Partilhar

A maquiagem envelhece a pele?

Por Sara Viega. Atualizado: 7 junho 2018
A maquiagem envelhece a pele?

Uma grande parte das mulheres inclui a maquiagem na sua rotina de cuidados diários para se sentir mais bonita e exibir uma pele com uma luminosidade especial. Quando o uso da maquiagem é diário, é normal que nos preocupemos pelos efeitos que ela possa ter sobre a nossa pele e façamos perguntas como a seguinte: a maquiagem envelhece a pele? Se você também se preocupa com esta questão e quer saber de uma vez por todas se os produtos de maquiagem que utiliza contribuem para seu envelhecimento, leia com atenção este artigo de umComo. Vamos revelar para você o que dizem os especialistas e o que deve ter em consideração para se maquiar sem danificar a sua pele em excesso.

A maquiagem envelhece: sim ou não?

Esta é uma pergunta muito comum entre as mulheres, pois muitas asseguram que depois de um tempo aplicando a base da maquiagem notam a sua pele mais envelhecida e apagada, ou também que este produto acentua mais as pequenas rugas existentes tornando-as mais visíveis.

Pois bem, como garantem os especialistas, a maquiagem não envelhece a pele nem prejudica seu estado de saúde sempre que for de boa qualidade. Este aspecto é fundamental e realmente marca a diferença, pois aquela maquiagem que em sua composição tiver muitos compostos químicos pode sim acelerar o envelhecimento da pele e provocar linhas de expressão e rugas prematuras. Lembre-se também que estas substâncias químicas saturam os poros, obstruindo-os e levando à formação de impurezas, como cravos, espinhas, etc. Além disso, existe maquiagem de má qualidade sem filtro UV, que não mantém a pele do rosto protegida dos raios solares, algo que sem dúvida influencia e muito no seu envelhecimento.

Portanto, a conclusão é clara: a maquiagem pode ser uma grande aliada para potenciar a sua beleza, desde que os produtos utilizados sejam de primeira qualidade e o mais naturais possíveis. Caso contrário, estará sim contribuindo para que a sua pele pareça mais envelhecida, apagada, sem vida e com impurezas.

A maquiagem envelhece a pele? - A maquiagem envelhece: sim ou não?

Importância de tirar a maquiagem

Apesar de muitas mulheres não saberem disso, o que acelera o envelhecimento da pele é dormir com a maquiagem, sem a retirar previamente com os produtos adequados. De fato, um estudo realizado por uma jornalista britânica de 40 anos demonstrou que ao dormir durante 30 dias seguidos sem tirar a maquiagem de noite, a pele envelhecia até 10 anos, e em seu rosto podiam ser observados claramente vasinhos estourados, rugas, poros dilatados e manchas avermelhadas.

Tirar a maquiagem diariamente antes de ir dormir é fundamental para limpar a pele profundamente e deixá-la livre de todos os resíduos contaminantes que possam impedir que a regeneração celular se desenvolva de forma adequada, um processo vital para evitar que o envelhecimento acelere e as rugas sejam uma realidade muito antes do que o esperado. Além disso, os contaminantes da maquiagem irão se acumulando nos poros do rosto, o que afetará a produção de colágeno e elastina, duas proteínas que contribuem para a firmeza e a elasticidade necessárias para que a pele fique jovem e saudável.

Além de não ignorar esta tarefa, também é importante fazer isso com os produtos adequados. O mais aconselhável é escolher um produto de limpeza adaptado a cada tipo de pele, por exemplo, se a sua pele for oleosa precisará de produtos de limpeza em gel que possam ser enxaguados com água e se, pelo contrário, a sua pele for seca, são preferíveis os que contêm uma base aquosa e óleo, chamados bifásicos.

A maquiagem envelhece a pele? - Importância de tirar a maquiagem

A pele merece um descanso

Apesar de já termos dito antes que se os produtos de maquiagem escolhidos forem de boa qualidade não devem danificar a pele nem causar o aparecimento de rugas, se você usar maquiagem todos os dias também é aconselhável dar um tempo para a sua pele de vez em quando. Desta forma, poderá oxigená-la e purificá-la completamente, ajudando a ter uma aparência mais jovem e vital. Com isso, não só favorecerá a saúde da pele mas também de outras partes do rosto, como os olhos e os cílios, pois o uso contínuo e excessivo de rímel pode acabar afetando o bom crescimento dos cílios e a sua espessura.

Passe, por exemplo, dois ou três dias sem maquiagem para que a sua pele se desintoxique totalmente e veja como ela fica mais bonita e luminosa. Nesse tempo não pense que ficará feia, pois há outros truques de beleza para realçar seu atrativo natural e estar espetacular com a pele sem maquiagem, além disso estará perfeitamente adaptada às últimas tendências que apostam pelos looks naturais e os efeitos do tipo "cara lavada". No seguinte artigo mostramos a você tudo o que precisa saber para estar bonita sem maquiagem.

A maquiagem envelhece a pele? - A pele merece um descanso

Conselhos para evitar que a maquiagem prejudique a pele

  • Realize uma limpeza facial duas vezes por dia, de manhã mesmo antes de aplicar a maquiagem e à noite, antes de dormir.
  • Aplique a maquiagem sempre sobre uma pele completamente limpa e hidratada. É fundamental aplicar um creme hidratante antes de se maquiar e esperar alguns minutos para que a pele o absorva completamente.
  • Adquira produtos de maquiagem de qualidade e comprove os componentes incluídos em sua fórmula, evitando os que contam com muitos componentes químicos. As bases de maquiagem vendidas, por exemplo, em farmácias, são uma ótima opção para proteger a saúde da pele.
  • Escolha a base de maquiagem adequada, de preferência com uma textura leve e fluída, para evitar que as pequenas rugas sejam mais visíveis. Também é essencial encontrar uma que seja do mesmo tom que a pele, pois as que são mais escuras criam um efeito máscara muito artificial.

Além destes conselhos, na hora de aplicar os diferentes produtos é muito importante que evite alguns erros que, em vez de favorecerem você, podem fazer com que pareça mais velha. Descubra quais são eles no artigo erros de maquiagem que envelhecem.

A maquiagem envelhece a pele? - Conselhos para evitar que a maquiagem prejudique a pele

Se pretende ler mais artigos parecidos a A maquiagem envelhece a pele?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre A maquiagem envelhece a pele?

A maquiagem envelhece a pele?
1 de 5
A maquiagem envelhece a pele?

Voltar ao topo da página