A aloe vera ajuda a reafirmar a pele?

A aloe vera ajuda a reafirmar a pele?

A aloe vera é uma planta suculenta, o que quer dizer que possui a propriedade de armazenar água no seu organismo. Isso torna-a bem mais resistente e autossuficiente. Dizem que o aloe vera é originário da Arábia mas se adaptou a climas temperados e subtropicais como, por exemplo, a área mediterrânea.

Esta planta é muito conhecida por seus benefícios para a pele e é incluída em múltiplas fórmulas de produtos cosméticos. Muitos produtos reafirmantes incluem-na na sua composição, mas será que a aloe vera é reafirmante?

Em umComo.com.br vamos analisar as propriedades desta planta milenária e descobrir se conta com estas propriedades! Não perca este artigo para tirar também suas dúvidas!

Benefícios da aloe vera para a pele

A planta da aloe vera contém em suas folhas um líquido viscoso, similar a um gel, que é o que se utiliza para tratar e aliviar múltiplas condições de pele, entre elas as seguintes:

Melhora as queimaduras

A aloe utiliza-se há milênios para melhorar a aparência das queimaduras. Tem um efeito calmante e anti-inflamatório e após a sua aplicação sente-se um grande alívio automático. Além disso favorece a cura da pele para fazer com que a mesma se recupere adequadamente da lesão.

Efeito hidratante

Seu gel está formado em grande parte por água, o motivo é a capacidade desta planta para absorver e armazenar a umidade, o que ajuda a hidratar a nossa pele quando aplicamos sobre a mesma. Além disso, a aloe vera pura não contém agentes químicos que possam infectar os poros e contribuir para a formação de acne, como acontece no caso de alguns cremes hidratantes.

Efeito renovador

Esta planta tem a capacidade de renovar as células cutâneas, isso traduz-se em uma melhor aparência da pele e um rejuvenescimento da mesma, uma diminuição da flacidez e uma redução das manchas.

Poder adstringente

Quando um produto tem, como no caso da aloe vera, propriedades adstringentes, sua função basicamente é retrair os tecidos, ou seja, torná-los mais firmes, ajudando a fechar os poros; além de ter a capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da pele, garantindo um efeito ainda maior.

Estimulação do colágeno e da elastina

A aloe vera é muito útil para a estimulação do colágeno e da elastina, responsáveis por manter a pele firme, esticada e jovem, portanto seu uso ajuda a evitar o envelhecimento prematuro e a falta de firmeza.

O que é a flacidez?

A flacidez ocorre durante o processo de envelhecimento e consiste na perda gradual de colágeno e elastina. Estes dois componentes são produzidos naturalmente pelo organismo mas, com a idade, sua fabricação diminui de forma gradual.

O colágeno e a elastina são os responsáveis por trazer suavidade e firmeza à pele e o resultado da sua diminuição é a flacidez, ou seja, a perda de firmeza da pele, um problema que afeta qualquer área do corpo. Uma pessoa jovem também pode sofrer de flacidez, principalmente após ter perdido uma grande quantidade de peso. Por vezes, dependendo da gravidade do caso, o organismo não é capaz de voltar a recuperar o estado original da pele, mas sem dúvida que será mais fácil quanto mais jovem a pessoa for.

As soluções para melhorar este problema estético são o exercício físico para favorecer a tonificação dos músculos e a utilização de produtos reafirmantes, ou seja, cujos componentes ajudem a recuperar a suavidade da pele.

A aloe vera é reafirmante?

Neste caso, a resposta é afirmativa. A aloe vera, graças aos seus componentes renovadores, hidratantes, adstringentes e estimuladores do colágeno e da elastina, é muito útil para combater a flacidez e a falta de firmeza.

O poder da aloe vera ajuda a pele a renovar suas células, o que melhora seu aspecto e seu funcionamento, acelerando seu poder de regeneração. O efeito hidratante desta planta ajuda ainda a manter a pele em ótimas condições, tornando-a mais flexível e elástica.

A propriedade adstringente faz com que a aloe vera seja reafirmante pois estica os tecidos e torna-os mais firmes. Por último, como a aloe vera estimula a produção de colágeno e elastina, pode-se afirmar que se trata de um produto reafirmante.

Outros usos da aloe vera

A aloe vera é uma das plantas mais usadas no mundo da cosmética e da medicina natural; isso é devido aos seus múltiplos benefícios, tanto estéticos como para o organismo. Quer conhecê-los profundamente? Então não perca nossos artigos:

  • Benefícios da aloe vera para o cabelo
  • Truques de beleza com aloe vera
  • Como usar a aloe vera para a acne

Se pretende ler mais artigos parecidos a A aloe vera ajuda a reafirmar a pele?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.