Partilhar

Água de linhaça para fortalecer o cabelo

Por Sara Viega. Atualizado: 23 fevereiro 2018

Seu cabelo está muito danificado e já não sabe o que fazer para o hidratar e lidar com ele? Se você está agoniada com esta situação, não se preocupe! No seguinte artigo do umComo vamos lhe dar uma possível solução que ajudará você a regenerar o seu cabelo de uma forma completamente natural. Trata-se de usar a água de linhaça como tônico capilar, um líquido que se prepara facilmente com sementes de linhaça e que, entre outras coisas, é ideal para disciplinar o cabelo rebelde, combater a secura e favorecer o seu crescimento. Quer experimentar? Então, continue lendo e descubra as incríveis propriedades da água de linhaça para fortalecer o cabelo, assim como de que forma a pode usar.

Também lhe pode interessar: Como usar o óleo de linhaça no cabelo

Benefícios da linhaça para o cabelo

A linhaça ou as sementes de linho são extraídas de uma planta com este mesmo nome (linho) e atualmente se converteram em um complemento natural muito apreciado para favorecer a saúde do cabelo, pois permite regenerar e renovar o mesmo de uma forma incrível em muito pouco tempo. De seguida, revelamos quais são todos os benefícios da linhaça para o cabelo que você precisa conhecer.

Regenera e rejuvenesce o cabelo

As sementes de linho contêm bastante vitamina E, que é um grande antioxidante com capacidade para enfrentar todos esses danos capilares causados pelos agentes externos e ambientais no cabelo. Ajuda a que o cabelo maltratado se recupere e regenere de dentro para fora. Mas, além disso, previne o envelhecimento prematuro do cabelo e para o aparecimento de mudanças significativas no mesmo, como a perda de água, de densidade e de força. Em suma, a linhaça, por ser rica em vitamina E, pode ser uma boa aliada para voltar a exibir um cabelo saudável e cheio de vida.

Favorece o crescimento do cabelo

A linhaça é uma das fontes vegetais mais ricas em ácidos graxos Ômega-3 que existem e, concretamente, contém ácido docosa-hexaenóico e ácido eicosapentaenóico, que favorecem bastante o crescimento saudável do cabelo. Os tratamentos capilares à base de sementes de linho são valorizados pela sua ação fortificante, pois reforçam os folículos pilosos, trazendo os nutrientes necessários para que o cabelo possa crescer corretamente sem quebrar tanto.

Cabelo mais hidratado, forte e brilhante

Além de tudo isso, a linhaça também possui boas doses de vitamina B, que é indispensável para ter um cabelo saudável, forte e perfeitamente hidratado. Outra das grandes propriedades das sementes de linhaça para o cabelo é que dá um brilho muito bonito e ajuda a combater o frizz que pode dificultar tanto na hora de pentear.

Água de linhaça para fortalecer o cabelo - Benefícios da linhaça para o cabelo

Como preparar a água de linhaça

Se quiser renovar seu cabelo com a ajuda da linhaça, então recomendamos que a use como tônico capilar e que, para isso, prepare água de linhaça, assim obterá um líquido fácil de aplicar com o qual poderá se beneficiar de todas as suas propriedades. Anote a seguinte receita para saber como preparar água de linhaça para o cabelo.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de sementes de linho ou linhaça; você pode encontrá-las em lojas de produtos naturais.
  • 4 xícaras de água
  • suco de 1/2 limão recém-espremido

Preparação: em uma panela verta as 4 xícaras de água e coloque para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, adicione as sementes de linho e deixe ferver por uns 5 minutos. Após este tempo, apague o fogo e deixe a mistura em repouso por mais uns 5 minutos. Depois, espere esfriar, coe a preparação para ficar apenas com o líquido e elimine as sementes. Depois, corte 1 limão pela metade, espremendo o suco de uma das duas metades e junte com a água de linhaça.

Como aplicar a água de linhaça no cabelo

Depois de pronta, é hora de aplicar a água de linhaça para fortalecer o cabelo e iniciar esse processo de regeneração capilar que tanto precisa. Para aproveitar ao máximo todas as propriedades deste tratamento, é importante que o realize seguindo os passos que mostramos a seguir:

  1. Lave seu cabelo com seu xampu habitual e, depois disso, não se esqueça de aplicar um condicionador nutritivo, pois este produto é essencial para dar uma hidratação extra ao cabelo.
  2. Após enxaguar o condicionador, deverá verter a água de linhaça sobre seu cabelo, fazendo isso desde a raiz até as pontas. Massageie a zona do couro cabeludo por alguns segundos para que o produto penetre bem.
  3. Espere uns 5 minutos e, após este tempo, já poderá enxaguar seu cabelo de novo. Quando seu cabelo secar, notará como ficou mais solto e mais bonito.

Seu cabelo é encaracolado? Então, saiba que a água de linhaça pode servir também para disciplinar os cachos com o cabelo seco. Quando tiver algum cacho difícil de domar, pode aplicar sobre ele um pouco de água de linhaça para reduzir o frizz e dar a forma desejada.

Para conservar a água de linhaça em perfeitas condições e poder usá-la mais de uma vez, terá que guardar na geladeira em um frasco fechado, apesar de não durar mais de duas semanas. O melhor é que, ao preparar, o faça em pequenas quantidades para manter intactas as suas propriedades.

Água de linhaça para fortalecer o cabelo - Como aplicar a água de linhaça no cabelo

Outros truques de beleza com linhaça

A linhaça, além de ser útil para fortalecer o cabelo, também é um produto natural de beleza que pode utilizar para outros fins. Servirá como esfoliante para ter uma pele mais limpa e suave, como tratamento para combater a flacidez de diferentes partes do corpo e como tratamento antienvelhecimento, entre outros.

Dica: Acesse também e esclareça a dúvida - Gel de linhaça alisa o cabelo?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Água de linhaça para fortalecer o cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Água de linhaça para fortalecer o cabelo

1 de 3

Voltar ao topo da página