Partilhar

4 dicas para ter cachos perfeitos

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
4 dicas para ter cachos perfeitos
Imagem: loidich.com

Se você é dona de lindos cachos mas não obtém os resultados que deseja, saiba que existem algumas regras de outro para fios em espiral. Os cuidados capilares de cabelos encaracolados são bem diferentes de todos os outros tipos. É importante que você conheça os truques para conseguir cachos soltos e brilhantes, ao invés de cabelos baços, armados e cheios de frizz. Todos os processos rotineiros do cabelo como a lavagem, a secagem e até o corte influenciam o resultado, por isso as donas de caracóis devem conhecer os truques para mantê-lo saudável e bonito. Para conhecer as 4 dicas para ter cachos perfeitos, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como hidratar cachos em casa
Passos a seguir:
1

Lavagem

Umas das melhores dicas para ter cachos perfeitos é mudar a rotina de lavagem.

Muitas meninas exageram na quantidade de finalizadores como condicionadores e máscaras para evitar o ressecamento. Isso resulta em fios opacos e pesados, por isso é importante que a limpeza seja feita de forma eficaz.

Na hora de lavar, espalhe o shampoo entre as suas mãos e massageie gentilmente o couro cabeludo, usando os dedos para fazer movimentos circulares. Enxágue bastante para não deixar resíduos dos produtos nos fios. Remova o excesso de água e aplique o condicionador, a partir de dois dedos da raiz até às pontas. Enxágue até remover todo o condicionador e penteie com um pente de dentes largos para não quebrar os fios.

Dica: Para mais informação sobre como lavar cabelo cacheado, dê uma olhada nesse artigo.

2

Secagem

Para secar cabelos cacheados, existem três opções:

  • Secar com difusor: o difusor pode ser um bom aliado na hora de secar os cacho, pois ajuda a controlar o frizz e o volume. Comece por aplicar um leave-in no comprimento e nas pontas. Coloque o secador em temperatura alta, mas velocidade mínima e jogue a cabeça para a frente. Posicione uma mecha larga dentro do difusor e espere que os fios esquentem antes de passar para a próxima mecha. Repita o processo até secar todo o cabelo. Antes de secarem completamente, aplique um spray de brilho no comprimento dos fios.
  • Secar ao natural: Passe um leave-in ou uma mousse para cachos nos fios, amasse para moldar e deixe secar naturalmente. Os cachos vão ficar definidos e soltinhos. Quando secar, pode passar os dedos nas raízes para soltar mais um pouco.
  • Secar com Plopping: Para fazer esta técnica você vai precisar de uma toalha de microfibra ou uma camisa de algodão limpa. A toalha comum é proibida. Depois de lavar, passe um leave-in, mousse para cachos ou creme de pentear nos fios ainda úmidos. Estenda a toalha ou a camisa numa superfície plana e incline-se sobre ela, colocando o topo da cabeça no centro do tecido. Encoste os cabelos na toalha e envolva os fios com o tecido e estique as pontas na lateral da cabeça. Torça as pontas da toalha ou camisa e passe-as para trás, unindo-as e prendendo na zona da nuca, como uma touca. Espere até secar, meia hora costuma ser suficiente. Retire a toalha e veja seus cachos definidos!

Dica: Para saber mais sobre como fazer plopping no cabelo, dê uma olhada nesse artigo.

4 dicas para ter cachos perfeitos - Passo 2
Imagem: pinterest.com
3

Corte

O corte básico para cachos tem base redonda, pontas repicadas e comprimento em camadas. Isso faz com que as mechas se encaixem melhor sem armar.

Para manter fios longos, o corte deve ser repicado do queixo para baixo. As camadas ficarão mais suaves e os cachos mais naturais.

De modo a realçar contornos do rosto, aposte num corte degradê a partir da altura dos olhos e com pontas desfiadas. O volume será mais fácil de controlar.

Se quiser distribuir o volume, aposte em camadas a partir do queixo para suavizar os contornos do rosto.

Se gostaria de ter franja, prefira uma franja lateral desfiada da altura do nariz.

Imagem: pinterest.com
4

Hidratação

A mais importante de todas as dicas para ter cachos perfeitos é a da hidratação. Os cabelos cacheados tendem a ser bem mais secos do que os lisos, pois o seu formato faz com que a oleosidade natural dos fios não chegue às pontas. Por esse motivo, hidratações numa base semanal são imperativas!

Para hidratar, lave os fios com um shampoo de limpeza profunda, pule o condicionador e aplique a máscara. Aplique mecha a mecha e massageie bem com as mãos. Prenda os fios num coque e deixe atuar por vinte minutos ou coloque uma touca térmica e deixe agir por 20 minutos. No final, enxágue bem com água morna ou fria. Também pode usar ampolas de tratamento para uma hidratação ainda mais concentrada.

Dica: Para saber mais sobre hidratação, acesse esse artigo com os melhores truques de hidratação para cabelos.

Imagem: gettyimages.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a 4 dicas para ter cachos perfeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre 4 dicas para ter cachos perfeitos

4 dicas para ter cachos perfeitos
Imagem: loidich.com
Imagem: pinterest.com
Imagem: pinterest.com
Imagem: gettyimages.com
1 de 4
4 dicas para ter cachos perfeitos

Voltar ao topo da página