Alimentos para firmar a pele

Alimentos para firmar a pele

Conseguir uma pele bonita e tonificada não depende apenas da nossa genética ou dos cremes que usamos externamente, também está diretamente relacionado com os nossos hábitos, em especial com a alimentação. O que comemos contribui diretamente com a nutrição da nossa pele, contribuindo com as vitaminas necessárias para que se mantenha saudável e também firme.

Certos ingredientes contribuem com colágeno e elastina, nutrientes que fazem com que nossa pele tenha um bom tônus. Claro que isto deve ser combinado com um estilo de vida saudável e com exercício se quisermos um efeito real e duradouro. Quer saber mais? Em umComo.com.br explicamos para você quais são os alimentos para firmar sua pele para os incluir na sua alimentação.

Muita vitamina C

A vitamina C não é só uma excelente fonte de antioxidantes, que nos ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce da pele, como também é um nutriente essencial para a síntese de colágeno no nosso corpo. O colágeno é o componente mais abundante na nossa pele, responsável por a mesma estar firme e contar com elasticidade, daí a importância de manter os seus níveis adequados.

Existem muitas formas de adicionar a vitamina C à sua rotina diária, por isso recomendamos que:

  • Tome água morna com o suco de um limão pela manhã, pois isso ativará seu organismo e contribuirá com uma dose de vitaminas para começar o dia.
  • Consuma frutas cítricas como o kiwi, os morangos, as frutas vermelhas no geral, a laranja ou as tangerinas.
  • Ingira sucos naturais destas frutas.
  • Coma vegetais ricos neste nutriente como o pimentão vermelho, os brócolis, o espinafre ou o pepino.

Consuma pelo menos 2 porções de frutas cítricas por dia e a sua pele notará os efeitos.

Proteínas, imprescindíveis para músculos saudáveis

Não podemos conseguir uma pele firme e saudável se não contarmos com músculos igualmente firmes, por isso as proteínas são tão importantes para nos ajudar a manter a nossa massa muscular e garantir um tônus adequado. Neste grupo encontramos muitos alimentos, alguns deles com nutrientes específicos que favorecem a absorção de proteínas, a suavidade e a firmeza da pele, por exemplo:

  • O zinco: este mineral ajuda a sintetizar as proteínas adequadamente, podemos encontrá-lo em produtos como as ostras, os berbigões, as carnes vermelhas e o fígado.
  • Os ácidos graxos ômega 3: presentes especialmente nos peixes azuis como o salmão, o atum, as sardinhas, as trutas ou o bacalhau, ajudam a manter a suavidade e a luminosidade na sua pele.
  • Vitamina A: contribui no processo de crescimento e reparação das células e ajuda-nos a conseguir uma pele mais bonita. Podemos encontrá-la em proteínas como o frango e o peru.

Silício, um mineral essencial

Este mineral ajuda a garantir o fortalecimento dos tecidos e também contribui no processo de formação do colágeno, e já sabemos que se houver uma boa quantidade de colágeno a pele estará bem mais firme.

Para garantir a sua presença é importante adicionar à sua dieta alimentos como a aveia, painço, batatas, o farelo de trigo, a beterraba, a alfafa ou o alho-poró.

Frutos secos e óleo vegetais não podem faltar

Entre a lista de alimentos para firmar a pele não podemos deixar de lado aqueles que, pelo seu conteúdo natural de gorduras boas, oferecem à nossa pele vitaminas e nutrientes necessários para garantir a sua beleza e firmeza.

Este é o caso de frutos secos como as nozes, as amêndoas, as avelãs, o amendoim ou os pistaches que contam com vitamina E, favorecendo a firmeza e nutrição da pele. Para obter os seus benefícios, os frutos secos devem ser sempre consumidos ao forno e sem sal ou açúcar acrescentado, deste modo evitamos as gorduras extras.

Por sua vez, óleos vegetais como o de milho, soja ou girassol, além de contribuírem com vitamina E, oferecem também coenzima Q10, que favorece o crescimento celular e sua proteção, contribuindo também para a firmeza da derme. É importante consumir estes óleos com moderação e evitar usá-los para fritar, pois o calor acaba com suas propriedades benéficas.

Mais vitamina E

Por que a vitamina E é tão importante para a nossa pele? Basicamente porque este nutriente é um excelente antioxidante que protege a nossa pele dos efeitos dos radicais livres, garantindo uma maior juventude. Mas também ajuda a proteger o colágeno da pele, garantindo assim uma maior firmeza.

Além dos frutos secos e óleos vegetais que mencionamos no passo anterior, outros dos alimentos que firmam a pele e contribuem com vitamina E são os vegetais de folhas verdes como os brócolis, o espinafre, a acelga ou os aspargos, a gema do ovo, o fígado e algumas frutas como o kiwi, a manga, a uva ou o abacate.

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