Partilhar

A pele oleosa envelhece menos?

A pele oleosa envelhece menos?

A pele oleosa, no geral, é fruto da genética, mas o excesso de oleosidade também pode ser devido a uma má alimentação, ao sobrepeso, a transtornos hormonais ou inclusive ao estresse. Seja qual for a origem deste tipo de pele, o fundamental é identificar e começar a cuidar dela de forma correta, limpando-a como precisa e nutrindo-a com produtos que a equilibrem e não a deixem ainda mais oleosa. Tudo isso servirá também para evitar o envelhecimento prematuro e para a manter radiante.

Existem várias afirmações sobre a pele oleosa, mas quando temos este tipo de pele, podemos pensar se realmente são corretas ou não. Uma delas tem a ver com os efeitos do tempo e a idade. Se alguma vez se perguntou se a pele oleosa envelhece menos, continue lendo este artigo de umComo para descobrir a resposta.

Também lhe pode interessar: Como cuidar a pele oleosa

Como saber se a minha pele é oleosa

Para começar, é muito importante saber qual é o seu tipo de pele para poder dar a ela os cuidados específicos que precisa e nutri-la com produtos realmente adaptados às suas características.

A pele oleosa sofre de um excesso de produção de óleo, ou seja, as glândulas sebáceas presentes no rosto produzem uma quantidade maior de gordura do que deveriam e, pode ser diferenciada pelos seguintes traços ou sinais:

  • Formação de brilhos faciais, principalmente na zona T do rosto (testa, nariz e queixo);
  • Aspecto oleoso ou engordurado;
  • Poros dilatados e notáveis, pois se obstruem com facilidade e isso gera impurezas, como cravos ou espinhas;
  • Tendência a sofrer acne;
  • Textura escorregadia e áspera em algumas áreas;

Se tiver certeza de que este é seu tipo de pele e estiver preocupada com a questão do envelhecimento, continue lendo para descobrir se realmente, como dizem, as peles oleosas envelhecem menos do que as outras e se mantêm mais jovens.

A pele oleosa envelhece menos? - Como saber se a minha pele é oleosa

É verdade que a pele oleosa envelhece menos?

Apesar dos brilhos faciais em seu rosto ao longo do dia ou os cravinhos e espinhas possam parecer antiestéticos, saiba que uma da principais vantagens da pele oleosa é que é menos propensa a enrugar de forma prematura em comparação, por exemplo, com a pele seca. No entanto, devemos lembrar que mesmo que não envelheça tão rápido, não é imune a este processo natural e muito menos se não cuidar dela diariamente como precisa, ajudando-a a se manter saudável.

A pele oleosa conta com uma espessura maior por conter uma quantidade mais abundante de lipídeos, o que faz com que se mantenha mais protegida perante as agressões externas que a possam danificar prematuramente, como por exemplo, os raios do sol, o frio ou o vento. Além disso, devido à contínua produção de gordura, a pele não racha, não está esticada e se mantém bem mais elástica, por isso as rugas não se tornam visíveis de forma prematura.

Pelo contrário, é conveniente referir que as peles oleosas são mais propensas a desenvolver flacidez, pois a gordura, por pesar mais, pode acelerar os efeitos da gravidade na cútis.

A pele oleosa envelhece menos? - É verdade que a pele oleosa envelhece menos?

Conselhos para cuidar da pele oleosa

Ao contrário do que se possa acreditar, a pele oleosa precisa sim de ser nutrida e hidratada para se manter em perfeitas condições, mas deverá fazer isso com os produtos adequados para não acentuar a oleosidade do rosto nem favorecer o aparecimento de novas impurezas. Tome nota de todos os cuidados que deve dar à sua pele para ficar linda e jovem por muito tempo:

Limpeza facial

É essencial limpar a pele oleosa umas 2 vezes por dia, de manhã e de noite, para livrá-la de todos os resíduos acumulados e evitar sinais prematuros de envelhecimento. Para fazê-lo, o melhor é escolher géis que se enxaguem facilmente com água e deixem a pele completamente limpa sem trazer oleosidade. Por outro lado, deve evitar os produtos de limpeza cremosos ou com uma base oleosa.

Também pode preferir água micelar, um produto revolucionário que tira a maquiagem, limpa e tonifica a pele ao mesmo tempo. É hipoalergênico e indicado para todo tipo de pele. Descubra mais no artigo benefícios da água micelar.

Tônica adstringente

Após a limpeza, as peles oleosas precisam de uma aplicação de tônico facial que ajude a equilibrar e a fechar os poros para que eles não fiquem tão visíveis. A melhor opção é um tônico adstringente, pois este produto é especialmente feito para reduzir a oleosidade na pele e manter controlada a formação de impurezas. Aplique com a ajuda de um disco de algodão, evitando tocar na pele com as mãos.

Hidratação

A pele oleosa também pode sofrer desidratação se não a nutrir da forma correta. Agora, é muito importante utilizar a loção adequada porque caso contrário será muito fácil aumentar a oleosidade do rosto. Deve aplicar um gel ou sérum específico para pele oleosa e, de preferência, só à noite, para favorecer a regeneração celular da pele.

Evite os cremes de dia muito untuosos ou os óleos que podem engordurar ainda mais a pele.

Uma vez por semana, recomendamos que aplique alguma das máscaras para pele oleosa que mostramos para você neste artigo.

Esfoliação

Esta é uma tarefa que não deve ignorar, pois é necessária para eliminar todas as células mortas e conseguir que os poros se mantenham fechados. Adquira uma loção esfoliante de uso diário ou esfolie a pele duas vezes por semana com um esfoliante caseiro indicado para pele oleosa, como os que se fazem com argila verde, aveia e limão, kiwi e açúcar, etc. Pode ver as melhores receitas no artigo Como fazer esfoliantes para pele oleosa.

Maquiagem

Outra das principais desvantagens da pele oleosa é que a maquiagem dura muito pouco no rosto. Para não ter que estar retocando a cada minuto, é essencial que aplique bases de maquiagem sem óleo, leves e fluídas, além de selar a maquiagem com um pouco de pó translúcido e optar pelas sombras em pó.

A pele oleosa envelhece menos? - Conselhos para cuidar da pele oleosa

Se pretende ler mais artigos parecidos a A pele oleosa envelhece menos?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre A pele oleosa envelhece menos?

A pele oleosa envelhece menos?
1 de 4
A pele oleosa envelhece menos?

Voltar ao topo da página