Alimentos para hidratar a pele

Alimentos para hidratar a pele

Exibir uma pele hidratada e bonita não é fruto apenas do uso de cremes ou cosméticos para este fim, já que se não seguirmos uma boa alimentação que inclua ingredientes com vitaminas e minerais essenciais para manter a derme em boas condições, esta pode ficar ressecada e opaca. Para evitar que isso aconteça, é fundamental reparar no que come cada dia e optar por consumir de forma habitual alimentos que hidratam a pele de maneira completamente saudável e que, além do mais, são muito nutritivos e benéficos para seu organismo. Continue lendo este artigo do umComo e comece a cuidar de sua pele desde o interior.

Passos a seguir:
1

Manter um nível adequado de umidade interna é essencial para manter a pele hidratada também de forma externa, e por isso uma das melhores opções é acrescentar à sua dieta alimentos que contenham uma alta porcentagem de água. Sem dúvida, um dos alimentos mais ricos em água é o pepino, com 97% de água além de ter vitaminas A, C e E que são excelentes para hidratar a derme desde o interior e dar à ela muitíssima mais vitalidade e flexibilidade. No seguinte artigo pode ver muitos mais benefícios do pepino para a pele, acrescente-o à dieta e consuma preferivelmente cru ou como ingrediente principal de vitaminas ou sucos naturais.

E se, além do mais, quiser aproveitar suas propriedades de forma externa, não perca as máscaras para o rosto feitas com pepino que propomos neste artigo.

2

O abacaxi é uma fruta tropical com um sabor delicioso e muito refrescante; se a consumir de forma habitual, encontrará uma boa aliada para exibir uma pele bem mais hidratada e jovem. Contém antioxidantes, vitamina C e uma enzima chamada bromalina, excelente para eliminar células mortas e deixar os poros completamente limpos. Também é depurativa e ajuda a eliminar os líquidos que se acumulam e a prevenir a retenção dos mesmos.

3

Outra entre as melhores frutas para a pele é o mamão, que além de ser muito benéfico para o organismo é apreciado por suas propriedades cosméticas. Destaca-se por ser rico em enzimas, betacaroteno, vitamina C e muitos aminoácidos que favorecem a regeneração celular, previnem o envelhecimento prematuro e hidratam a pele deixando-a bem mais radiante. Principalmente, foi destacado que atua como um perfeito tratamento natural para a acne, pois limpa, diminui a inflamação e favorece a cura dos tecidos. Quer saber como usar para combater este problema cutâneo? Pois só tem que consultar nosso artigo Como fazer uma máscara de mamão para a acne.

4

As frutas cítricas, como a laranja, o limão, a tangerina ou toranja, são uns dos alimentos mais hidratantes que existem, e ainda por cima são grandes fontes de antioxidantes e vitamina C, ótimos para combater a ação dos radicais livres, responsáveis pela oxidação celular e pelo envelhecimento da pele. Favorecem também o aumento dos níveis de colágeno, resultando em uma derme bem mais hidratada, elástica e firme. Você pode beber um suco destas frutas no café da manhã para aproveitar ao máximo suas propriedades e preparar alguma máscara caseira.

5

Se os vegetais de folha verde estiverem em faltam em sua dieta, saiba que são alimentos que ajudam a exibir uma pele radiante, revigorada e bonita, portanto não estaria mal fazer um esforço e consumir os que mais gostar. Espinafre, brócolis, repolho, alface, etc., têm uma grande quantidade de fibra, antioxidantes, vitaminas A e C e muitos minerais essenciais; todos eles consertarão sua pele, deixando-a hidratada e livre de impurezas. Consuma em saladas ou em sucos e começará a notar a diferença.

6

Todos os alimentos ricos em ômega 3 são ideais para proteger a saúde da pele, mantê-la em boas condições perante a ação agressiva dos agentes externos, hidratar profundamente e controlar o excesso de gordura. E todos esses benefícios podem ser encontrados no salmão, um peixe azul rico em ômega 3 que servirá de ajuda em sua luta contra o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Convidamos você a consultar o artigo Como cozinhar salmão fresco para ver diferentes formas de degustar este saboroso peixe.

7

Além do consumo destes alimentos para hidratar a pele, não esqueça da importância de beber água abundante durante o dia (entre 1,5 e 2 litros) para eliminar toxinas e impedir que a derme vá perdendo firmeza e flexibilidade. Se gostar de chás, saiba que existem ervas com propriedades antienvelhecimento e hidratantes muito boas também, portanto pode consumir uma xícara de algum destes chá cada dia; descubra quais são as ervas mais efetivas no artigo Os melhores chás para a pele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para hidratar a pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.