Partilhar

7 hábitos que danificam a pele

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
7 hábitos que danificam a pele

Sabe quais são os hábitos comuns que mais danificam a sua pele? Além de uma boa alimentação e dos cuidados adequados, é importante prestar atenção a certos hábitos que realizamos diariamente e que, sem perceber, prejudicam muito a saúde da nossa pele, fazendo com que ela envelheça de forma mais rápida e menos bonita, luminosa e radiante. Continue lendo este artigo de umComo e descubra 7 hábitos que danificam a pele e que deveria deixar de fazer de qualquer forma se quiser ficar sempre bonita.

Também lhe pode interessar: Como firmar a pele do rosto

Dormir maquiada

Todas nós temos bastante dificuldade para dedicar alguns minutos antes de ir dormir para limpar a pele e deixá-la livre de maquiagem e resíduos, mas se não o fizermos, isso pode se converter em um dos hábitos diários que mais danifica a sua pele a longo prazo. Por um lado, aparecerão mais espinhas e impurezas devido à obstrução dos poros e, por outro, o processo de renovação celular da pele que deveria acontecer durante a noite não será feito da forma adequada. O resultado? Uma pele envelhecida de forma prematura e uma aparência opaca e apagada, muito pouco favorecedora.

7 hábitos que danificam a pele - Dormir maquiada

Não usar proteção solar

Entre os hábitos mais prejudiciais para a pele, encontramos a exposição ao sol sem a proteção adequada. Os raios UV do grande astro envelhecem a pele a passos gigantes, ressecando e deixando-a vulnerável perante o aparecimento de linhas de expressão, rugas e manchas escuras. É por isso que é essencial proteger a pele com um protetor solar que tenha um fator 30, no mínimo, e não fazer isso apenas quando vamos tomar sol na praia mas sim todos os dias do ano, usando cosméticos com SPF integrado. Esta regra também é fundamental para prevenir doenças graves, como o câncer de pele, por isso não é só uma questão de beleza mas também de saúde.

7 hábitos que danificam a pele - Não usar proteção solar

Não usar as loções adequadas

À medida que vamos fazendo anos, a pele muda e é importante dar a ela os cuidados e nutrientes que precisa em cada etapa para mantê-la bonita e radiante. Para isso, é imprescindível aplicar cremes hidratantes a partir dos 20 anos de idade e usar as fórmulas anti-idade entre os 25 e 30 para prevenir o aparecimento de rugas.

Além disso, terá que escolher os produtos em função do seu tipo de pele (normal, seca, oleosa ou mista, sensível), pois cada uma apresenta necessidades especiais que devem ser atendidas. Nos seguintes artigos você pode ver tudo o que precisa saber para acertar com a escolha:

7 hábitos que danificam a pele - Não usar as loções adequadas

Estourar ou tocar nas espinhas

Sabemos que é muito difícil olhar para outro lado quando temos uma pequena espinha no rosto que eclipsa a nossa beleza, mas é importante reprimir essa vontade e não a estourar nem ficar mexendo nela. Caso contrário, corremos o risco de que esse poro acabe infectando, que o pus ou a gordura se espalhe para outras zonas provocando novas espinhas e, o pior de tudo, que fique uma marca ou cicatriz na pele para sempre. Evite este mau hábito e, em vez disso, faça uma esfoliação adequada para acabar com todas as impurezas.

7 hábitos que danificam a pele - Estourar ou tocar nas espinhas

Não limpar os pincéis de maquiagem

Muitas vezes, os principais responsáveis pelo aparecimento de espinhas e imperfeições no rosto são os pincéis de maquiagem sujos, repletos de resíduos e partículas de pó. Para evitar que a quantidade de bactérias que se encontram em seus filamentos passem para a pele e a danifiquem, é fundamental limpar uma vez a cada 2 semanas no mínimo, ou uma vez por semana se o seu uso for diário. Esta medida é especialmente importante para garotas com problemas de acne ou pele oleosa.

Se quiser saber como pode lavar seus pincéis de maquiagem para que não se estraguem, recomendamos que consulte o artigo Como limpar os pincéis de maquiagem.

7 hábitos que danificam a pele - Não limpar os pincéis de maquiagem

Não beber água

Um dos hábitos que mais danificam a pele é não beber a quantidade diária de água suficiente; são muitas as mulheres que se esquecem da importância de hidratar a pele também desde o interior. Os efeitos da falta de água no organismo tornam-se visíveis no estado da pele de forma imediata, ficando bem mais seca, apagada, sem brilho e com mais imperfeições.

Faça um esforço e beba entre 1,5 ou 2 litros de água por dia e notará de imediato a diferença na saúde da sua pele e do seu organismo no geral.

7 hábitos que danificam a pele - Não beber água

Fumar

Não há dúvida de que o cigarro é um grande inimigo da pele e da saúde no geral, pois os seus efeitos são nocivos em vários níveis. Se alguma vez se perguntou como o cigarro afeta a pele, saiba que ele a desidrata bastante, deixando-a mais áspera, quebradiça, opaca, apagada e com um tom acinzentado muito pouco estético. A isso podemos adicionar ainda os sinais de envelhecimento prematuro, como rugas muito marcadas e profundas, o aparecimento de manchas e pômulos mais marcados pelos ossos.

O melhor para evitar tudo isso e manter a beleza da pele por mais tempo é abandonar definitivamente o cigarro.

7 hábitos que danificam a pele - Fumar

Se pretende ler mais artigos parecidos a 7 hábitos que danificam a pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre 7 hábitos que danificam a pele

O que lhe pareceu o artigo?

7 hábitos que danificam a pele
1 de 8
7 hábitos que danificam a pele

Voltar ao topo da página