Partilhar

Alimentos para evitar as rugas

Por Redação umCOMO. Atualizado: 28 janeiro 2020
Alimentos para evitar as rugas

Quando aparecem os primeiros sinais de rugas, especialmente no rosto, é comum que venham à cabeça diferentes perguntas que antes nunca tinham surgido. As rugas são os sinais através dos quais a pele mostra o passar do tempo. Embora seja verdade que não podemos evitar por completo o aparecimento de rugas, existe uma série de fatores que dependem de nós e que influenciam no envelhecimento. Se você é daquelas pessoas que gostam de se prevenir, e quer tomar medidas para atrasar o aparecimento destes sinais, em umComo.com.br informamos você a respeito dos alimentos para evitar as rugas.

Também lhe pode interessar: Como evitar as rugas do busto

Por que as rugas aparecem

Apesar de todos envelhecermos e não haver nada que possa ser feito a este respeito, há uma série de fatores que intervêm na deterioração da pele e que favorecem o seu desgaste. Por um lado, há uma série de causas internas que estão por detrás do envelhecimento da pele, e que escapam do nosso controle. Todos temos uma idade biológica que determina as mudanças que ocorrem na pele, perdendo elasticidade e luminosidade. Por isso, a genética é um fator importante que não podemos controlar e que determina o aparecimento de rugas. Por exemplo, as pessoas asiáticas tendem a ter rugas em idades mais avançadas.

Por outro lado, também há uma série de causas externas que podemos controlar. Fumar, expor-se ao sol sem proteção, ou uma incorreta nutrição, são alguns dos fatores que deterioram a pele por aumentar os radicais livres no organismo. Por isso, neste artigo vamos nos centrar neste último fator, a nutrição, para encontrar aqueles alimentos que podemos incluir na dieta para prevenir as rugas.

Neste artigo pode saber como retardar o envelhecimento do rosto, no qual lhe damos alguns conselhos que devemos ter em conta para o cuidado da pele.

Peixes

Os peixes azuis ricos em óleos graxos ômega 3 proporcionam à pele elasticidade e luminosidade. Peixes como o arenque, sardinhas, a truta e o salmão, contribuem com uma grande quantidade de proteína que ajuda o corpo a regenerar os tecidos danificados da pele. O salmão, em concreto, tem um pigmento chamado astaxantina, um carotenoide que atua como antioxidante, responsável por combater os radicais livres, além de ter propriedades inflamatórias, o que se traduz em uma maior elasticidade da pele e a redução do aparecimento das linhas finas no rosto.

Alimentos para evitar as rugas - Peixes

Azeite de oliva

As gorduras saudáveis são muito benéficas para o organismo se consumidas com moderação e se nos preocuparmos que sejam de qualidade. O azeite de oliva extra virgem é um dos melhores produtos para seguir uma dieta saudável e equilibrada, sendo a base da cozinha mediterrânea, considerada uma das melhores dietas para gozar de saúde. O azeite de oliva contém ácido oleico e estimula a absorção de ácidos graxos ômega 3 que, como explicamos no ponto anterior, são benéficos para a pele, além de outras vitaminas e nutrientes dos alimentos. O azeite de oliva é um produto que tem sido objeto de pesquisa para estudar tanto seus benefícios para a saúde como para a beleza. Por isso, é um excelente produto que pode adicionar aos alimentos para prevenir as rugas.

Alimentos para evitar as rugas - Azeite de oliva

Agrião

O agrião é uma planta utilizada em tratamentos para condições da pele, tais como acne, erupções cutâneas, e outras infecções da pele. Isto deve-se a ser um alimento com propriedades inflamatórias, antibióticas, além de ser rico em vitamina A e C, os quais atuam como antioxidantes, eliminando os radicais livres. Outras das propriedades que fazem do agrião um alimento para prevenir as rugas são as umectantes e tonificantes, que têm efeitos positivos sobre a pele.

Alimentos para evitar as rugas - Agrião

Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria com uma quantidade de propriedades benéficas para a saúde humana. Entre elas encontramos o seu efeito anti-inflamatório e antioxidante, que contribuem para a eliminação dos radicais livres do organismo. A cúrcuma utilizou-se como produto de beleza durante séculos, já que contém propriedades antissépticas que dão mais brilho à pele, limpa os poros, tira as espinhas, facilita o desaparecimento das cicatrizes causadas pela acne, etc. A cúrcuma é um alimento para as rugas que pode ser aplicado sobre o rosto realizando uma mistura da planta junto com um pouco de leite e suco de tomate, para preparar um cataplasma. No entanto, também pode ser utilizada para temperar os alimentos e obter suas diferentes propriedades que ajudarão a prevenir as rugas.

Alimentos para evitar as rugas - Cúrcuma

Mirtilo

Os mirtilos são frutos ricos em fitoquímicos, tais como as antocianinas, as quais atuam como antioxidantes, obtendo de novo a capacidade de combater os radicais livres que favorecem o envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas. Os mirtilos são alimentos para as rugas que atuam evitando o envelhecimento precoce e fortalecendo as células. Por outro lado, os mirtilos têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam a combater as rugas, além da flacidez da pele.

Alimentos para evitar as rugas - Mirtilo

Frutas para prevenir as rugas

O melão é rico em vitamina A e C, betacaroteno e outras substâncias que melhoram os danos produzidos na pele por agentes externos, como o sol. O melão é um alimento para prevenir as rugas que além disso hidrata e cuida da pele. Além disso, o coco também é um bom aliado para prevenir as rugas, já que fortalece os tecidos da pele, melhorando sua suavidade, flexibilidade e fazendo com que seja mais firme. A água de coco estimula a proliferação de antioxidantes que previnem o envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas. Por último, o abacate é outra das frutas com um grande nível de antioxidantes que ajudam a prevenir as rugas, além de ter propriedades regenerativas ao conter ácido oleico, também presente no azeite de oliva.

Alimentos para evitar as rugas - Frutas para prevenir as rugas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para evitar as rugas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Alimentos para evitar as rugas

Alimentos para evitar as rugas
1 de 7
Alimentos para evitar as rugas

Voltar ao topo da página