Partilhar

A diferença entre cabelo seco e elástico

Por Daniela Amadeu. Atualizado: 16 janeiro 2017

O cabelo está suscetível a diversos danos, mas alguns destes danos são confundidos, por exemplo: A diferença entre cabelo seco e elástico, que é uma confusão comum. Nem todo o cabelo que está ressecado fica elástico e nem todo cabelo elástico encontra-se ressecado. Esse texto do UmComo visa elucidar as diferenças e os tratamento possíveis para cada dano de cabelo.

Também lhe pode interessar: Como cuidar do cabelo elástico

Definições

Para evitar confusões, é melhor explicar o que significa cada um e quais efeitos cada um destes possui no cabelo.

Ressecamento

O cabelo ressecado geralmente apresenta porosidade, é quando suas escamas se separam, inclusive a formação de pontas duplas é bastante comum nesse tipo de fio. O cabelo ressecado não possui brilho, é um cabelo que fica bastante volumoso e áspero. Geralmente o cabelo ressecado, mesmo que seja liso, costuma ficar ondulado, sem definição sobre como ele realmente é.

A diferença entre cabelo seco e elástico - Ressecamento

Cabelo elástico

Nós do UmComo já falamos anteriormente sobre o cabelo elástico. O fio elástico é aquele fio que está danificado por perda de proteína e queratina. Este fio encontra-se tão maltratado que arrebenta só com um pentear do cabelo, é um fio que se você estica, ele não retorna a sua elasticidade natural, ele arrebenta.

A diferença entre cabelo seco e elástico - Cabelo elástico

Conclusão

Resumidamente, a diferença entre o cabelo ressecado e o cabelo elástico é que eles perdem nutrientes diferentes.

Enquanto o fio ressecado perde os nutrientes responsáveis por unir as escamas do cabelo e definir o cabelo de acordo com sua origem; o cabelo elástico perde massa, proteína e queratina. Um cabelo elástico pode conter brilho e maciez (apesar da fragilidade), enquanto que um cabelo ressecado pode ser bastante resistente a uma escova, mas certamente estará opaco, volumoso e com frizz.

A diferença entre cabelo seco e elástico - Conclusão

Tratamento cabelo ressecado

Para o cabelo ressecado a hidratação é muito importante, o corte das pontas para tirar pontas duplas; o uso constante de óleo de silicone para unir as escamas e shampoo sem sal para reduzir os danos nos cabelos. Evitar tinturas, progressivas, chapinha e escova também é aconselhado se você pretende descansar seu cabelo para que ele se recupere.

Se com o ressecamento o seu cabelo deixou de ficar definido (liso, encaracolado, ondulado), usar shampoo e condicionador que ajudam a definir os fios também é uma boa dica, pois o fio só fica bem definido quando esta hidratado; então usar shampoos e cremes que alisam, encaracolam e ondulam o fio é uma forma de fornecer uma hidratação a mais aos cabelos e conseguir novamente um cabelo mais definido.

Tratamento cabelo elástico

Para os cabelos elásticos, o melhor para eles, acima de tudo, é o descanso. O cabelo encontra-se elástico e quebradiço porque perdeu todos os seus nutrientes naturais e enfraqueceu, ou seja, perdeu massa. Tanto que em casos de cabelo elástico é muito comum que o cabelo também afine.

Nesses casos o conselho de dar pausa as químicas, progressivas, escova e chapinha também é valida. Porém, para restaurar o fio o tratamento mais indicado é com queratina, arginina e óleo de argan. Se o seu cabelo elástico estiver com pontas duplas, óleo de silicone também é indicado. Cortas os fios mensalmente também é recomendado, para que o cabelo esteja sempre com corte, já que o fato de ele arrebentar com facilidade tira o corte do cabelo muito rápido, às vezes em menos de quinze dias. E a hidratação deve ser semanal e uma hidratação mais poderosa pode ser feita quinzenalmente dependendo do estado do seu cabelo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A diferença entre cabelo seco e elástico, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre A diferença entre cabelo seco e elástico

2 comentários
Leandra
Oi boa noite, as pontas do meu cabelo estão brancas (como se estivessem com lendias ) isso é um sinal de cabelo queimado? Eu passo muita prancha porque prefiro meu cabelo liso, isso pode ser o motivo?
Editor umComo.com.br
Oi Leandra! Você tem que moderar o uso da prancha, pois utilizada muitas vezes é prejudicial para os fios. Tente não usar todos os dias e sempre que passar use um protetor térmico no cabelo. Nesses links poderá encontrar mais conselhos e dicas para usar a chapinha: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-do-cabelo-usando-chapinha-17852.html http://beleza.umcomo.com.br/articulo/com-que-frequencia-posso-usar-chapinha-23477.html
Flavia
Boa noite!!! Qro saber se posso fazer a mistura do abacate e o óleo de argan?
Daniela Amadeu
Oi Flavia, você pode usar o abacate e o argan para fazer uma máscara para o cabelo, mas usados separadamente. Nestes links poderá ver como fazer uma máscara de abacate e de argan para o cabelo: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-uma-mascara-de-abacate-para-o-cabelo-1551.html http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-uma-mascara-de-oleo-de-argan-15076.html

1 de 4

Voltar ao topo da página