Partilhar

5 receitas caseiras para hidratar o cabelo

Consiga um cabelo brilhante e saudável com remédios naturais. Não é necessário gastar uma fortuna comprando produtos para o cabelo quando na nossa cozinha seguramente temos ingredientes que ajudam a cuidar do cabelo de forma natural e sem a necessidade de usar produtos químicos. Neste artigo de umComo vamos mostrar as receitas caseiras para hidratar o cabelo que funcionam melhor e que, só aplicando 1 vez por semana, conseguirão dar vitalidade ao seu cabelo e fazer com que fique mais brilhante e sedoso. Quer saber mais? Então continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como hidratar as pontas do cabelo

Máscara de abacate

Um dos melhores alimentos para hidratar o cabelo é o abacate, uma fruta repleta de nutrientes que conseguem melhorar a saúde capilar. Consegue contribuir com brilho e suavidade para o cabelo seco e maltratado, já que são ricos em vitamina E e proteínas que atuam como regeneradoras do cabelo.

Para poder fazer esta máscara hidratante para o cabelo, a primeira coisa que terá que conseguir é um abacate maduro, já que é mais fácil de manipular. Terá que extrair uma colher pequena a polpa que há no interior do abacate e triturá-la até ficar com uma textura como a de um purê. Uma vez pronto, terá que adicionar 2 colheres de sopa de maionese que contribuirão com suavidade para o seu cabelo, misture tudo para conseguir uma pasta homogênea e uniforme. Reserve.

Esta máscara deve ser aplicada sobre o cabelo úmido de modo que pode molhá-lo sob a torneira e secar com uma toalha e, se preferir, pode aplicar com um pulverizador com água no cabelo e assim dar a umidade que precisa. Uma vez umedecido, terá que aplicar a pasta no seu cabelo, desde a raiz até às pontas, tentando repartir bem por todo seu cabelo. Agora, massageie bem sua cabeça para que os nutrientes do abacate penetrem pelo couro cabeludo.

Uma vez pronto, terá que colocar o seu cabelo em volta de uma toalha ou numa touca de banho, assim conseguirá que as propriedades se absorvam muito melhor. Deixe atuar durante uns 30 minutos e, depois, enxague com água morna (nunca quente porque resseca o cabelo). Repita este procedimento uma vez por semana e, em pouco tempo, verá como seu cabelo fica mais brilhante, sedoso e macio.

5 receitas caseiras para hidratar o cabelo - Máscara de abacate

Máscara de aloe vera e azeite de oliva

Entre todos os benefícios do aloe vera para o cabelo destaca-se que se trata de um forte hidratante natural, uma vez que contém vitaminas e minerais que ajudam a nutrir as fibras capilares e a regenerar a saúde do nosso cabelo. Além disso, é uma planta com propriedades regenerativas que ajudam a reparar os danos que o cabelo tiver sofrido (de forma similar à queratina).

Por estes motivos, o aloe é um ingrediente perfeito para hidratar o cabelo naturalmente e reparar os danos sofridos pela tintura, os secadores, a chapinha, etc. Para conseguir um efeito mais liso e macio, em umComo propomos a você fazer uma máscara de aloe vera e azeite de oliva, dois componentes que potencializam a hidratação do cabelo conseguindo resultados visíveis desde a primeira aplicação.

Para fazê-la, terá que misturar 5 colheres de sopa de suco de aloe vera e 2 colheres de chá de azeite de oliva. Misture bem ambos ingredientes até formar uma massa homogênea e uniforme e, depois aplique sobre seu cabelo úmido espalhando bem por todas as mechas. Deixe atuar durante 30 minutos e depois enxague com água morna e lave seu cabelo como faz normalmente.

Repetindo este processo 1 vez por semana conseguirá revigorar a saúde do seu cabelo, dar-lhe mais brilho, suavidade e uma aparência bem mais bonita. Se quer mais máscaras para cabelo queimado, leia este artigo.

5 receitas caseiras para hidratar o cabelo - Máscara de aloe vera e azeite de oliva

Máscara de mel e ovo

Outra das melhores receitas caseiras para hidratar o cabelo é a que usa o mel como ingrediente principal. O mel é um remédio perfeito para restaurar a saúde do cabelo já que ajuda a limpá-lo em profundidade, eliminando qualquer elemento externo que possa danificá-lo. Também consegue nutrir as fibras capilares graças aos inúmeros nutrientes que dispõe que, além disso, consegue dar um extra de suavidade ao cabelo.

A esta máscara adicionamos ovo porque contém proteínas que nutrirão o cabelo e farão com que fique mais forte e com mais volume. Para fazer esta receita temos que misturar 1 ovo com 2 colheres de sopa de mel e mexer ambos ingredientes até conseguir uma mistura homogênea.

Molhe seu cabelo com um pouco de água ou com um spray com pulverizador e comece a aplicar a máscara que preparamos com um pincel para cabelo ou com suas próprias mãos. Tente que a massa se estenda corretamente desde a raiz até às pontas, e vá fazendo uma massagem circular para ativar o fluxo sanguíneo e permitir que os benefícios de ambos ingredientes penetrem no couro cabeludo.

Penteie o cabelo com um coque ou com uma touca de banho e deixe atuar 30 minutos. Depois, enxague com água morna e lave seu cabelo como faz habitualmente. Repetindo este tratamento 1 vez por semana conseguirá que seu cabelo fique mais brilhante e hidratado em pouco tempo.

5 receitas caseiras para hidratar o cabelo - Máscara de mel e ovo

Máscara de azeite de oliva

Outra receita caseira para hidratar o cabelo é usar um produto que sempre temos na cozinha: o azeite de oliva. O truque que vamos dar para você de seguida é muito simples de aplicar, uma vez que só vamos precisar de um pouco de azeite para poder nutrir nosso cabelo. O motivo é que este ingrediente contém agentes hidratantes, além de uma grande quantidade de vitaminas e minerais que nutrem o cabelo e contribuem com vitalidade e suavidade.

Tendo o cabelo seco ou úmido (é indiferente) terá que jogar um pouco de azeite de oliva em suas mãos, esfregar uma na outra e começar a aplicar por todo o cabelo, sem chegar a tocar as raízes porque pode deixar o cabelo mais oleoso. O melhor é que comece uns 2 centímetros mais abaixo da raiz capilar e distribua o azeite pelo resto do cabelo até às pontas.

O azeite que se costuma usar para esta máscara caseira variará dependendo do comprimento do seu cabelo. Por exemplo, se tem cabelo médio, costuma bastar 1/4 de xícara, mas se for longo, costuma-se precisar mais de meia xícara de azeite de oliva.

Quando tiver todo o azeite no cabelo, terá que apanhá-lo e tampar com uma touca ou com uma toalha, deixando atuar por 20 minutos. Depois retire com água morna e lave o cabelo como faz normalmente. Repita este procedimento 1 vez por semana e, com o tempo, notará como seu cabelo fica mais hidratado, suave e sedoso.

Esta é a máscara mais fácil que existe, mas há mais. Convidamos você a ler nosso artigo de máscaras de azeite de oliva para o cabelo para que veja todos os usos que pode dar.

5 receitas caseiras para hidratar o cabelo - Máscara de azeite de oliva

Máscara de mamão

Outra das melhores receitas caseiras para hidratar o cabelo é a que usa mamão como ingrediente principal. Esta fruta é rica em betacaroteno, um nutriente que ajuda a combater a secura do cabelo e a reparar os danos sofridos com o tempo. Assim, para começar a preparar este tratamento de beleza, precisará de reunir os seguintes ingredientes:

  • 1 mamão
  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

A primeira coisa que terá que fazer é descascar o mamão, enxaguar e cortar ao meio (só vai usar uma das metades). Tire as sementes negras que há no interior desta fruta e pique o interior com a ajuda de uma faca. De seguida, coloque o interior do mamão em um recipiente apto para liquidificador e, antes de bater, adicione o mel e o azeite de oliva. Bata tudo até ficar uma mistura uniforme.

Umedeça seu cabelo e, depois, comece a aplicar a pasta que fizemos com a ajuda de um pincel para o cabelo ou com seus próprios dedos. Insista na parte das pontas, pois os nutrientes do mamão conseguirão repará-las e conseguir que estejam mais saudáveis. Deixe atuar durante 30 minutos e depois retire com água morna. Repita uma vez por semana e verá como, com o tempo, seu cabelo estará mais hidratado e perfeito.

Caso tenha pontas duplas, recomendamos você a ler o nosso artigo sobre remédios caseiros para as pontas duplas.

5 receitas caseiras para hidratar o cabelo - Máscara de mamão

Se pretende ler mais artigos parecidos a 5 receitas caseiras para hidratar o cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre 5 receitas caseiras para hidratar o cabelo

1 de 6

Voltar ao topo da página