
  • Triqueta: é um dos símbolos celtas mais antigos e era formado por três formas ovais pontiagudas unidos por um traço. Esta tatuagem celta representava as três dimensões do universo. No entanto, também era um símbolo que dava o poder das três forças e que marcava o caminho entre a vida e a eternidade.
  • Nó celta: é uma das tatuagens tribais mais populares, porque tem diferentes desenhos e significados. No entanto, o significado mais conhecido do nó celta é que é um talismã que atrai a boa sorte. Além disso, também é um símbolo que representa o infinito, o nascimento e o destino.
  • Espiral celta: se você está procurando desenhos de tatuagens tribais no ombro, o espiral celta é uma das opções mais populares nesses casos. Na cultura celta, esta espiral infinita simbolizava a vida eterna, a força vital, o crescimento, o dia a dia e a reencaarnação.

Confira abaixo desenhos originais de tatuagens tribais celtas:

Imagem: Pinterest.com
Imagem: Pinterest.com
Imagem: Pinterest.com

Tatuagens tribais da Polinésia

A Polinésia é formada pelas diferentes tribos que habitavam (e ainda habitam) as ilhas do Oceano Pacífico que são formadas pelo grupo da Nova Zelândia, Samoa, Ilha de Páscoa e Havaí.

Significado das tatuagens tribais da Polinésia

Dentro da cultura polinésia, as tatuagens tribais não eram feitas para fins decorativos, mas sim como uma maneira de capturar com uma variedade de formas geométricas, os diferentes aspectos da pessoa que marcava o corpo como sua história, família, suas crenças espirituais e sua posição social.

  • Além disso, devido às técnicas utilizadas, as tatuagens polinésias eram muito dolorosas, de modo que fazê-las era um símbolo de coragem tatuado nos guerreiros dessas tribos.
  • Entre as tatuagens polinésias mais conhecidas encontramos, por um lado, o Etua, que era um símbolo espiritual e mágico que protegia os homens com o poder dos deuses.
  • E por outro lado, a Enata que era uma representação da natureza e, portanto, para a sua realização eram utilizados diversos animais ou a forma de seus dentes.
Imagem: Pinterest.com
Imagem: Pinterest.com
Imagem: Pinterest.com

Tatuagens tribais Dayak da Ilha de Borneu

As tribos da Ilha de Bornéu (localizada no sudeste da Ásia) também usavam tatuagens tribais para representar diferentes aspectos de sua cultura.

Significado das tatuagens tribais Dayak da Ilha de Borneu

  • Entre seus diversos desenhos, as tatuagens de Bornéu geralmente representavam escorpiões, cães, dragões, flores e espirais desenhados com tons marcantes, e eram símbolos de proteção e testemunho do orgulho de pertencer à tribo e de suas realizações dentro da comunidade.
  • Esses desenhos também tinham um significado mais espiritual, pois também podiam ser usados para honrar os espíritos de seus ancestrais.
  • Por último, outro dos significados mais conhecidos das tatuagens tribais Dayak da Ilha de Bornéu é que os guerreiros da tribo tatuavam uma rosa em seus ombros quando cortavam a cabeça de seus inimigos, representando assim sua coragem na batalha.
Imagem: Pinterest.com
Imagem: Pinterest.com

Tatuagens tribais Haida

A tribo Haida era uma população localizada no noroeste da América, conhecida por suas tatuagens tribais na forma de animais. Dentro desses desenhos, os Haidas marcavam seu corpo com animais como ursos, peixes e castores, bem como algumas partes desses animais, como garras de ursos ou penas de diversos pássaros.

Significado das tatuagens tribais Haida

Para essa tribo, esses desenhos não possuíam caráter decorativo, e sim eram usados porque eles e acreditavam que, ao marcar o corpo com um certo animal, tomvam parte de sua força e poder.

A seguir, você poderá ver algumas ideias de desenhos de tatuagens tribais femininas e masculinas Haida.

Veja também: Significado das tatuagens Unalome

Imagem: Pinterest.com
Imagem: Pinterest.com
Imagem: Pinterest.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a 14 tatuagens tribais e seus significados, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.