Ácido da beleza: para que serve o ácido hialurônico?

Ácido da beleza: para que serve o ácido hialurônico?

É comum ouvir falar de ácido hialurônico, ou ácido da beleza, em procedimentos estéticos relacionados ao envelhecimento da pele. Trata-se de uma substância já naturalmente presente no nosso organismo mas que vai diminuindo com o passar dos anos. Sua redução nota-se, justamente, pelo aparecimento de rugas e um ressecamento da pele. Para reverter a situação, existem diferentes maneiras de repor o ácido para fins divergentes. Para acabar com as dúvidas o umCOMO reuniu informações sobre o ácido da beleza: para que serve o ácido hialurônico?

Ácido hialurônico - creme

No mundo dos procedimentos estéticos, o uso mais conhecido do ácido hialurônico é nos preenchimentos faciais com injeções. Além dos fins estéticos, essa aplicações também podem ser feitas em casos de reabilitação de articulações. É indispensável que esse tipo tratamento seja feito por um médico especialista. A duração do ácido aplicado via injeção pode variar de 9 a 12 meses.

Para usar em casa, recomendam-se os cremes enriquecidos com ácido hialurônico. Você mesmo pode aplicá-lo, embora a eficácia não seja a mesma das aplicações injetáveis. O ideal é que os cremes sejam indicados por um dermatologista para evitar o aparecimento de alergias.

Recomenda-se aplicar no rosto até 4 vezes por semana, sempre com a pele limpa. Uma maneira de potencializar os seus efeitos é apostar nas fórmulas que também contam com outros antioxidantes na fórmula, como vitamina A e vitamina C.

Para entender todas as propriedades do ácido hialurônico, confira o artigo Beneficios do ácido hialurônico para a pele.

Cápsulas de ácido hialurônico

As cápsulas de ácido hialurônico também são uma alternativa à versão injetável com o objetivo de antienvelhecimento. Elas também devem ser indicadas por dermatologistas, que geralmente receitam 1 cápsula por dia. Nesses casos, é bem importante ter o acompanhamento médico pois não é indicado tomar ácido hialurônico por mais de 3 meses seguidos.

Sua ação, além de prevenir as rugas, também devolve o brilho da pele e repara a elasticidade.

Ácido hialurônico, onde comprar?

A maneira mais fácil de encontrar o ácido hialurônico é nas farmácias de manipulação. O ideal é que você tenha uma receita adequada para o seu caso. Ainda assim, você pode encontrar algumas cápsulas com fórmulas já prontas em farmacias convencionais.

De qualquer forma, sempre vale apostar nos alimentos com ácido hialurônico.

Ácido hialurônico nos cabelos

O uso do ácido hialurônico nos cabelos também é conhecido como vacina capilar. Sua aplicação é feita por meio de uma hidratação que o deixa mais protegido contra futuras agressões devido à ação de atrair mais água para as células e, consequentemente, fibras capilares.

Para os cabelos, o ácido hialurônico pode ser encontrada em fórmulas de shampoos, cremes ou máscaras capilares. Sua aplicação pode ser feita em casa, de acordo com as instruções de uso do produto, ou em salões especializados. Pode ser feito em cabelos virgens ou com química.

Ácido hialurônico para olheiras

Alem de antienvelhecimento, o ácido hialurônico também conhecido pelo sua ação contra olheiras. O aspecto de profundidade e cansaço das olheiras some porque o ácido hialurônico ajuda a devolver o volume da região e diminui a aparência de olhar cansado.

No entanto, esse uso deve ser indicado por um dermatologista. Sob acompanhamento, o tratamento contra olheiras pode ser feito em aplicações injetáveis através de pequenas picadas no local (feitas por um especialista).

Dependendo do organismo da pessoa, os efeitos da aplicação podem durar até 2 anos. Apesar do seu uso não oferecer riscos quando indicado por um dermatologista, podem aparecer sensações de coceira, vermelhidão ou alergias após a injeção do ácido da beleza.

Ácido hialurônico para o joelho - viscossuplementação

A injeção de acido hialurônico sintético no joelho, também conhecida como infiltração de ácido hialurônico, ou viscossuplementação, é uma alternativa cada dia mais conhecida para o tratamento de doenças cartilaginosas traumáticas agudas e degenerativas (artrose e condromalacia patelar são as mais conhecidas). A injeção do ácido nas articulações têm efeitos que reduzem a inflamação das células e estimula a produção de ácido hialurônico pelo próprio corpo, o que ajuda em uma recuperação mais rápida e também no alivio dos sintomas de dores.

A quantidade de aplicações deve ser avaliada pelo médico ortopedista, mas costuma variar entre 5 e 6 sessões. Apesar de ser um procedimento indicado para muitos casos de artrose, ele não é indicado para todos os casos de artrose.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ácido da beleza: para que serve o ácido hialurônico?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.